https://revistas.unipam.edu.br/index.php/forumgerencial/issue/feedRevista do Fórum Gerencial2021-10-20T00:00:00-03:00Adriene Sttéfane Silva[email protected]Open Journal Systems<p style="text-align: justify;">A Revista do Fórum Gerencial publica trabalhos apresentados no Fórum Gerencial, promovido pelos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão do Agronegócio, Gestão de Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Pública, Sistemas de Informações e Comunicação Social do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Para a Comissão Organizadora do Fórum Gerencial, as práticas e as pesquisas realizadas ao longo dos cursos de graduação devem ser compartilhadas, visando à expansão do conhecimento. Nesse sentido, a Revista do Fórum Gerencial têm por finalidade publicar anualmente esses trabalhos promovendo uma socialização do conhecimento nas áreas de abrangência dos cursos envolvidos.</p>https://revistas.unipam.edu.br/index.php/forumgerencial/article/view/2347A contabilidade e seu uso no planejamento das finanças pessoais2020-11-10T20:55:51-03:00Amália Ferreira de Souza[email protected]Jarim Marciano Ferreira[email protected]<p>O presente estudo teve como objetivo analisar se existe o uso da contabilidade nas finanças pessoais. Foi realizado um estudo de caso com os alunos do UNIPAM- Centro Universitário de Patos de Minas, dos cursos de Direito e Enfermagem, escolhidos aleatoriamente. A pesquisa foi aplicada através de um questionário enviado aos alunos por e-mail, com 44 respostas para análise. Ao analisar as respostas, foi possível perceber que 28% dos entrevistados afirmaram fazer o registro e comparação de todas as suas receitas e despesas mensais e anuais, 41% fazem algum um tipo de fluxo de caixa mensal, registrando todas as suas receitas e despesas mensais. 68% afirmaram não conhecer nenhum método contábil. 52% fazem economias ou investimentos com o dinheiro que sobra ao pagar as contas mensais e 81% assinalaram não possuir experiência ou cursos na área de gestão, contabilidade, economia e afins. Foi possível perceber a relevância do uso da contabilidade nas finanças pessoais, pois, apesar da falta de conhecimento teórico dos entrevistados, fica evidente a tentativa de se fazer esse tipo de planejamento por pelo menos metade deles<sup>*</sup>.</p> <p> </p> <p><sup>*</sup> Trabalho apresentado na área temática III Ciências Contábeis do Fórum Gerencial, realizado de 17 a 19 de novembro de 2020.</p>2021-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista do Fórum Gerencialhttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/forumgerencial/article/view/2426A escolha contábil na elaboração do Relato Integrado2020-11-05T16:52:50-03:00Priscilla Soares Ribeiro[email protected]Wesley Daniel Barbosa Gonçalves[email protected]<p>O presente artigo teve como objetivo geral, identificar as características das empresas listadas na B3, que escolhem adotar ou não o Relato Integrado. O delineamento do trabalho deu-se por meio de um estudo descritivo e bibliográfico, com abordagem de cunho qualitativo. A população desta pesquisa corresponde às 261 organizações que divulgaram e não divulgaram o relatório integrado no período de 2019. Dessa maneira, foi possível identificar quais as características podem interferir significativamente na escolha da adoção do Relato Integrado<sup>*</sup>.</p> <p> </p> <p><sup>*</sup> Trabalho apresentado na área temática 3 - Ciências Contábeis. Categoria: Comunicação Oral do Fórum Gerencial, realizado de 17 a 19 de novembro de 2020</p>2021-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista do Fórum Gerencialhttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/forumgerencial/article/view/2411A importância da contabilidade gerencial no planejamento estratégico da gestão hospitalar2020-11-05T14:55:53-03:00Tayná Alves Amaral[email protected]João Wander Silva[email protected]<p>O presente trabalho tem como principal causa, mostrar a importância da contabilidade gerencial no planejamento estratégico da gestão hospitalar. Tem como objetivo, comprovar que a contabilidade gerencial é necessária e fundamental dentro do planejamento estratégico da organização. Para que fosse possível, foi necessário o recolhimento de relatórios gerenciais de um hospital situado na cidade de Patos de Minas, com o intuito de analisar os já utilizados na empresa e, por fim, poder dar sugestões que possam acrescentar na administração do hospital. Mediante o estudo, foi possível notar que o hospital conta com uma ótima estrutura e com uma direção impecável, com um plano de ação estratégico em aplicação estando em constante busca de melhores resultados e em ser referência na cidade e em todo o triângulo mineiro<sup>*</sup>.</p> <p> </p> <p><sup>*</sup> Trabalho apresentado na área temática 1 - Novas tecnologias e ferramentas para gestão empreendedora do Fórum Gerencial, realizado de 17 a 19 de novembro de 2020.</p>2021-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista do Fórum Gerencialhttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/forumgerencial/article/view/2388A importância do controle de jornada dos motoristas e o nível de conhecimento sobre a Lei 13.103/2015 em uma empresa de laticínios de Patos de Minas2020-11-05T14:20:03-03:00Felipe Augusto Duarte Rodrigues[email protected]Wânia Alves Ferreira Fontes[email protected]<p>Os motoristas se tornaram uma classe cada vez mais requisitada no país, devido ao aumento do transporte de cargas. Foi necessário a criação de uma Lei que regulamenta a carga horária da profissão, a Lei 13.103/2015. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica, com quanti-qualitativa. Os dados foram obtidos nos meses de setembro e outubro de 2020. Após a entrevista percebe-se a importância do controle de jornada para os trabalhadores desse setor<sup>*</sup>.</p> <p> </p> <p><sup>*</sup> Trabalho apresentado na área temática 1 - Novas tecnologias e ferramentas para gestão empreendedora do Fórum Gerencial, realizado de 17 a 19 de novembro de 2020.</p>2021-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista do Fórum Gerencialhttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/forumgerencial/article/view/2395A importância do estudo da carga tributária do ICMS por gestores de empresas que promovem aquisições de mercadorias interestaduais2020-11-05T14:23:40-03:00Bruno Barbosa Silva[email protected]Gustavo de Magalhães Vieira[email protected]<p>O presente estudo foi elaborado com a intenção de enfatizar a importância do planejamento da carga tributária do ICMS. Com objetivo de mensurar os impactos financeiros de uma empresa enquadrada no Simples Nacional, com atividades de comércio de tintas e materiais para pintura, o estudo se deu como do tipo descritivo e de abordagem quantitativa. Na pesquisa ficou demonstrada a importância do planejamento da carga tributária do ICMS nas empresas, quando da execução de compra de produtos em transações internas e interestaduais. Percebeu-se no estudo que a decisão por adquirir produtos com vistas apenas no valor dos mesmos – desprezados os tributos da operação – poderá ocasionar perdas financeiras para a empresa.</p>2021-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista do Fórum Gerencialhttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/forumgerencial/article/view/2440A importância do fluxo de caixa na área hospitalar2020-11-13T16:56:30-03:00Fernanda Aparecida Moreira[email protected]Marcilio Geraldo Mendes[email protected]<p>O estudo tem como objetivo mostrar a importância do fluxo de caixa na área hospitalar, a fim de demonstrar a relevância que o controle do fluxo de caixa tem sobre as decisões a serem tomadas pelo gestor e também a facilidade para análises, relatando todas as movimentações feitas pela empresa, de onde originou o montante e para quais fins foi destinado. Através de um estudo de caso, que passou inicialmente por uma revisão bibliográfica, onde foram descritos os conceitos do fluxo de caixa, e posteriormente para obtenção dos dados foram utilizadas uma pesquisa descritiva e uma abordagem quantitativa. Com os resultados, observa-se que as receitas tiveram uma queda de 20 milhões para 6 milhões, devido a pandemia, e que o particular do hospital gera 80% das suas receitas. Foram apontadas decisões que podem ser tomadas diante do fluxo de caixa e foi constatado ainda que a empresa possui apenas o controle do fluxo de caixa realizado, deixando como sugestão a criação da projeção para melhor atender a empresa<sup>*</sup>.</p> <p> </p> <p><sup>*</sup> Trabalho apresentado na área temática 1 - Novas tecnologias e ferramentas para gestão empreendedora do Fórum Gerencial, realizado de 17 a 19 de novembro de 2020.</p>2021-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista do Fórum Gerencialhttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/forumgerencial/article/view/2520A mulher contabilista no mercado de trabalho em Patos de Minas/MG2020-11-18T16:31:33-03:00Monike Lima Silva[email protected]Adriana de Lanna Malta Tredezini[email protected]<p>O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a percepção de mulheres contabilistas quanto ao nível de inserção no mercado de trabalho de Patos de Minas. Diante disso, foi preciso delinear os seguintes objetivos específicos: descrever a luta histórica das mulheres para ingressarem no mercado de trabalho; abordar a representatividade das mulheres no setor contábil nacional; analisar a percepção das mulheres de Patos de Minas que atuam no setor contábil quanto a abrangência da profissão e as dificuldades com relação ao gênero. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de cunho quali-quantitativo. Quanto ao procedimento utilizaram-se os métodos documental, bibliográfico e pesquisa de campo, através da aplicação de um questionário semiestruturado. Para análise do questionário, utilizou-se o método <em>survey</em>. Concluiu-se que as mulheres contabilistas de Patos de Minas conseguiram integrar-se ao mercado contábil, apesar de dificuldades encontradas, como dupla jornada de trabalho, falta de oportunidade e de reconhecimento profissional. Mesmo assim, é possível reconhecer um avanço das mulheres em um ambiente que outrora era preponderantemente masculino<sup>*</sup>.</p> <p> </p> <p><sup>*</sup> Trabalho apresentado na área temática 1 - Novas tecnologias e ferramentas para gestão empreendedora do Fórum Gerencial, realizado de 17 a 19 de novembro de 2020.</p>2021-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista do Fórum Gerencialhttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/forumgerencial/article/view/2441Análise bibliométrica de artigos de contabilidade gerencial2020-11-05T17:36:36-03:00Nathalia Alves Correa da Silva[email protected]Sandro Ângelo de Andrade[email protected]<p>O presente trabalho tem como objetivo analisar as características bibliométricas de artigos sobre Contabilidade Gerencial, nos últimos 10 (dez) anos, publicados nos periódicos nacionais de contabilidade, classificados como Qualis B1 e B2, pela CAPES. Além de uma pesquisa bibliométrica, constitui num estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa. Verificou-se que a maioria dos artigos foi escrita por três ou mais autores, com predominância do sexo masculino, com temas que compreenderam o uso instrumentos de contabilidade gerencial pelas organizações, a visão de profissionais contábeis sobre a importância do uso da contabilidade gerencial no processo de gestão e tomada de decisão e discussões sobre o ensino da Contabilidade Gerencial, atendendo a duas orientações para aplicabilidade da Contabilidade Gerencial: 1) Gestão Empresarial e 2) Comunidade Acadêmica<sup>*</sup>.</p> <p> </p> <p><sup>*</sup> Trabalho apresentado na área temática Educação e pesquisa em contabilidade do Fórum Gerencial 2020, realizado de 17 a 19 de novembro de 2020.</p>2021-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista do Fórum Gerencialhttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/forumgerencial/article/view/2469Análise da execução do orçamento em uma unidade de produção de suínos2020-11-05T22:18:39-03:00Bárbara Daniela Mota Barbosa[email protected]Sandro Ângelo de Andrade[email protected]<p>O presente artigo analisou a realização do orçamento na atividade da suinocultura no ano de 2019, analisando as variações entre orçado e realizado. O trabalho aborda os princípios teóricos de estudo de caso de caráter exploratório quantitativo, através de coleta e análise de dados do ano de 2019. Por meio do orçamento foi possível identificar a variação dos custos, despesas e receitas da empresa no decorrer do período analisado. Através dos resultados do período foi possível constatar que a margem de contribuição da atividade foi de 27,55% em relação a receita e a margem líquida foi de 22,99%. Foi possível concluir que o orçamento como ferramenta de gestão possibilitou a previsão do crescimento de forma planejada e o seu controle efetivo contribuiu para que a empresa atingisse suas metas previstas utilizando os recursos disponibilizados<sup>*</sup>.</p> <p> </p> <p><sup>*</sup> Trabalho apresentado na área temática III - Ciências Contábeis Educação e pesquisa em contabilidade do Fórum Gerencial 2020, realizado de 17 a 19 de novembro de 2020.</p>2021-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista do Fórum Gerencialhttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/forumgerencial/article/view/2503Análise da legislação do Simples Nacional e sua aplicação em microempresas do município de Varjão de Minas/MG2020-11-05T22:48:25-03:00Marcela Eduarda Rodrigues de Oliveira[email protected]Jarim Marciano Ferreira[email protected]<p>O trabalho realizou uma pesquisa sobre a legislação e aplicação do Simples Nacional em empresas do município de Varjão de Minas. Avaliou os principais benefícios e dificuldades, junto aos empresários, referente à tributação. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica, descritiva, exploratória e coleta de dados via questionário estruturado. Os principais resultados apontaram que apenas 33,3% dos empresários diz ter conhecimento sobre a legislação que rege o Simples Nacional, sendo que 66,7% confirmaram ter baixo conhecimento, 50% dos entrevistados concordam que o Simples beneficiou na redução de impostos, mas todos afirmaram a necessidade de maior redução da carga tributária. Ainda foi possível perceber a carência sobre o nível de gestão e controles da classe micro empresarial. Foi possível concluir que o simples nacional simplificou a tributação, mas ainda necessita de ajustes para atender os anseios dos micros empresários. O estudo serviu para mostrar os aspectos da contabilidade tributária e suas contribuições no planejamento e processo de gestão dos tributos aos microempresários.</p>2021-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista do Fórum Gerencialhttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/forumgerencial/article/view/2355Análise das demonstrações contábeis da empresa Vale S.A.2020-11-13T12:09:25-03:00Gabriela Pereira Silva[email protected]<p>O presente estudo buscou analisar os indicadores econômicos e financeiros quanto ao desempenho das demonstrações contábeis elaboradas pela mineradora Vale S.A. Para balizar este estudo foram analisados os períodos de 2015 a 2019, este intervalo de tempo superior a cinco anos é utilizado devido a precisão de análise de indicadores. Neste sentido, para embasamento do referencial teórico e apresentação do assunto, foram feitas pesquisas bibliográficas, juntamente com estudo de caso, por intermédio de uma pesquisa documental para levantamento de dados. Neste contexto, optou-se por ferramentas de análise, utilizando os indicadores de liquidez, rentabilidade e endividamento. Os resultados obtidos, após analisados, ficaram evidentes que por meio da análise de indicadores, as demonstrações da empresa sofreram impactos negativos, após o acidente, que consequentemente resultou em um prejuízo no ano de 2019.</p>2021-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista do Fórum Gerencialhttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/forumgerencial/article/view/2451Análise de endividamento e consumismo em relação ao uso do cartão de crédito2020-11-05T18:05:59-03:00Mariana Magalhães Vinhal[email protected]Jarim Marciano Ferreira[email protected]<p>Este estudo analisou o endividamento e o consumismo sob a ótica do uso de cartões de crédito. O objetivo foi identificar o nível de conhecimento dos alunos relacionados com os controles financeiros e o comportamento sobre o uso do cartão de crédito e a propensão ao endividamento. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, descritiva e exploratória, com abordagem quanti-qualitativa e coleta de dados por meio de questionário estruturado aplicado aos alunos do curso de Ciências Contábeis do UNIPAM dos períodos 2º, 4º, 6º e 8º. Os principais resultados apontaram que dos 154 estudantes que responderam a pesquisa, mais de 50% possuem dívidas atualmente e se consideram propensos ao endividamento e ao consumismo, além de concordarem que os cartões de crédito servem como facilitador de gastos. Foi possível concluir, que o estudo contribuiu com conhecimentos para mensuração do endividamento e aprendizado sobre educação financeira, controles e contabilidade financeira e gerencial<sup>*</sup>.</p> <p> </p> <p><sup>*</sup> Trabalho apresentado na área temática III - Educação e pesquisa em Contabilidade do UNIPAM, em 19 de novembro de 2020.</p>2021-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista do Fórum Gerencialhttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/forumgerencial/article/view/2439Análise de viabilidade econômica das culturas de feijão e soja irrigados no município de Vazante2020-11-05T17:30:32-03:00Amanda Rosa de Lima[email protected]Jarim Marciano Ferreira[email protected]<p>O trabalho analisou a viabilidade econômica nas culturas irrigadas de feijão e soja no município de Vazante - MG, utilizando-se da contabilidade de custos e da contabilidade gerencial aplicadas no agronegócio. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, descritiva, exploratória, tipo estudo de caso, com abordagem quantitativa e coleta de dados documental. O estudo analisou as safras 2019/2019 da cultura de feijão e 2019/2020 da cultura de soja. Os principais resultados apresentaram margem de lucratividade da safra de feijão de 37,5% e da safra de soja de 17,01%; retorno sobre investimento (<em>ROI</em>) de 105,93% para o feijão e 19,25% para a soja; e, <em>payback </em>de 11 meses, que corresponde aproximadamente a uma safra, para a cultura de feijão e, 5 anos e 2 meses, que corresponde aproximadamente a 5 safras, para a cultura de soja. Foi possível concluir que as culturas são viáveis do ponto de vista econômico se comparadas com outros investimentos. O estudo serviu para mostrar a relevância da contabilidade gerencial aplicada no agronegócio, fornecendo informações relevantes ao empresário para a tomada de decisões<sup>*</sup>.</p> <p> </p> <p><sup>*</sup> Trabalho apresentado na área temática III – Ciências Contábeis: Contabilidade Gerencial e de Custos da I Revista Fórum Gerencial do UNIPAM, realizado de 17 a 19 de novembro de 2020.</p>2021-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista do Fórum Gerencialhttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/forumgerencial/article/view/2514Análise de viabilidade econômica na pecuária de leite2020-11-13T12:06:18-03:00Janaina Fernandes Fonseca[email protected]Jarim Marciano Ferreira[email protected]<p>Este trabalho fez um estudo sobre a pecuária de leite no município de Presidente Olegário - MG. O objetivo geral foi identificar os custos de produção e análise de viabilidade econômica utilizando-se da contabilidade gerencial aplicada no agronegócio. As metodologias adotadas foram pesquisa bibliográfica e webliográfica de caráter descritivo, com abordagem quantitativa e coleta de dados documentais. Os principais resultados apontaram lucro líquido de R$106.387,00, que equivale a margem líquida de 14,8%. Considerando que o capital investido foi de R$1.485.943,90, a taxa de retorno anual do investimento foi de 7,16%, o que proporcionou o pagamento do investimento em 14 anos. Foi possível concluir que se comparado à rentabilidade com outros investimentos, como por exemplo a poupança, a atividade é viável economicamente. O estudo serviu para mostrar a relevância da contabilidade gerencial no processo de gestão da empresa rural<sup>*</sup>.</p> <p> </p> <p><sup>*</sup> Trabalho apresentado na área temática III - Contabilidade Gerencial e de Custos do Fórum Gerencial do UNIPAM, realizado em 19 de novembro de 2020.</p>2021-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista do Fórum Gerencialhttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/forumgerencial/article/view/2453Análise do custo x benefício da implantação da oficina interna de caminhões em uma indústria2020-11-05T21:42:26-03:00Gustavo José Ferreira[email protected]Gustavo de Magalhães Vieira[email protected]<p>Todo e qualquer investimento necessita de um acompanhamento específico antes, durante e após a implantação, visando um bom retorno para a organização. Com isso, este presente estudo teve como objetivo a análise do custo x benefício da implantação de uma oficina interna em uma indústria de laticínios do Alto Paranaíba, a qual possui frota própria para a coleta da matéria prima e distribuição dos produtos industrializados. A pesquisa se deu através do método descritivo quantitativo, baseado no estudo de caso, a qual foi analisado o valor da construção, implantação e manutenção da oficina interna, incluindo gastos com salários e despesas rotineiras, foi feita também a identificação dos valores pagos com a manutenção feita externamente antes e depois do funcionamento da oficina interna e o cálculo do quilômetro rodado. Após a análise de todos os dados mencionados, será possível tirar uma conclusão fidedigna, podendo assim auxiliar os gestores em uma futura tomada de decisões<sup>*</sup>.</p> <p> </p> <p><sup>*</sup> Trabalho apresentado na área temática III – Educação e pesquisa em Contabilidade do UNIPAM, em 19 de novembro de 2020.</p>2021-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista do Fórum Gerencialhttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/forumgerencial/article/view/2343Análise do grau de satisfação dos clientes em uma cooperativa de crédito2020-11-13T10:52:31-03:00Rafaela Vieira de Faria[email protected]Marcílio Geraldo Mendes[email protected]<p>Com a modernização do mercado, as empresas se vêem na obrigação de dar atenção redobrada aos clientes, que estão cada vez mais exigentes, pois, a cada dia aparecem novas tecnologias e novos tipos de produtos e serviços. Em função disso, conhecer estratégias que garantem a manutenção e a lealdade dos clientes se tornam cada vez mais necessárias. Este trabalho aborda a estratégia de retenção de clientes por meio de uma pesquisa, com o intuito de descobrir a percepção dos clientes de uma cooperativa bancária na região do Alto Paranaíba. Assim, o presente trabalho visou encontrar três tipos de clientes, com apenas uma pergunta; os promotores, aqueles que são fiéis à empresa e fazem questão de indicá-la aos amigos; o passivo, aqueles clientes satisfeitos, mas pouco entusiasmados, que podem ser facilmente seduzidos pelo concorrente e os detratores que são os clientes infelizes que se encontram presos a uma relação ruim. Com esse propósito, o resultado de 268 pessoas que responderam a esta pesquisa, foi de 79% de clientes considerados promotores, 14% de clientes considerados passivos, e 7% de detratores, chegando assim, ao escore de 100%<sup>*</sup>.</p> <p> </p> <p><sup>*</sup> Trabalho apresentado na área temática 1 - Novas tecnologias e ferramentas para gestão empreendedora do Fórum Gerencial, realizado de 17 a 19 de novembro de 2020.</p>2021-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista do Fórum Gerencialhttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/forumgerencial/article/view/2351Análise do nível de conhecimento dos discentes do curso de Ciências Contábeis sobre os direitos trabalhistas2020-11-10T20:27:19-03:00Maria Inês Carneiro Machado[email protected]Jarim Marciano Ferreira[email protected]<p>Esta pesquisa apresentou um estudo comparativo a respeito da percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis sobre a legislação trabalhista antes e depois de cursado a disciplina Direito do Trabalho e Seguridade Social. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, sendo uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e coleta de dados por meio da aplicação de questionário estruturado aos estudantes do 2º e 4º período do curso de Ciências Contábeis do Unipam. Os principais resultados apontaram alto nível de conhecimentos percebidos pelos alunos do 4º período, quando comparados ao nível de conhecimento dos estudantes do 2º período. Dos alunos do 4º período, 76,59% acertaram mais de 50% das questões objetivas do questionário, enquanto apenas 30% dos alunos do 2º período acertaram mais da metade das perguntas. O estudo apresentou, também, informações para o aprimoramento de estudos sobre áreas que podem ser mais trabalhadas pela disciplina. Foi possível concluir que a disciplina Direito do Trabalho e Seguridade Social contribui de forma relevante para o aprendizado, competências e habilidades dos alunos, confirmando a sua importância na grade curricular do Curso de Ciências Contábeis<sup>*</sup>.</p> <p> </p> <p><sup>*</sup> Trabalho apresentado na área temática III - Educação e pesquisa em Contabilidade da I Revista Fórum Gerencial do UNIPAM, em 19/11/2020.</p>2021-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista do Fórum Gerencialhttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/forumgerencial/article/view/2378Análise e comparação da situação econômica e financeira da empresa UNIMED Patos de Minas em relação à UNIMED Uberaba e à UNIMED Vale do Aço no triênio 2017-20192020-11-03T20:13:05-03:00Isabelle Lais Caixeta Matos[email protected]Pablo Fonseca da Cunha[email protected]<p>O presente estudo teve como foco a análise econômico-financeira da empresa UNIMED Patos de Minas, bem como de outras duas empresas da região atuantes no mesmo ramo. O objetivo geral da pesquisa consistiu em realizar um diagnóstico econômico financeiro da empresa, a fim de conhecer a evolução da situação econômico-financeira no triênio 2017-2019 e comparar com os resultados obtidos das cooperativas UNIMED Uberaba e UNIMED Vale do Aço. Para que fosse possível realizar as análises, foram realizados os cálculos dos indicadores de liquidez, rentabilidade, estrutura de capital, atividade e das análises vertical e horizontal das três empresas unidades da UNIMED em estudo. Por meio dos resultados obtidos foi possível observar que o índice de liquidez demonstrou que as empresas UNIMED Patos e UNIMED Uberaba possuíam boa capacidade de arcar com suas obrigações. Os índices de rentabilidade constataram que a empresa Vale do Aço dispôs de prejuízo contábil nos anos de 2018 e 2019. Os indicadores de estrutura de capital expressaram que todas as empresas possuem mais capital de terceiros do que capital próprio. Por fim, os indicadores de atividade demonstraram que a empresa UNIMED Patos apresentava uma estrutura financeira de excelente liquidez em todo triênio estudado<sup>*</sup>.</p> <p> </p> <p><sup>*</sup> Trabalho apresentado na área temática 1 - Administração e Gestão Empresarial - Gestão Administrativa e temas correlatos do Fórum Gerencial, realizado de 17 a 19 de novembro de 2020.</p>2021-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista do Fórum Gerencialhttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/forumgerencial/article/view/2464Análise econômico-financeira de bancos comerciais privados e fintechs nacionais2020-11-05T22:11:02-03:00Natan Benfica Barbosa[email protected]Moisés Ávila da Silva[email protected]<p>Este estudo teve como objetivo verificar se as <em>fintechs</em> nacionais conseguem competir, do ponto de vista econômico-financeiro, com os maiores bancos privados atuantes no Brasil. Os bancos Bradesco, Inter, Itaú e Original foram as entidades selecionadas para a análise. A pesquisa é de abordagem quantitativa e classificada como do tipo descritiva, documental, bibliográfica e <em>webliográfica</em>. A análise foi baseada em índices propostos por Assaf Neto (2015) para as instituições financeiras. Os resultados foram utilizados para formação da matriz CAMELS para comparação dentro das seis dimensões de análise propostas pela matriz. Como resultado, foi possível concluir que apesar da diferença material do patrimônio dessas entidades, as <em>fintechs</em> conseguem competir em vários aspectos isolados com os grandes bancos privados nacionais, porém, ainda há um longo caminho a ser percorrido para que esses bancos possam competir de forma igualitária em todos os aspectos relevantes<sup>*</sup>.</p> <p> </p> <p><sup>*</sup> Trabalho apresentado na área temática III - Ciências Contábeis: educação e pesquisa em Contabilidade, do Fórum Gerencial, realizado de 17 a 19 de novembro de 2020.</p>2021-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista do Fórum Gerencialhttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/forumgerencial/article/view/2452Análise econômico-financeira entre os maiores bancos físicos do Brasil e maiores bancos digitais2020-11-05T21:40:03-03:00Gabriel Pereira Campos Salgado[email protected]Moisés Ávila da Silva[email protected]<p>Os bancos digitais foram criados com o intuito de agilizar, simplificar e deixar menos onerosas as movimentações financeiras para seus clientes. Um assunto muito abordado pelos usuários das informações contábeis é a lucratividade desses bancos, principalmente se compararmos com os bancos já consolidados no mercado. Utilizando as informações da Demonstração do Resultado do Exercício e o Balanço Patrimonial entre os anos de 2017 a 2019, verificou-se qual o crescimento financeiro-econômico e a rentabilidade dos maiores bancos digitais atuantes no Brasil, comparando-os com os maiores bancos físicos. Os bancos foram selecionados a partir do seu ativo total, selecionando os cinco maiores de cada agrupamento. Por meio de uma pesquisa descritiva, foram analisados os indicadores econômico-financeiros das instituições, propostos por Assaf Neto (2015). Após a análise dos resultados, pode-se perceber que os bancos digitais ainda não conseguem fazer frente a seus concorrentes já estabelecidos no mercado, entretanto, é importante observar indicadores, como o custo de captação e o retorno médio das operações de crédito, em que podemos notar tendências que podem ocorrer a partir dos próximos anos<sup>*</sup>.</p> <p> </p> <p><sup>*</sup> Trabalho apresentado na área temática III - Auditoria e Perícia contábil; Contabilidade gerencial e de custos; Educação e pesquisa em Contabilidade; Ética e responsabilidade social e temas correlatos, realizado de 17 a 19 de novembro de 2020.</p>2021-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista do Fórum Gerencialhttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/forumgerencial/article/view/2478Análise fundamentalista do efeito bolha em cotação de empresas de tecnologia2020-11-05T22:26:54-03:00Otávio Oliveira Dias[email protected]Gustavo de Magalhães Vieira[email protected]<p>O mercado acionário sempre passou por diversas fases ao longo da história, transitando entre um alto positivismo de agentes de mercado e em outras horas um alto pessimismo do mercado em relação a ativos vinculados às bolsas de valores. Ao analisar os demonstrativos da empresa Tesla Inc. (TSLA) no ano de 2019 e compará-los com os dos seus concorrentes, torna-se possível comprovar como o mercado age de forma irracional, precificando o valor da empresa acima do que realmente vale de acordo com os indicadores financeiros<sup>*</sup>.</p> <p> </p> <p><sup>*</sup> Trabalho apresentado na área temática 3.</p>2021-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista do Fórum Gerencialhttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/forumgerencial/article/view/2385Análise sobre o impacto da reforma trabalhista nos escritórios de contabilidade2020-11-05T14:13:48-03:00Caio César Caixeta Silva[email protected]Gustavo de Magalhães Vieira[email protected]<p>O presente estudo analisou qual foi o impacto da reforma trabalhista nos escritórios de contabilidade segundo profissionais da área contábil atuantes em uma cidade do interior de Minas Gerais. A pesquisa foi do tipo descritiva e de abordagem qualitativa. Os resultados finais da pesquisa mostram que os contadores entrevistados concordam que a reforma, de fato, deveria ser implementada, visto o avanço tecnológico e mudanças diversas nas relações de trabalho. Apesar dos vários pontos positivos e negativos advindos da implementação da reforma para as classes empresária, contábil, trabalhadora e sindical, percebeu-se após as análises realizadas na pesquisa que os pontos positivos superam os negativos. Sendo assim, tem-se que a implementação da reforma é tida como favorável segundo os pesquisados no estudo<sup>*</sup>.</p> <p> </p> <p><sup>*</sup> Trabalho apresentado na área temática III Ciências Contábeis: Auditoria e Perícia contábil; Contabilidade gerencial e de custos; Educação e pesquisa em Contabilidade; Ética e responsabilidade social e temas correlatos, realizado de 17 a 19 de novembro de 2020.</p>2021-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista do Fórum Gerencialhttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/forumgerencial/article/view/2387As mudanças no cálculo do INSS após a reforma da previdência2020-11-05T14:18:39-03:00Wenderson Fernandes da Costa[email protected]Gustavo de Magalhães Vieira[email protected]<p>Nos últimos tempos aconteceram mudanças e surgiram dúvidas em relação à mudança no cálculo da contribuição do INSS. Diante dessa questão, este estudo tratou de analisar os resultados obtidos a partir dos cálculos da contribuição mensal do INSS e verificar se os trabalhadores de baixa renda foram beneficiados ou não com a mudança – justificativa para aprovação da reforma. A pesquisa foi do tipo descritiva, de abordagem quantitativa. Após os cálculos foi constatado que somente trabalhadores com salários próximos ao teto salarial tiveram suas contribuições aumentadas. O de baixa renda, de fato, teve a contribuição reduzida<sup>*</sup>.</p> <p> </p> <p><sup>*</sup> Trabalho apresentado na área temática III Ciências Contábeis: Auditoria e Perícia contábil; Contabilidade gerencial e de custos; Educação e pesquisa em Contabilidade; Ética e responsabilidade social e temas correlatos, realizado de 17 a 19 de novembro de 2020.</p>2021-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista do Fórum Gerencialhttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/forumgerencial/article/view/2386Auditoria interna2020-11-13T15:09:18-03:00Whênia Kriss Resende de Oliveira[email protected]Valério Nepomuceno[email protected]<p>O presente estudo trata da análise de como implantar a auditoria interna no setor contábil da empresa x, pois é por meio dos relatórios elaborados por ela que os administradores possuem informações de caráter confiável para as tomadas de decisões. As informações utilizadas para a realização deste estudo foram adquiridas por meio de coleta de dados, observação do comportamento das pessoas envolvidas e entrevistas, para fazer a análise dos processos internos do setor da empresa em estudo. Foram realizados os levantamentos de informações dos processos dos setores, quais riscos cada setor corre e elaborado uma sugestão de agenda para que eles melhorem os controles da organização. Chegou-se à conclusão de que a organização está preparada para implantação do setor de auditoria no setor contábil, pois seus controles e capacidade de gerar informações são bastante confiáveis. Por essa razão estabeleceu-se o processo de como implantar instrumentos de auditoria interna<sup>*</sup>.</p> <p> </p> <p><sup>*</sup> Trabalho apresentado na área temática III - Ciências Contábeis da I Revista do Fórum Gerencial, realizado dia 19 de novembro de 2020.</p>2021-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista do Fórum Gerencialhttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/forumgerencial/article/view/2474Contabilidade como ferramenta de gestão e micro e pequenas empresas – caso2020-11-10T21:51:14-03:00Letícia Rosa Alves[email protected]Marcílio Geraldo Mendes[email protected]<p>A presente pesquisa fez um estudo sobre o conhecimento e utilização da contabilidade gerencial por gestores/empreendedores em micro e pequenas empresas de Lagoa Formosa, MG. Após a aplicação da pesquisa e através da análise dos resultados, é possível afirmar que 51,85% das empresas pesquisadas recebem assessoria para ajudar no controle interno. Das 52 empresas que não recebem nenhum tipo de financiamento, 44,23% têm o interesse em receber futuramente. Através das respostas obtidas com a questão aberta feita aos respondentes, é possível notar que a maioria das pessoas veem a contabilidade como uma ferramenta de importância no controle interno, contribuindo na tomada de decisão e sucesso organizacional.</p>2021-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista do Fórum Gerencialhttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/forumgerencial/article/view/2360Contabilização de resultados com operações de derivativos com a commodity café em uma trading2020-11-13T15:13:42-03:00Vagner Geraldo Gonçalves Silva[email protected]Heitor de Cunha Barros[email protected]<p>O presente estudo buscou por meio de um estudo de caso verificar como a contabilização das operações com derivativos para uma <em>trading </em>que atua no ramo de comércio atacadista de café cru beneficiado em grãos está sendo realizada e qual seu impacto perante aos resultados. O comércio dessa <em>commodity, </em>traz grande movimentação à economia brasileira, já que o país é o maior exportador do grão. Por esta razão, as operações com derivativos são de cunho fundamental para que os participantes do mercado consigam se proteger dos riscos visando minimizar a perda e controlar os riscos do mercado. Foi avaliado como foram contabilizados tais resultados, seus impactos e qual o reflexo no caixa da empresa. Foi realizado um estudo de caso, utilizando metodologia quali-quantitativa, através da análise documental para extração de informações. Diante do exposto, foi possível identificar a forma e como a empresa contabiliza as operações com derivativos e seus reflexos perante algumas contas de resultado e sobre se houve impacto no caixa da empresa<sup>*</sup>.</p> <p> </p> <p><sup>*</sup> Trabalho apresentado na área de temática III - Pesquisa em contabilidade do Fórum Gerencial realizado de 17 a 19 de novembro de 2020.</p>2021-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista do Fórum Gerencialhttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/forumgerencial/article/view/2384Controladoria2020-11-05T14:09:14-03:00Monnielly de Fátima Caetano Andrade[email protected]Valério Nepomucenovalé[email protected]<p>O estudo é uma análise sobre a viabilidade do modelo de gestão adotado pela Lojas Americanas S/A. O principal objetivo foi analisar a gestão com base no seu fluxo financeiro. A pesquisa foi realizada por meio de uma pesquisa documental explicativa. Na coleta de dados econômicos e financeiros foi usada uma abordagem quantitativa, e qualitativa para as questões referente ao modelo de gestão. A companhia no período estudado de 2014 a 2019 deixa claro nos relatórios da administração a sua forma sólida com os colaboradores voltado à sustentabilidade, a sua robusta expansão de mercado. O modelo de gestão teve um impacto positivo no caixa, mesmo que grande parte do recurso seja de terceiros<sup>*</sup>.</p> <p> </p> <p><sup>*</sup> Trabalho apresentado na área temática 1 - Novas tecnologias e ferramentas para gestão empreendedora do Fórum Gerencial, realizado de 17 a 19 de novembro de 2020.</p>2021-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista do Fórum Gerencialhttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/forumgerencial/article/view/2409Estresse em contadores2020-11-05T14:52:21-03:00Micaela Luan de Jesus Machado[email protected]Ana Paula Lara Vasconcelos Ramos[email protected]<p>O presente trabalho teve como objetivo geral realizar uma revisão bibliográfica e analisar quais são os reais motivos causadores do estresse ocupacional em contadores. A importância do presente estudo fundamentou-se na verificação de como o contador lida com o estresse em suas atividades profissionais diárias, analisando-se os impactos em sua saúde mental e física, bem como na vida social. Desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica, exploratória, explicativa e qualitativa. A percepção e investigação do estresse ocupacional em profissionais da Contabilidade mostrou-se imprescindível no decorrer da busca por uma melhor qualidade de vida, seja nas atividades laborais, familiares ou sociais. Através desta pesquisa, verificou-se que a adoção de estratégias de prevenção e tratamento, com auxílio médico, grupo de amigos/família, modificações nas empresas, bem como por meio do enfrentamento pela própria pessoa, é muito importante. Os fatores estressores estão inseridos na atividade profissional do contador, especialmente pela alta e intensa demanda de trabalho. Para o combate ao estresse em contadores, as organizações podem realizar uma melhor gestão de pessoas, assim como o profissional pode buscar momentos de descanso e lazer junto à família, cultivando um bom convívio social, além da prática de atividades físicas e exercícios de relaxamento<sup>*</sup>.</p> <p> </p> <p><sup>*</sup> Trabalho realizado como requisito de avaliação total da disciplina de Estágio Supervisionado II e para obtenção do título de Bacharel em Contabilidade pelo Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM.</p>2021-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista do Fórum Gerencialhttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/forumgerencial/article/view/2349Ética no cotidiano do profissional de contabilidade2020-11-13T20:40:48-03:00Paulo Ricardo de Lima Oliveira[email protected]João Wander Silva[email protected]<p>O presente estudo teve como finalidade demonstrar o perfil e como se comportam eticamente os contadores que fazem parte do Sindicato de Contabilistas de Patos de Minas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e webliográfica, e uma pesquisa exploratória com uma abordagem qualitativa com a coleta de dados feitas por meio de um questionário que foi aplicado de forma online via <em>Google.</em> Os resultados principais nos mostraram que os contadores possuem em sua maioria um amplo conhecimento do código de ética da profissão, sua própria definição pessoal do que é a ética e moral, mas que o código de ética o influenciou nessa definição e que ele julga ser importante fazer uma reflexão ética para tomar decisões corretas à vista para não prejudicar ninguém e que essas decisões sejam boas para todos. Observa-se, que ética e moral não são coisas para se deixar de lado, seja profissionalmente ou na vida pessoal. Os contadores nos mostraram isso, cada um à sua particularidade conclui se que todos possuem um compromisso ético e íntegro com sua profissão<sup>*</sup>.</p> <p> </p> <p><sup>*</sup> Trabalho apresentado na área temática 1 - Novas tecnologias e ferramentas para gestão empreendedora do Fórum Gerencial, realizado de 17 a 19 de novembro de 2020.</p>2021-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista do Fórum Gerencialhttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/forumgerencial/article/view/2403ICMS no agronegócio2020-11-05T14:46:00-03:00Jacqueline Fernandes Machado[email protected]Jarim Marciano Ferreira[email protected]<p>O presente estudo teve como objetivo analisar o impacto da aplicação de benefícios fiscais de ICMS em um comércio mineiro de insumos agropecuários. Foram abordados os principais pontos do Regulamento de ICMS vigente no estado, com relação ao agronegócio, apresentando os benefícios concedidos e demonstrando sua aplicação nas apurações da empresa. Através das análises realizadas, foi evidenciado um percentual de redução de 92% no imposto recolhido no período de maio a julho de 2020<sup>*</sup>.</p> <p> </p> <p><sup>*</sup> Trabalho apresentado na área temática III - Educação e Pesquisa em Contabilidade do Fórum Gerencial, realizado de 17 a 19 de novembro de 2020.</p>2021-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista do Fórum Gerencialhttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/forumgerencial/article/view/2330Não aprovação da Medida Provisória n. 905, de 11 de novembro de 20192020-11-13T10:23:56-03:00Daniele Mateus de Andrade[email protected]Wania Alves Ferreira Fontes[email protected]<p>A busca incessante dos jovens pelo seu primeiro emprego e as dificuldades enfrentadas pelos mesmos, fez com que o governo buscasse alternativas para incentivar os empresários a darem a grande chance para que esse objetivo fosse cumprido. Assim, em 11 de novembro de 2019 foi criada a Medida Provisória n. 905, trazendo em seu texto possíveis estímulos para os empregadores, reduzindo taxas e contribuições, acreditando que essa atitude alavancaria o mercado de trabalho para essa faixa etária. Porém, essa MP também ocasionou muitos questionamentos acerca do que era tratado em seus artigos, fazendo com que ocorresse a revogação. A presente pesquisa buscou analisar alguns desses tópicos contidos na medida, concluindo que a atitude tomada pelo comitê votante trouxe avanço para o cenário atual brasileiro. Para a revisão bibliográfica foram abordados diversos autores que escreveram sobre os temas trabalhistas e também a legislação do Brasil, sendo um trabalho webliográfico, quali-quantitativo<sup>*</sup>.</p> <p> </p> <p><sup>*</sup> Trabalho apresentado na área de temática III - Pesquisa em contabilidade do Fórum Gerencial realizado de 17 a 19 de novembro de 2020.</p>2021-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista do Fórum Gerencialhttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/forumgerencial/article/view/2466Nível de expectativa dos alunos do 2º período e satisfação dos alunos do 4º período do curso de Ciências Contábeis UNIPAM com aplicação do método Net Promoter Score2020-11-05T22:14:00-03:00Bruna Monyelle da Silva Martins[email protected]Marcílio Geraldo Mendes[email protected]<p>O presente trabalho teve como objetivo geral identificar e analisar a expectativa dos alunos do Segundo Período em relação ao curso de Ciências Contábeis, da Universidade de Patos de Minas – UNIPAM e assim correlacionar a satisfação ou não dos alunos do Quarto Período deste mesmo curso. Para melhor identificar o tema em questão foi realizada pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, cujo instrumento foi a aplicação de questionário de satisfação, pela equipe de TI do UNIPAM. Os dados da pesquisa de campo foram tabulados pelo sistema método <em>Net Promoter Score</em> - NPS. Os resultados demonstraram que as expectativas dos alunos do Segundo Período e o nível de satisfação em relação ao Curso de Ciências Contábeis são quase equivalentes<sup>*</sup>.</p> <p> </p> <p><sup>*</sup> Trabalho apresentado na área temática 1 - Novas tecnologias e ferramentas para gestão empreendedora do XV Congresso Mineiro de Empreendedorismo.</p>2021-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista do Fórum Gerencialhttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/forumgerencial/article/view/2352O processo para implantação da certificação ISO 9001:2018 em um escritório de contabilidade2020-11-13T15:15:18-03:00Luiz Eduardo Gondim Furtado[email protected]Laércio José Vida[email protected]<p>O presente estudo foi desenvolvido com o intuito de orientar como deve ser feita a implantação da certificação ISO 9001:2018 em um escritório de contabilidade, além de apresentar as vantagens decorrentes da aplicação das padronizações propostas pela norma e a forma que uma organização é vista após a utilização da gestão do sistema de qualidade, utilizando de fundamentações teóricas. Esta pesquisa visa auxiliar os profissionais da área contábil na tomada de decisões quanto à implantação da norma. O artigo foi confeccionado de acordo com a legislação vigente sobre a norma ISO e consequentemente apresentando as vantagens da utilização da mesma dentro da organização. Os dados foram coletados através de uma entrevista elaborada e aplicada com oito contadores da cidade de Patos de Minas, e foram analisados e estruturados de acordo com revisões bibliográficas. A fim de ser um estudo de caso, é possível reconhecer as limitações deste trabalho ao universo pesquisado, portanto é esperado que possa ser utilizado de forma a acrescentar informações sobre o sistema de qualidade e a certificação com os resultados constatados neste trabalho<sup>*</sup>.</p> <p> </p> <p><sup>*</sup> Trabalho apresentado na área temática 3 - Pesquisa em Contabilidade do Fórum Gerencial, realizado de 17 a 19 de novembro de 2020.</p>2021-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista do Fórum Gerencialhttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/forumgerencial/article/view/2326Profissão do contador2020-11-13T15:23:37-03:00Lara Lúcia Caixeta[email protected]<p>Esse estudo tem a finalidade de analisar quais áreas da contabilidade os futuros egressos do curso de Ciências Contábeis pretendem atuar. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Esse trabalho justifica-se por analisar quais áreas os profissionais pretendem atuar. Foi constatado a predominância de alunos do sexo feminino, a maioria dos alunos são empregados assalariados e pretendem seguir a carreira de analista financeiro<sup>*</sup>.</p> <p> </p> <p><sup>*</sup> Trabalho apresentado na área temática 1 - Novas tecnologias e ferramentas para gestão empreendedora do Fórum Gerencial, realizado de 17 a 19 de novembro de 2020.</p>2021-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista do Fórum Gerencialhttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/forumgerencial/article/view/2517Relevância do estudo e domínio em Direito Tributário para discentes do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Patos De Minas - UNIPAM2021-08-10T20:05:27-03:00Kene Regina Faria Silva[email protected]<p>O objetivo deste estudo foi demonstrar a importância atribuída ao estudo e domínio da disciplina de Direito tributário por discentes de graduação em Ciências Contábeis do Centro Universitário de Patos de Minas- UNIPAM. Um questionário relacionado ao tema foi aplicado aos discentes matriculados no 8º período do curso e com o retorno da pesquisa foi possível constatar que a maioria dos discentes atribuíram relevância ao estudo do Direito Tributário para a formação profissional<sup>*</sup>.</p> <p> </p> <p><sup>*</sup> Trabalho apresentado na área temática 1 - Novas tecnologias e ferramentas para gestão empreendedora do Fórum Gerencial, realizado de 17 a 19 de novembro de 2020.</p>2021-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista do Fórum Gerencialhttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/forumgerencial/article/view/2334Simples Nacional2020-11-13T20:55:10-03:00Gabriela Fernandes Castro Ribeiro[email protected]Jarim Marciano Ferreira[email protected]<p>O estudo teve como objetivo principal analisar os principais impactos na carga tributária da empresa Bay Clean, após as alterações no Simples Nacional a partir de 2018. O delineamento do presente artigo deu-se por meio de uma pesquisa descritiva, tendo como meio de investigação o estudo de caso e as pesquisas bibliográficas e de campo. A empresa estudada atua no comércio varejista de produtos saneantes domissanitários, situada na cidade de Patos de Minas-MG, onde foram analisados os cálculos do Simples Nacional durante os anos de 2017 e 2018. Em síntese na análise dos resultados encontrou-se um aumento no valor pago de imposto de 6% após as alterações na fórmula de cálculo do Simples Nacional<sup>*</sup>.</p> <p> </p> <p><sup>*</sup> Trabalho apresentado na área temática 1 - Novas tecnologias e ferramentas para gestão empreendedora do XIV Congresso Mineiro de Empreendedorismo, realizado de 5 a 7 de novembro de 2020.</p>2021-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista do Fórum Gerencialhttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/forumgerencial/article/view/2432Turnover da equipe de enfermagem nos serviços hospitalares2020-11-13T11:43:11-03:00Cecília de Carvalho Costa[email protected]Sandro Ângelo de Andrade[email protected]<p>O presente estudo buscou identificar, como se estabelece o índice de rotatividade de funcionários no setor de enfermagem do Hospital Nossa Senhora de Fátima nos últimos dois anos, buscando observar ainda suas respectivas políticas de recursos humanos. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, descritiva, quantitativa e um estudo de caso. A amostra não foi probabilística intencional. De modo geral, os índices de rotatividade nos anos estudados não oscilam exponencialmente, nota-se certa linearidade nos indicadores dos respectivos meses. Exceto nos meses de julho (2,2) de 2018 e julho (1,4) de 2019, com uma diferença relativamente maior (0,8) se comparada com os demais meses de ambos os anos. Os dados apontam que dos 46 participantes do estudo, a maior parte (72%) se compôs de técnicos de enfermagem. No ano de 2018, 20 profissionais deixaram de trabalhar no HNSF, sendo a maioria (14) composta de técnicos de enfermagem<sup>*</sup>.</p> <p> </p> <p><sup>*</sup> Trabalho apresentado na área temática III - Educação e pesquisa em contabilidade do Fórum Gerencial 2020, realizado de 17 a 19 de novembro de 2020.</p>2021-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista do Fórum Gerencialhttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/forumgerencial/article/view/2380Turnover em distintos setores em uma indústria2020-11-04T16:03:05-03:00Késsia Soares Magalhães[email protected]Gustavo de Magalhães Vieira[email protected]<p>Este estudo teve como objetivo averiguar as principais causas e consequências do <em>turnover</em> em 7 diferentes departamentos de uma indústria localizada no interior do estado de Minas Gerais. Foi do tipo descritiva com abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 7 gestores de diferentes departamentos, os quais foram escolhidos pelo critério de acessibilidade. Após a análise dos resultados constatou-se que as causas geradoras de <em>turnover</em> se alteram de um departamento para outro. Verificou-se ainda que os setores que trabalham durante o turno comercial e que a maioria dos funcionários trabalham na área de formação tem índice baixo de <em>turnover</em>, diferentemente dos setores que exigem, por exemplo, esforço físico, onde o <em>turnover</em> é considerado alto<sup>*</sup>.</p> <p> </p> <p><sup>*</sup> Trabalho apresentado na área temática 3 - Educação e pesquisa em Contabilidade do Fórum Gerencial, realizado de 17 a 19 de novembro de 2020.</p>2021-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista do Fórum Gerencialhttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/forumgerencial/article/view/2336Uma análise da Previdência Social no Brasil2020-11-10T21:46:25-03:00Joice Pereira de Almeida[email protected]Welice Cícera Ribeiro[email protected]<p>O presente trabalho teve como finalidade analisar as arrecadações e dispêndios previdenciários no Brasil nos anos de 2018 e 2019 e evidenciar por meios das informações contábeis e demonstrações a perspectiva financeira e atuarial previdenciária. Os principais resultados apontam um déficit nos dois períodos apresentados. Considerando o sistema de repartição simples utilizado, adicionado o cenário demográfico de maturação da população brasileira, o sistema previdenciário entrará em depauperação, não sendo suficiente apenas a reforma previdenciária<sup>*</sup>.</p> <p> </p> <p><sup>*</sup> Trabalho apresentado na área temática Previdência Social - Novas tecnologias e ferramentas para gestão empreendedora do Fórum Gerencial, realizado de 17 a 19 de novembro de 2020.</p>2021-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista do Fórum Gerencialhttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/forumgerencial/article/view/2483Uma análise da síndrome de burnout nos profissionais de formação contábil2020-11-05T22:34:28-03:00Mariana de Araújo Ferreira[email protected]Adriene Sttéfane Silva[email protected]<p>A presente pesquisa fez um estudo e levantamento sobre as características da Síndrome de Burnout e a forma que ela prejudica a realização do ofício contábil. Durante a busca, foi compreendido também os aspectos comparados à ocorrência do trabalho e ao ambiente em que o profissional está inserido. Assim, este também teve como objetivo analisar as complicações que a referida síndrome pode trazer no exercício da Contabilidade e caracterizar fatores interligados ao labor, determinando alguns passivos como consequência. Utilizou-se da pesquisa exploratória com abordagem quali-quantitativa, do tipo bibliográfica e web-bibliográfica e conteúdo de natureza descritiva. A maior limitação foi a falta de interesse ou tempo por parte dos pesquisados para responder aos questionamentos. Os principais resultados apontaram que os profissionais estão cada vez mais sujeitos à exaustão física e emocional devido ao acúmulo de serviços e obrigações<sup>*</sup>.</p> <p> </p> <p><sup>*</sup> Trabalho apresentado na área temática III - Educação e Pesquisa em Contabilidade do Fórum Gerencial, realizado de 17 a 19 de novembro de 2020.</p>2021-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2021 Revista do Fórum Gerencial