Revistas Unipam


Apresentação

O UNIPAM - Centro Universitário de Patos de Minas - é uma Instituição de Ensino Superior, mantida pela FEPAM - Fundação Educacional de Patos de Minas - que é uma instituição com personalidade jurídica própria, sem fins lucrativos, criada pela Lei Estadual n° 4.776, de 27 de maio de 1968, e instituída pelo Decreto Estadual n°11.348, de 30 de setembro de 1968, denominada Mantenedora.

Uma instituição flexível, que permite racionalizar, em cada momento, a estrutura organizativa mais adequada, com vista à harmonia entre os diversos órgãos acadêmicos e que trabalha para consolidar a sua cidade como o mais importante pólo universitário do Alto Paranaíba.

Uma Instituição de perfil empreendedor, preocupada com a qualidade do ensino e da vida em comunidade, tendo o futuro como um de seus grandes focos de ação.

Valores

O Centro Universitário de Patos de Minas tem sua filosofia institucional alicerçada:

  • na igualdade entre os homens, independentemente de nacionalidade, sexo, raça ou credo;
  • no respeito aos direitos humanos e, entre eles, o direito à educação, à instrução e à formação profissional;
  • nos princípios de liberdade e de solidariedade humana;
  • na educação integral da pessoa humana;
  • nos valores da democracia;
  • no amparo social aos mais carentes;
  • na proteção do meio ambiente.

Centro Universitário tem por finalidade:

  1. promover a formação e a qualificação dos recursos humanos que integram a comunidade acadêmica;
  2. oferecer educação superior de qualidade;
  3. incentivar a realização de pesquisa;
  4. estender à comunidade os conhecimentos produzidos, buscando a solução de problemas e visando à integração do Centro Universitário com a comunidade onde está inserido;
  5. promover sistemática de avaliação diagnóstica de suas atividades, como processo permanente;
  6. promover o espírito comunitário da fraternidade e da igualdade entre os cidadãos, para que seus egressos tenham condições de desenvolver, conscientemente, seus projetos de vida.

Missão

Transformar pessoas e sociedade por meio da excelência na educação, criando oportunidades e desenvolvendo talentos.

Visão

Ser reconhecido como referência de Centro Universitário em Minas Gerais.

Revistas

  • Crátilo

    A Crátilo é uma revista de Estudos Linguísticos e Literários, com periodicidade semestral, destinada à publicação de artigos, ensaios, resenhas, entrevistas e relatos de experiência de alunos dos cursos de Letras ou áreas afins, que estejam em nível de graduação, especialização, ou que sejam recém-graduados.

  • Revista do CENAR

    A Revista do CENAR é uma publicação semestral resultante dos trabalhos apresentados no Congresso Mineiro de Engenharias e Arquitetura, promovido pelos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Química e Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). O congresso, criado em 2014, vem mantendo seu objetivo de promover a interação entre a comunidade científica e os estudantes, e ao mesmo tempo, uma troca de informações e ideias, contando com apresentações de minicursos, palestras em sessões plenárias e apresentação de artigos em sessões orais e pôsteres. Nesse sentido, a  Revista do CENAR, fundada em 2018, tem por finalidade publicar semestralmente artigos das áreas contempladas pelo congresso, por meio de uma avaliação de seu comitê editorial, considerando os seguintes temas específicos: I Arquitetura e Urbanismo; II Engenharia Ambiental e Sanitária; III Engenharia Civil; IV Engenharia Elétrica; V Engenharia Química; VI Engenharia Mecânica e VII Engenharia de Produção.

  • Revista do CMEB

    A Revista do CMEB é um periódico anual resultante dos trabalhos apresentados no Congresso Mineiro de Formação de Professores para a Educação Básica, promovido pelos cursos de História, Letras, Pedagogia e Ciências Biológicas do Centro Universitário de Patos de Minas. O CMEB vem sendo realizado anualmente pelos referidos cursos desde 2004, como forma de incentivar a prática pedagógica e a pesquisa científica entre os profissionais das licenciaturas. A comissão organizadora do Congresso vem sugerindo, desde então, que a prática e a pesquisa resultam na expansão do conhecimento e na reflexão amadurecida sobre os processos pedagógicos inerentes à sala de aula. Nesse sentido, a Revista do CMEB, fundada em 2018, tem por finalidade publicar anualmente artigos das áreas contempladas pelo congresso, por meio de uma avaliação de seu comitê editorial, considerando os seguintes temas específicos: I Ciências Biológicas; II História; III Letras e  IV Pedagogia.

  • Revista do COMCISA

    A Revista do COMCISA é um periódico semestral resultante dos trabalhos apresentados no Congresso Mineiro de Ciências da Saúde, promovido pelos cursos de Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia do Centro Universitário de Patos de Minas. O COMCISA vem sendo realizado anualmente pelos referidos cursos desde 2005, e é destinado a alunos e professores de instituições públicas e privadas de ensino superior relacionadas às ciências da saúde.  A comissão organizadora do Congresso vem estimulando, desde então, a expansão do conhecimento científico e a reflexão amadurecida sobre questões relacionadas à prática e à pesquisa nas áreas que compõem a saúde. Nesse sentido, a Revista do COMCISA, fundada em 2018, tem por finalidade publicar semestralmente artigos das áreas contempladas pelo congresso, por meio de uma avaliação de seu comitê editorial, considerando os seguintes temas específicos: I. Enfermagem; II. Educação Física; III. Farmácia; IV. Fisioterapia; V. Nutrição; VI. Odontologia e VII. Psicologia.

  • Revista do COMEIA

    A Revista do COMEIA é um periódico semestral resultante dos trabalhos apresentados no Congresso Mineiro de Inovações Agropecuárias, promovido pelos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia do Centro Universitário de Patos de Minas. O COMEIA vem sendo realizado anualmente pelos referidos cursos desde 2008, como forma de incentivar a pesquisa científica e o aprimoramento das técnicas empregadas na agropecuária. Dessa forma a Revista do COMEIA, fundada em 2018, tem por finalidade publicar semestralmente artigos das áreas contempladas pelo congresso, por meio de uma avaliação de seu comitê editorial, considerando os seguintes temas específicos: I. Agronegócio; II. Ciência do solo; III. Clínica e cirurgia de pequenos e grandes animais; IV. Engenharia rural; V. Genética, Reprodução e Melhoramento Animal; VI. Nutrição Animal; VII. Produção vegetal; VIII. Saúde e bem estar animal; IX. Tecnologia e inspeção de produtos de origem animal e X. Tecnologia pós-colheita

  • Revista do COMINE

    A Revista do Comine surgiu em 2016 a partir de uma iniciativa da comissão organizadora do Congresso Mineiro de Empreendedorismo do UNIPAM, bem como dos coordenadores dos cursos envolvidos, com o intuito de dar maior visibilidade aos resultados das pesquisas apresentadas no congresso, que vinha sendo realizado pela instituição desde 2004. Assim sendo, a partir de 2016, a revista vem selecionando os melhores trabalhos apresentados no congresso, no sentido de publicá-los em versão on-line e disponibilizá-los a um público mais amplo. A Revista do Comine, portanto, não publica outros artigos que não sejam decorrentes de trabalhos apresentados no congresso. As edições são anuais, e seu escopo é publicar textos nas seguintes áreas temáticas: I  Administração e Gestão Empresarial;  II  Agronegócio;  III Ciências Contábeis; IV Comunicação Social e V Sistemas de Informação. 

  • Revista Animal Em Foco

    Apresentação


    A Revista Animal Em Foco é uma publicação semestral do UNIPAM e visa publicar artigos originais de contribuição científica, revisões bibliográficas e notas científicas nas áreas de animais de produção, silvestres e animais de companhia.


    A Revista Animal Em Foco foi criada em outubro de 2017, objetivando publicar trabalhos que tragam crescimento científico para as áreas citadas nas seguintes seções:



    1. Agronegócio;

    2. Animais Silvestres;

    3. Aquicultura

    4. Biometeorologia e Bem-Estar Animal;

    5. Clínica e Cirurgia de Grandes Animais;

    6. Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais;

    7. Forragicultura;

    8. Genética;

    9. Melhoramento Animal;

    10. Morfofisiologia;

    11. Não-Ruminantes;

    12. Patologia Animal;

    13. Reprodução;

    14. Ruminantes;

    15. Sistemas de Produção Animal;

    16. Inspeção de Produtos de Origem Animal (IPOA) e Saúde Pública.


     


    Informações


1 a 7 de 7 itens