https://revistas.unipam.edu.br/index.php/pergaminho/issue/feedPergaminho2024-04-02T16:24:34-03:00Marcos Antônio Caixeta Rassi[email protected]Open Journal Systems<p style="text-align: justify;">A Pergaminho é uma revista que versa sobre múltiplos temas no campo do conhecimento histórico e pedagógico, das metodologias e práticas educacionais em História e Pedagogia e do debate historiográfico. Sua periodicidade é anual e a revista é aberta a acadêmicos das áreas de História e de Pedagogia ou de áreas afins (Sociologia, Antropologia, Ciências Políticas), de qualquer instituição.</p>https://revistas.unipam.edu.br/index.php/pergaminho/article/view/5274Gênero e diversidade sexual no contexto escolar2024-04-02T14:46:18-03:00Daniela Lopes Silva[email protected]Edite da Glória Amorim Guimarães[email protected]<p>No contexto social contemporâneo, as discussões sobre gênero e sexualidade emergiram como temas de crescente importância e complexidade devido à evolução das percepções culturais, transformações nos papéis de gênero, avanços na compreensão da diversidade sexual e à busca por igualdade e justiça social. Portanto, ao abordar gênero e diversidade sexual, torna-se essencial investigar como a escola tem tratado esses temas no processo de ensino e aprendizagem, e como pode desenvolver o pensamento crítico e o respeito à diversidade e à liberdade individual. Esta pesquisa tem como objetivo discutir o papel da escola nas questões sociais relacionadas ao gênero e à diversidade sexual, bem como seu potencial para promover a reflexão e compreensão do tema, contribuindo para a redução da violência e discriminação. Trata-se de uma revisão bibliográfica exploratória e investigativa sobre Gênero e Diversidade Sexual no âmbito Escolar. Para a seleção da literatura, foram consultados bancos de dados como a <em>Scientific Electronic Library Online</em> (SciELO), a Academia.edu, o Portal da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados revelaram a falta de políticas públicas, a escassez de capacitação dos professores e o apoio institucional inadequado para abordar essas questões, ressaltando a necessidade de estabelecer diretrizes curriculares institucionais específicas. Essas diretrizes devem incentivar a conscientização e a implementação de programas educacionais voltados à diversidade sexual e de gênero, visando criar ambientes escolares seguros e inclusivos para todos.</p>2024-04-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Pergaminhohttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/pergaminho/article/view/5275A variação linguística em livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental2024-04-02T14:50:18-03:00Marcela Cristina Caixeta[email protected]Carolina da Cunha Reedijk[email protected]<p>O livro didático é um grande auxiliador da prática docente e do processo de aprendizagem dos alunos, colaborando na aquisição e na construção dos conhecimentos. Devido a sua importância, é fundamental que os materiais didáticos escolhidos pelas instituições de ensino sejam criteriosamente avaliados, para então serem utilizados. Um dos pontos a ser observado durante essa escolha, está relacionado com a abordagem sociolinguística que eles apresentam. É preciso que as variações linguísticas sejam contempladas e valorizadas nos livros, buscando um cumprimento das recomendações da Base Nacional Comum Curricular para o ensino da Língua Portuguesa. A presença e o estudo desses conteúdos também é uma forma de combate às diversas manifestações de preconceito linguístico que ainda são comumente identificadas. Diante do exposto, essa pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, visa analisar uma coleção específica de livros didáticos utilizados nas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Lagoa Formosa/MG, com o intuito de avaliar se esses materiais são adequados para o uso e se possibilitam aos alunos uma compreensão ampla das variações linguísticas.</p>2024-04-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Pergaminhohttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/pergaminho/article/view/5276Letramento digital2024-04-02T15:19:37-03:00Laura Cristina Soares[email protected]Carolina da Cunha Reedijk[email protected]<p>Na era do conhecimento, crianças e adolescentes estão constantemente expostos a vários recursos difusores de informações, de tecnologia e de comunicação. Nesse sentido, a escola também está inserida nesse cenário. Assim, o presente trabalho teve como objetivo discorrer acerca da importância do letramento digital na contemporaneidade e investigar como esse tipo de letramento tem sido trabalhado no 5º ano do ensino fundamental na rede escolar pública de Patos de Minas (MG). Para o desenvolvimento da presente investigação, levantamos os seguintes questionamentos: “O letramento digital é, de fato, trabalhado por professores na sala de aula?”; Se sim, “de que forma essa ferramenta é utilizada por professores da rede pública?”; “É possível adotar estratégias de letramento digital com discentes do 5º ano?”; “Quais os resultados da aplicação de atividades digitais voltadas ao letramento de crianças nesse ano de escolaridade?” O uso da tecnologia oportuniza um processo de ensino-aprendizagem mais ativo e colaborativo quanto à participação dos alunos, possibilitando, assim, que os discentes aprendam a aprender, a respeitar, a aceitar e a serem cidadãos participativos. Partindo dos objetivos de pesquisa, a metodologia aplicada foi o desenvolvimento de uma pesquisa bibliográfica descritiva baseada em autores como Pereira (2021) e Moran (1997), entre outros, bem como nas normas legais que tratam sobre a temática. Ademais, foi realizada uma pesquisa de campo por meio de um questionário com perguntas descritivas, com o objetivo de investigar como os docentes trabalham essa temática em suas aulas. Com este estudo, concluímos que ainda há muitos obstáculos e desafios em torno do letramento digital e dentre eles podemos destacar que os docentes com maior tempo de profissão têm mais dificuldades para implementar práticas de letramento digital em suas aulas. Logo, há dois pontos importantes a serem ressaltados: todos os professores relataram que enfrentam desafios na escola para trabalhar com o letramento digital, mas consideram que essas práticas são de suma importância para os discentes.</p>2024-04-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Pergaminhohttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/pergaminho/article/view/5277Crianças autistas2024-04-02T15:25:30-03:00Luana Caroline Pereira[email protected]Marcos Antônio Caixeta Rassi[email protected]<p>Em detrimento das defasagens causadas pela COVID-19, buscou-se, no presente artigo, enfatizar, de forma objetiva, crianças autistas e analisar o seu comportamento e o seu desempenho escolar durante o período pandêmico. Foi feita uma abordagem sucinta do que foi a pandemia causada pelo Coronavírus e das restrições que foram impostas em função dela. Por conseguinte, contextualizou-se o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e, a partir disso, foram evidenciadas as dificuldades de crianças autistas para lidarem com essa mudança e o papel da família e de profissionais dentro desse contexto. Foi aplicado um questionário voltado a responsáveis por crianças com o laudo do TEA e a profissionais atuantes nesta área que estiveram na ativa, na cidade de Patos de Minas (MG), buscando ajudar essas crianças durante o período pandêmico.</p>2024-04-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Pergaminhohttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/pergaminho/article/view/5278A pedagogia de projetos como metodologia ativa e sua relevância para o processo de ensino-aprendizagem2024-04-02T15:29:49-03:00Mariana Cássia Carneiro[email protected]Cátia Aparecida Silveira Caixeta[email protected]<p>Esta pesquisa evidencia a pertinência da Pedagogia de Projetos para o processo de ensino-aprendizagem, destacando essa prática pedagógica como uma metodologia ativa de ensino e apresentando a percepção de profissionais da Educação Básica da cidade de Lagoa Formosa (MG) sobre a prática desse método. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, sendo uma pesquisa descritiva, com abordagem qualiquantitativa e coleta de dados por meio da aplicação de questionário estruturado aos docentes de creche, Educação Infantil e Ensino Fundamental das instituições de ensino da cidade de Lagoa Formosa (MG). Os resultados apontaram que as experiências de tais profissionais estão em consonância com o que foi apresentado durante o referencial teórico desta pesquisa e que, de fato, esse método educativo é eficiente e produz bons resultados em seus discentes.</p>2024-04-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Pergaminhohttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/pergaminho/article/view/5279O lúdico como ferramenta no processo ensino-aprendizagem na Educação Infantil2024-04-02T15:33:31-03:00Vitória Porfírio Santos[email protected]Edite da Glória Amorim Guimarães[email protected]<p>A presente pesquisa investigou o uso da ludicidade como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, com o intuito de promover o desenvolvimento pleno das crianças. Buscou-se compreender se os professores estão incorporando atividades lúdicas em suas práticas de sala de aula e de que forma o jogo, o brinquedo e a brincadeira contribuem para a aprendizagem nesse contexto. Realizou-se uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória, com uma revisão da literatura que abordou os marcos legais da Educação Infantil e a importância dos elementos lúdicos para o desenvolvimento dos alunos. Observou-se que a ludicidade desempenha um papel fundamental no processo educacional, facilitando a prática pedagógica. Por meio de atividades lúdicas, as crianças desenvolvem habilidades cognitivas, psicológicas e motoras, promovendo autonomia, imaginação, confiança, cooperação, curiosidade, iniciativa e relacionamentos interpessoais.</p>2024-04-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Pergaminhohttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/pergaminho/article/view/5280Futebol no Brasil2024-04-02T15:37:02-03:00Higor de Assis Sousa[email protected]Marcos Antônio Caixeta Rassi[email protected]<p>O futebol no Brasil é um fenômeno popular que chegou ao país no fim do século XIX, praticado primeiramente pela alta sociedade, logo alcançando as massas populares. A Ditadura Civil-Militar (1964-1985), que tomou o governo em 31 de março de 1964 para impedir uma “ameaça comunista” no Brasil, utilizou esse fenômeno como propaganda em seus anos de governo. Esta pesquisa, de natureza bibliográfica, buscou analisar como o governo autoritário utilizou esse fenômeno e como isso atingiu a sociedade brasileira. Procurou-se descrever o período e seus acontecimentos, abordando a resistência presente nesses anos, representada por personalidades e organizações dentro do futebol.</p>2024-04-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Pergaminhohttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/pergaminho/article/view/5281Os desafios na inserção do negro no sistema educacional brasileiro2024-04-02T15:43:43-03:00Lívia Abadia Almeida[email protected]Marcos Antônio Caixeta Rassi[email protected]<p>A Frente Negra Brasileira (FNB) emergiu no Brasil na década de 1930, operando por seis anos até sua dissolução em 1937, coincidindo com o advento do Estado Novo Varguista (1937-1945). O movimento foi um defensor dos direitos dos negros, advogando pelo acesso à educação, realização de eventos culturais e implementação de programas de alfabetização, anteriormente limitados à população negra brasileira. Apesar dos desafios impostos pela discriminação racial e desigualdade social, a FNB buscava melhorar as condições de vida dos negros e ampliar sua participação na sociedade civil, política e educacional. Esta pesquisa destaca sua relevância no campo educacional, onde se engajou diretamente, comprometendo-se com a educação de forma abrangente. A organização promoveu oficinas, publicações periódicas, palestras, associações e outras iniciativas para facilitar o acesso dos negros à educação formal e combater a segregação nas escolas. Além disso, defendeu a qualidade do ensino para essa população e implementou programas educacionais. O estudo busca resgatar o contexto histórico da abolição da escravatura no Brasil e apontar problemas sociais que persistiram e se agravaram após esse evento. Analisa criticamente o surgimento da Frente Negra Brasileira e suas atividades ao longo de sua existência, especialmente seu papel na luta contra a exclusão educacional dos negros na década de 1930.</p>2024-04-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Pergaminho