Pergaminho https://revistas.unipam.edu.br/index.php/pergaminho <p style="text-align: justify;">A Pergaminho é uma revista que versa sobre múltiplos temas no campo do conhecimento histórico e pedagógico, das metodologias e práticas educacionais em História e Pedagogia e do debate historiográfico. Sua periodicidade é anual e a revista é aberta a acadêmicos das áreas de História e de Pedagogia ou de áreas afins (Sociologia, Antropologia, Ciências Políticas), de qualquer instituição.</p> pt-BR [email protected] (Marcos Antônio Caixeta Rassi) [email protected] (Núcleo de Editoria e Publicações) Tue, 29 Apr 2025 16:31:31 -0300 OJS 3.3.0.11 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 A literatura infantil e o desenvolvimento da criatividade, da criticidade e do gosto pela leitura https://revistas.unipam.edu.br/index.php/pergaminho/article/view/5575 <p>A literatura infantil é uma manifestação artística, expressão criativa que, através da palavra, representa o mundo, o homem e a vida. É a combinação do imaginário com a realidade, dos sonhos com a prática da vida, de preceitos possíveis e impossíveis de realização do ser humano. A prática da leitura proporciona à criança vivenciar momentos únicos, especiais e significativos, que estimulam sua capacidade imaginativa, intelectual e criativa, permitindo a expansão de seu conhecimento linguístico e cognitivo, bem como de suas habilidades comunicativas e de compreensão sobre si mesma e sobre o mundo. Considerando a importância da literatura no desenvolvimento infantil, cabe ao professor a responsabilidade de aproximar os estudantes dos livros e das práticas de leitura. Para tanto, devem ser utilizados diversos recursos didáticos e metodológicos, de modo a estimular o gosto e o hábito de leitura. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de compreender como a literatura infantil contribui para o desenvolvimento da criatividade, da criticidade e do gosto pela leitura, analisando a relevância da utilização de metodologias adequadas para a formação do leitor. O presente estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica e webgráfica, bem como da leitura e da análise de documentos oficiais brasileiros, produzidos pelo Ministério da Educação (MEC), como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI), que tratam do currículo da Educação Infantil. Foram utilizadas obras consideradas referências, que fundamentam discussões acerca da Literatura Infantil e que contribuíram para a elaboração deste estudo: Antonio Gil Neto, Marisa Lajolo, Nelly Novaes Coelho e Regina Zilberman. A partir deste estudo, concluímos que a literatura infantil desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral da criança, abrangendo aspectos cognitivos, emocionais e sociais. Ao promover uma maior valorização da literatura infantil nos currículos escolares e ao implementar práticas pedagógicas inovadoras, os professores podem garantir que a leitura se torne uma atividade prazerosa e essencial para a formação de cidadãos mais criativos e preparados para os desafios da vida.</p> Nathane Daniele Lopes Soares Ferreira, Edite da Glória Amorim Guimarães Copyright (c) 2025 Pergaminho https://revistas.unipam.edu.br/index.php/pergaminho/article/view/5575 Tue, 29 Apr 2025 00:00:00 -0300 A literatura infantojuvenil contemporânea e a formação do leitor nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental https://revistas.unipam.edu.br/index.php/pergaminho/article/view/5576 <p>A formação de leitores autônomos e críticos é responsabilidade essencial da Educação Básica. Desse modo, o presente trabalho investiga como, de modo específico, a literatura infantojuvenil contemporânea pode favorecer a formação de leitores ao longo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse viés, foram observadas orientações curriculares direcionadas aos educadores pela BNCC (2017) e considerados estudos de pesquisadores como Freire (2011), Cosson (2022) e Zilbermann (1994), que consideram a relevância do letramento literário e da leitura literária para o desenvolvimento dos estudantes e formação cidadã. Para a aproximação entre os textos e os possíveis leitores, foi observado o papel do mediador como aquele que não apenas apresenta obras literárias de qualidade ao estudante, mas também lê junto e apoia o desenvolvimento de estratégias de leitura. Além disso, foram feitos breves apontamentos sobre a obra de três autoras premiadas, Ana Maria Machado, Eva Furnari e Ruth Rocha, exemplificando o valor da literatura infantojuvenil brasileira contemporânea para a formação do leitor nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por fim, foram apresentadas práticas pedagógicas com potencial para impulsionar o trabalho com o texto literário e a formação do leitor no Ensino Fundamental, entre elas a oficina pedagógica.</p> Ana Clara Almeida, Fabiana Ferreira dos Santos Copyright (c) 2025 Pergaminho https://revistas.unipam.edu.br/index.php/pergaminho/article/view/5576 Tue, 29 Apr 2025 00:00:00 -0300 As tecnologias de inteligência artificial e o desenvolvimento infantil https://revistas.unipam.edu.br/index.php/pergaminho/article/view/5577 <p>A História da Inteligência Artificial (IA) remonta à década de 1940, quando os pioneiros Warren McColloch e Walter Pitts (1943) desenvolveram um modelo computacional inspirado no funcionamento do cérebro humano. Esse modelo introduziu conceitos de máquinas que são capazes de simular o pensamento, lançando as bases para o que viria a ser a IA moderna. Durante a Segunda Guerra Mundial, Alan Turing (1943) criou uma máquina que realizava cálculos complexos e decifrava mensagens alemãs. Desde então, a IA evoluiu para englobar uma variedade de sistemas e algoritmos capazes de executar tarefas que geralmente exigiam a inteligência humana. Entretanto, o desenvolvimento da IA traz consigo uma série de reflexões necessárias ao cenário atual. Por um lado, é essencial reconhecer os benefícios e as possibilidades que essas tecnologias oferecem, principalmente na Educação. É fundamental entender, também, suas implicações especialmente no contexto da primeira infância e da Educação Infantil. Por outro lado, especialistas têm apontado que o uso inadequado de IA pode ter efeitos prejudiciais no desenvolvimento psicoemocional e cognitivo das crianças. Este estudo apresenta discussões sobre os impactos das tecnologias de IA no desenvolvimento infantil e indica as suas possibilidades e as suas contribuições para a Educação Infantil. Nessa perspectiva, foi feito um levantamento de ferramentas de inteligência artificial (IA) que podem contribuir para o processo ensino-aprendizagem, bem como para o desenvolvimento das crianças, mas sempre sob a supervisão e orientação de um adulto.</p> Caroline Vitória Souza, Maria Marta do Couto Pereira Copyright (c) 2025 Pergaminho https://revistas.unipam.edu.br/index.php/pergaminho/article/view/5577 Tue, 29 Apr 2025 00:00:00 -0300 Desafios do intérprete de Libras no processo de alfabetização do aluno surdo no contexto da Educação Básica regular https://revistas.unipam.edu.br/index.php/pergaminho/article/view/5587 <p>O presente artigo teve o objetivo de identificar que desafios o tradutor/intérprete de Libras enfrenta no processo de alfabetização do aluno surdo no contexto da Educação básica regular. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, este estudo apresentou as seguintes questões: breve histórico sobre a alfabetização de surdos no Brasil; concepção científica de pessoas com surdez; práticas que contribuem para a alfabetização de surdos; importância do intérprete de Libras para a alfabetização de surdos, destacando desafios que esse profissional enfrenta em sua atuação pedagógica na Educação básica regular. Por meio de uma pesquisa de campo, realizada com a aplicação de um questionário a intérpretes que acompanham alunos surdos que estão nos anos iniciais do Ensino Fundamental, os desafios enfrentados pelo intérprete de Libras na sua atuação no contexto da educação regular foram identificados, assim como o impacto desses desafios no processo de alfabetização do aluno surdo</p> Karina Amancio de Souza, Carolina da Cunha Reedijk Copyright (c) 2025 Pergaminho https://revistas.unipam.edu.br/index.php/pergaminho/article/view/5587 Tue, 29 Apr 2025 00:00:00 -0300 Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Patos de Minas (MG) https://revistas.unipam.edu.br/index.php/pergaminho/article/view/5586 <p>A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil esteve, desde os seus primórdios, em segundo plano no sistema educacional. Durante o período colonial e ao longo de diversas fases da história do país, o acesso à educação foi restrito à classe dominante, excluindo grande parte da população, especialmente as camadas mais pobres. Apesar das políticas públicas existentes, o<br>município de Patos de Minas (MG) conta com mais de 5.000 pessoas analfabetas. Este artigo investigou a adesão do município Patos de Minas ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos. O objetivo foi analisar como as ações educacionais e os marcos legais impactaram a EJA em âmbito local, buscando compreender os avanços e retrocessos enfrentados pela modalidade. A metodologia adotada foi qualitativa, utilizando levantamento documental, bibliográfico e webgráfico, além de dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação de Patos de Minas. Constatou-se que, embora tenham ocorrido avanços, como a queda no índice de analfabetismo, períodos de descontinuidade nas políticas<br>municipais, como entre 2020 e 2024, comprometeram a expansão da modalidade. Concluiu-se que a recente adesão ao Pacto representa um momento de esperança para a EJA em Patos de Minas (MG), destacando-se a necessidade de maior comprometimento político para consolidar os direitos educacionais dos jovens e adultos no município.</p> Maria Fernanda Alves da Silva Gomes, Edite da Glória Amorim Guimarães Copyright (c) 2025 Pergaminho https://revistas.unipam.edu.br/index.php/pergaminho/article/view/5586 Tue, 29 Apr 2025 00:00:00 -0300 Estratégias pedagógicas de alfabetização e letramento para crianças com Transtorno do Espectro Autista https://revistas.unipam.edu.br/index.php/pergaminho/article/view/5585 <p>Este trabalho teve como objetivo apresentar estratégias pedagógicas de alfabetização e letramento para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), considerando suas particularidades sensoriais, cognitivas e emocionais. A pesquisa buscou destacar que estratégias educacionais adaptadas podem promover uma educação inclusiva e eficaz, atendendo às demandas desses estudantes no contexto escolar. Concluiu-se que práticas pedagógicas personalizadas, aliadas à formação contínua de educadores, são fundamentais para assegurar o desenvolvimento linguístico e social de alunos com TEA, contribuindo para sua inclusão e autonomia.</p> Lara Xavier Moura de Azevedo, Carolina da Cunha Reedijk Copyright (c) 2025 Pergaminho https://revistas.unipam.edu.br/index.php/pergaminho/article/view/5585 Tue, 29 Apr 2025 00:00:00 -0300 O ingresso na cultura do escrito: práticas de linguagens e ludicidade na Educação Infantil https://revistas.unipam.edu.br/index.php/pergaminho/article/view/5581 <p>O propósito deste estudo foi investigar o processo de inserção da criança na cultura do escrito, tendo em vista o contexto da Educação Infantil – etapa creche e etapa pré-escola. Segundo orientações de documentos oficiais como as DCNEI (2009) e a BNCC (2017), mesmo antes do aprendizado formal da leitura e da escrita, práticas de linguagem devem estimular a curiosidade e a compreensão dos pequenos acerca do funcionamento da leitura e da escrita, o que irá favorecer, posteriormente, o êxito da alfabetização e do letramento. Nesse viés, foi considerado o valor e as contribuições das atividades lúdicas como jogos e brincadeiras para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. A pesquisa bibliográfica acerca da relação existente entre a ludicidade e o desenvolvimento infantil buscou subsídio teórico em autores como Friedmann (2006) e Kishimoto (2008), que demonstram inúmeros benefícios para a criatividade, a cooperação, a socialização e o raciocínio e, consequentemente, para aspectos de linguagem. Assim, foi possível promover reflexões de ordem teórica e de natureza prática sobre o trabalho com a linguagem na Educação Infantil, reconhecendo-se o valor das interações e das brincadeiras.</p> Flávia Nunes de Oliveira, Fabiana Ferreira dos Santos Copyright (c) 2025 Pergaminho https://revistas.unipam.edu.br/index.php/pergaminho/article/view/5581 Tue, 29 Apr 2025 00:00:00 -0300 O movimento homossexual e a luta pela despatologização da homossexualidade no Brasil a partir de 1970 https://revistas.unipam.edu.br/index.php/pergaminho/article/view/5582 <p>O período da década de 1970 no Brasil foi o marco da luta de grupos de pessoas que não se identificavam com os padrões heteronormativos da época. A comunidade LGBTQIA+ se organizou para lutar contra a opressão do Estado, e algumas conquistas foram obtidas, como mudanças legislativas, avanços nos direitos civis e aumento da conscientização pública. Este estudo busca contextualizar a articulação do Movimento Homossexual, que tinha como uma das suas principais premissas o fim da patologização da homossexualidade. Os métodos qualitativos de pesquisa, baseados na revisão bibliográfica crítica, mostram que o preconceito contra homossexuais é resultado de uma combinação de fatores históricos, culturais, religiosos e sociais. A discriminação está presente no Estado atual, o que pode ser visto nas barbaridades desferidas a esses grupos minoritários, mas a persistência de ativistas simpatizantes com a causa denuncia o preconceito, buscando promover a igualdade social.</p> Pedro Vitor de Queiroz, Altamir Fernandes de Sousa Copyright (c) 2025 Pergaminho https://revistas.unipam.edu.br/index.php/pergaminho/article/view/5582 Tue, 29 Apr 2025 00:00:00 -0300 Surdez e cidadania: a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) https://revistas.unipam.edu.br/index.php/pergaminho/article/view/5583 <p>O presente trabalho foi fundamentado em uma perspectiva social do sujeito surdo. Trata-se das relações estabelecidas pela comunidade surda na sociedade contemporânea brasileira, com ênfase na acessibilidade linguística, nas legislações, no papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Buscou-se investigar a influência das novas tecnologias no uso da Língua Brasileira de Sinais, discorrendo acerca do papel das Tecnologias da Informação e Comunicação na promoção da inclusão social, destacando os processos linguísticos, socioantropológicos e legislatórios. Considerou-se o indivíduo surdo como ser histórico-social, considerando-se a influência da Libras como elemento central da identidade cultural e linguística e destacando-se sua complexidade gramatical e sintática, frequentemente subestimada. As TICs, especialmente os softwares de tradução de português para Libras, foram vistas como ferramentas complementares que promovem a inclusão, mas ainda demandam aprimoramento para atender às nuances culturais e linguísticas da comunidade surda. Concluiu-se que uma inclusão consolidada requer a articulação entre legislação, prática inclusiva, avanços tecnológicos e transformação cultural, garantindo uma sociedade que respeite e valorize a diversidade linguística e cultural.</p> Luciano Freitas Fonseca, Mateus Maia de Sousa Brum Oliveira Copyright (c) 2025 Pergaminho https://revistas.unipam.edu.br/index.php/pergaminho/article/view/5583 Tue, 29 Apr 2025 00:00:00 -0300 TRAVESSIA https://revistas.unipam.edu.br/index.php/pergaminho/article/view/5584 <p>O presente estudo aborda a influência cultural e musical do movimento Clube da Esquina em Minas Gerais, destacando seu impacto na música e na sociedade. O Clube estabeleceu novos parâmetros na composição musical, misturando influências heterogêneas em suas obras. Durante um período de forte atividade nos anos 1970, o Clube da Esquina não apenas ofereceu um meio de expressão para seus membros, mas também cultivou uma sonoridade rica e culturalmente disruptiva. Enfrentando o contexto repressivo da ditadura civil militar, suas letras refletiam tanto lirismo quanto críticas sociais de forma sutil. O movimento representou uma revolução musical e comportamental, embora tenha enfrentado desafios na aceitação de mudanças sociais mais amplas. Seu estilo sofisticado e experimental trouxe uma abordagem minuciosa à gravação de músicas, desafiando as normas comerciais da época. O Clube da Esquina não se encaixava em extremos políticos, mas representava uma unidade que transcendia geografias, acolhendo qualquer um que se identificasse com sua arte e ideais. Essa união indubitavelmente gerou um impacto significativo na cultura e na memória coletiva de Minas Gerais.</p> Rafael Galileu Gonçalves Vecci, Marcos Antônio Caixeta Rassi Copyright (c) 2025 Pergaminho https://revistas.unipam.edu.br/index.php/pergaminho/article/view/5584 Tue, 29 Apr 2025 00:00:00 -0300