https://revistas.unipam.edu.br/index.php/cratilo/issue/feed Crátilo 2025-06-26T14:46:51-03:00 Geovane Fernandes Caixeta [email protected] Open Journal Systems <p style="text-align: justify;">A Crátilo é uma revista de Estudos Linguísticos e Literários, com periodicidade semestral, destinada à publicação de&nbsp;artigos, ensaios, resenhas, entrevistas e relatos de experiência de alunos dos cursos de Letras ou áreas afins, que estejam em nível de graduação, especialização, ou que sejam recém-graduados.</p> https://revistas.unipam.edu.br/index.php/cratilo/article/view/5472 Contos de fadas, mais vivos do que nunca 2025-01-04T17:02:49-03:00 Anselmo Peres Alós [email protected] <p>Resenha do livro <em>Conto de Fadas</em>, de Nelly Novaes Coelho</p> 2025-06-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Crátilo https://revistas.unipam.edu.br/index.php/cratilo/article/view/5480 Silenciamentos, rupturas e marés de mudança em “A mãe de todas as perguntas”, de Rebecca Solnit 2025-02-07T21:30:30-03:00 Maria Beatriz Ferreira Santos [email protected] <p>Rebecca Solnit é escritora e ativista, autora de obras que abordam variados temas, dentre os quais se destacam a política, meio ambiente, artes, entre outros. Sua escrita se apoia em seu papel como historiadora, o qual a possibilita localizar sua fala em tempos e espaços específicos para a construção de suas obras. <em>A mãe de todas as perguntas</em>, livro lançado inicialmente em 2017, configura-se em um dos seus escritos mais emblemático e encontra-se pautado pela historiografia do movimento feminista e suas repercuções no decorrer dos séculos e em diferentes localidades. Ao longo de 12 ensaios, Solnit discorre tanto acerca do feminismo contemporâneo quanto dos movimentos e lutas que o precederam. A obra é dividida em duas partes, compostas por ilustrações espaçadas, sendo a inicial, antes do sumário, a representação em preto e branco de um penteado feito por fios lisos, seguido por um ensaio introdutório anterior à primeira parte do grupo de escritos.</p> 2025-06-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Crátilo https://revistas.unipam.edu.br/index.php/cratilo/article/view/5573 “Ainda sonho com sua América” 2025-04-27T21:01:18-03:00 Bianca Patrícia de Medeiros Nascimento [email protected] <p>Resenha do livro <em>Correspondência seguido de "Virginia Woolf em seu diário"</em> </p> 2025-06-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Crátilo https://revistas.unipam.edu.br/index.php/cratilo/article/view/5562 “Política sexual”, de Kate Millett 2025-04-01T16:40:45-03:00 Tiago Collect [email protected] <p>Publicado em 1970, Política Sexual de Kate Millett é uma obra seminal da teoria feminista que examina as estruturas patriarcais como sistemas de poder que perpetuam a dominação masculina sobre as mulheres. Nesse sentido, a resenha foca em oferecer uma leitura crítica do livro considerado fundador do feminismo radical, que influenciou a segunda onda feminista ao expor a política intrínseca as relações íntimas e ao cultural. Apesar dos anos de publicação e certas limitações pelo seu contexto de produção, a crítica a cumplicidade entre arte e patriarcado permanece relevante para discussões contemporâneas sobre representação e poder.</p> 2025-06-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Crátilo https://revistas.unipam.edu.br/index.php/cratilo/article/view/5596 A escuta que salva 2025-05-18T17:19:29-03:00 Lara Passini Vaz-Tostes [email protected] <p>Este artigo analisa o episódio de Marie em <em>O idiota</em>, de Fiódor Dostoiévski, como expressão concentrada da ética que orienta o príncipe Míchkin. Ao escolher não castigar, não corrigir nem doutrinar as crianças que agridem Marie, mas simplesmente estar com ela, Míchkin revela uma forma radical de virtude: a compaixão como escuta encarnada. O gesto, silencioso e afetivo, desarma a violência não por confrontação, mas por contaminação afetiva. Propõe-se que esse episódio se articula com uma concepção de beleza não estética, mas ética, e se aproxima da postura de Aliócha Karamázov junto às crianças em <em>Os irmãos Karamázov</em>, configurando o gesto de escuta como forma de redenção silenciosa do mundo.</p> 2025-06-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Crátilo https://revistas.unipam.edu.br/index.php/cratilo/article/view/5612 A experiência heterotópica e as práticas da liberdade em Michel Foucault 2025-05-30T23:29:14-03:00 Ângela Cristina Salgueiro Marques [email protected] Elisa Beatriz Ramírez Hernandez [email protected] Laura Adler Lara de Oliveira [email protected] <p>O presente artigo tem como objetivo discutir uma possível aproximação entre os conceitos foucaultianos de <em>experiência</em> e <em>heterotopia</em>. Com base nas reflexões de Michel Foucault produzidas entre os anos de 1976 e 1984, argumenta-se que o autor concebe o espaço social como um conjunto de relações heterogêneas, cujas configurações são constantemente moldadas pelas experiências, ao mesmo tempo em que as transformam. Defende-se que a experiência heterotópica emerge de um jogo de forças que reconfigura desejos e modos de vida, não sendo resultado do compartilhamento de atributos fixos ou essenciais. Tais experiências se caracterizam por seu potencial libertador, ao desafiar princípios utilitaristas, moralidades normativas e dicotomias rígidas. Nesse contexto, enfatiza-se a relevância das alianças contingentes, das gambiarras e das margens de manobra como formas de ampliar experimentações que tensionam, reconfiguram e fabulam a realidade</p> 2025-06-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Crátilo https://revistas.unipam.edu.br/index.php/cratilo/article/view/5606 A intersecção entre filosofia e literatura 2025-05-29T14:58:50-03:00 Victoria Pessoa Morais [email protected] Hellen Aparecida Ferreira [email protected] <p>A literatura, como forma de representação humana, reflete conceitos filosóficos profundos. Através dela, é possível indagar sobre o humano a partir de uma perspectiva analítico-filosófica na tentativa de adentrar aos significados das palavras que compõem um discurso literário. Nesse sentido, o presente estudo se propõe a analisar a narrativa do livro <em>Crime e Castigo</em>, do autor russo Fiódor Dostoiévski, à luz da óptica existencialista, com destaque nos conceitos de liberdade, culpa, angústia, desespero e possibilidade, temáticas centrais dessa vertente filosófica. Assim, evidencia-se que esses dispositivos existenciais oferecem uma vasta base teórica para a análise literária da narrativa retratada</p> 2025-06-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Crátilo https://revistas.unipam.edu.br/index.php/cratilo/article/view/5570 “O Futuro da Natureza Humana” e o uso das aspas 2025-04-22T17:00:22-03:00 Lucas Gabriel Martins de Lima [email protected] <p>O presente estudo tem como objetivo compreender o sentido e os efeitos do uso das aspas na obra <em>O Futuro da Natureza Humana</em>, de Jürgen Habermas. Para tanto, adota-se como metodologia a análise do discurso de orientação dialógica, considerando também contribuições da análise crítica do discurso, com ênfase no contexto histórico-político em que a obra foi produzida. A pesquisa, estruturada no formato de artigo científico, está organizada em três seções: contextualização e problematização; fundamentos teórico-metodológicos da análise do discurso; e exame do uso das aspas como marca linguística recorrente na obra. Ao longo da análise, destaca-se o entrecruzamento entre sujeitos e discursos, o que sustenta a hipótese inicial do estudo: a obra é enriquecida pelo diálogo com autores que a fundamentam conceitualmente. Conclui-se que o uso das aspas possibilita a Habermas orientar o leitor a dialogar com os sujeitos “programador” e “programado”, centrais no debate sobre eugenia liberal, além de promover interlocuções com os discursos filosóficos de Immanuel Kant e Søren Kierkegaard.</p> 2025-06-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Crátilo https://revistas.unipam.edu.br/index.php/cratilo/article/view/5609 A poesia e a crítica de Mario Benedetti 2025-05-30T12:53:17-03:00 Pedro Lucas Soarde de Luna [email protected] Ana Érica Reis da Silva Kühn [email protected] <p>A presente pesquisa visa analisar dois segmentos significativos da escrita do uruguaio Mario Benedetti, sua poesia e crítica. Cremos que há um espelhamento entre essas produções; perscrutar esse aspecto é fundamental para a compreensão do caminho escolhido por Benedetti para forjar a sua obra. Entre os pontos de confluência, os aspectos temáticos se destacam, especialmente os de cunho sociopolítico, como as ditaduras e os conflitos sociais da América Latina. A partir desses assuntos, Benedetti buscou manter proximidade com o seu leitor, além de estabelecer uma relação com escritores que admirava intelectualmente. Quando se trata do diálogo com os pares, interessou-se pelos que discorreram sobre questões políticas, especialmente dos países latino-americanos que passaram por ditaduras. Entre os predecessores eleitos, se destacam: Vallejo, Neruda, Darío e Retamar. Benedetti utilizou a sua escrita como instrumento de denúncia social, fato que o fez ficar conhecido como “poeta do compromisso”. Nossa análise pretende afirmar essa imagem por meio da investigação dos pontos elencados, poemas, ensaios e pares. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho crítico e analítico. Para tanto, elegemos como <em>corpus </em>as seguintes obras do autor: <em>Letras del Continente Mestizo</em>, publicada em 1967, e <em>Antologia Poética</em>, de 1994.</p> 2025-06-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Crátilo https://revistas.unipam.edu.br/index.php/cratilo/article/view/5574 Homoafetividade e homofobia no conto “Aqueles dois”, de Caio Fernando Abreu 2025-04-28T15:37:14-03:00 José Ignacio Ribeiro Marinho [email protected] <p>A literatura brasileira, ao longo do tempo, acompanhou também o preconceito da sociedade no que tange às pessoas e às relações homoafetivas, representando-as, em seus primeiros textos que as abordavam, de forma preconceituosa e até mesmo patológica. Todavia, na segunda metade do século XX, em plena ditadura militar, emerge no campo literário Caio Fernando Abreu, que não tinha receio de apresentar em sua ficção a homoafetividade (pessoas e relações) e a homofobia da sociedade, sendo o seu maior sucesso de público o livro de contos <em>Morangos Mofados</em> (1982). Entre os contos que compõem a obra com a temática homoafetiva está <em>Aqueles dois</em>, que traz dois amigos, Raul e Saul, vivenciando uma relação de amizade, que aos olhos dos outros é vista como um envolvimento amoroso, o que culmina em uma situação de homofobia, fazendo-os perderem os seus empregos, que ambos lutaram para conquistar ao serem aprovados em um concurso.</p> 2025-06-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Crátilo https://revistas.unipam.edu.br/index.php/cratilo/article/view/5568 Projeto “time capsule” 2025-04-18T20:15:48-03:00 Cora Romanazzi Tôrres [email protected] Denise Silva Paes Landim [email protected] <p>Este estudo discute uma proposta educacional que desafia a fragmentação do ensino, especialmente no ensino de inglês, idioma essencial na sociedade globalizada. Propõe-se uma abordagem interdisciplinar (Hu, 2020; Gomes; Carvalho, 2021; Gasperi; Welp, 2018; Thiesen, 2008; Silva <em>et al</em>., 2018) que integra o ensino do inglês a outras áreas do conhecimento, destacando a relação entre Inglês e Projeto de Vida. A pesquisa, de caráter exploratório e qualitativo, iniciou-se com um estudo teórico sobre interdisciplinaridade no contexto brasileiro, analisando os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998-2000) e a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017). Defendeu-se que a integração de temáticas de interesse comum entre disciplinas transcende a mera aprendizagem gramatical e promove o empoderamento dos alunos como agentes sociais críticos e engajados. O ponto central foi a implementação do projeto “Time Capsule” em uma escola pública de Ensino Médio em São João del Rei (MG). Fundamentado na Pedagogia de Projetos (Jordão, 2014; Lam, 2011) e apoiado pelos letramentos críticos (Duboc, 2014), o projeto contou com 10 aulas interativas que promoveram uma aprendizagem dialógica e colaborativa. A integração de temas transversais permitiu contextualizar o ensino do inglês, conectando-o às experiências pessoais e sociais dos alunos, incentivando reflexões sobre seus objetivos e aspirações futuras. Os resultados evidenciaram que a articulação entre Língua Inglesa e Projeto de Vida gerou maior engajamento dos alunos e desenvolveu habilidades críticas, interculturais e criativas. Assim, o projeto “Time Capsule” demonstrou seu potencial para transformar o ensino tradicional, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e reflexivos e oferecendo subsídios relevantes para aprimorar as práticas pedagógicas no contexto educacional.</p> 2025-06-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Crátilo https://revistas.unipam.edu.br/index.php/cratilo/article/view/5611 Década Internacional das Línguas Indígenas e o Plano de Ação Global: 2025-05-30T22:17:38-03:00 Ana Cecilya Porto Vieira [email protected] Raissa Nascimento dos Santos [email protected] <p>Este artigo analisa a Década Internacional das Línguas Indígenas (2022-2032), com foco no Plano de Ação Global (PAG) elaborado pela UNESCO, a fim de compreender seus impactos no contexto brasileiro. A partir da Ecologia das Línguas – uma abordagem linguístico-ambiental –, busca-se refletir sobre como essa perspectiva pode contribuir para a formulação de estratégias eficazes voltadas à proteção, promoção e revitalização de línguas indígenas brasileiras, muitas das quais se encontram em situação de ameaça ou minorização, principalmente se pensarmos nas línguas de sinais. Por meio de uma análise documental do PAG e da articulação com referenciais da ecolinguística, observa-se que as ações propostas vão além da preservação linguística, envolvendo também dimensões socioculturais, territoriais e políticas. No caso brasileiro, onde há uma expressiva diversidade linguística indígena, o estudo evidencia tanto avanços quanto desafios na implementação dessas diretrizes, especialmente no que diz respeito ao fortalecimento das comunidades e ao reconhecimento da centralidade das línguas indígenas na manutenção da diversidade sociolinguística e ecológica. Conclui-se que a Ecologia das Línguas se mostra uma ferramenta teórico-analítica relevante para compreender os impactos das políticas linguísticas da UNESCO, bem como para pensar caminhos de resistência e valorização dos saberes ancestrais no Brasil.</p> 2025-06-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Crátilo https://revistas.unipam.edu.br/index.php/cratilo/article/view/5604 Refugiados no intervalo entre a ficção e o cinema direto no filme “Era o Hotel Cambridge” (2016) 2025-05-28T21:54:18-03:00 Felipe Borges Silva [email protected] <p>A Ocupação Cambridge é protagonista do filme de 2016, <em>Era o Hotel Cambridge</em>, dirigido por Eliane Caffé. Nele, sob o comando da Frente de Luta por Moradia (FLM), habitam brasileiros e refugiados de diversas localidades: Palestina, República Democrática do Congo e América Latina. Esse artigo, a partir da linguagem híbrida documental e ficcional do filme, explora como essa conjugação de linguagens pode colaborar com a construção de um olhar mais humanizante e hospitaleiro para os refugiados. Baseando-se na ideia de montagem, o texto pretende realizar um choque entre esses dois modos de aparição (ficção e cinema direto) nas imagens, além de entender como funciona essa recepção no momento da experiência do longa-metragem.</p> 2025-06-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Crátilo