https://revistas.unipam.edu.br/index.php/perquirere/issue/feedPerquirere2025-10-30T09:17:53-03:00Geovane Fernandes Caixeta[email protected]Open Journal Systems<p>A revista Perquirere é uma publicação do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão (NIPE), órgão agregado à Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Ela é uma publicação de acesso gratuito, destinada, primordialmente, a divulgar a produção oriunda do programa de iniciação científica mantido pela instituição. No período de 2004 a 2009 a revista foi publicada anualmente; já de 2010 a 2016, semestralmente; e, a partir de 2017, a Perquirere passou a publicar três edições anuais: 1) janeiro/abril, com trabalhos na área de Ciências Biológicas e da Saúde; 2) maio/agosto, com trabalhos na área de Engenharia, Ciências Exatas e da Terra; 3) setembro/dezembro, com trabalhos na área de Ciências Humanas, Ciências Sociais, Letras e Artes.</p>https://revistas.unipam.edu.br/index.php/perquirere/article/view/5448A função social atrelada aos recuos frontais das edificações2024-12-13T23:00:41-03:00Jennifer Kirchner da Silva[email protected]Eduardo Cardoso de Araújo[email protected]<p>A pesquisa investiga o valor urbano e social dos recuos frontais das edificações, com foco no potencial desses espaços como áreas de transição entre a esfera privada e o espaço público. Com ênfase na concepção de tais recuos como expressão de uma “gentileza urbana”, busca-se compreender de que modo as áreas frontais dos lotes, muitas vezes subutilizadas, podem ser repensadas e melhor aproveitadas em benefício da comunidade local. Pretende-se analisar, neste estudo, a forma como os recuos frontais se inserem na malha urbana de Patos de Minas e os usos que lhes têm sido atribuídos, verificando se oferecem ou não proteção aos pedestres e se lhes conferem mobilidade, conforto e possibilidades ampliadas de interação. Para tanto, são produzidas cartografias que buscam apreender as percepções e práticas cotidianas relacionadas a esses espaços, bem como seu potencial de contribuição para a intensificação da interação social e para o aprimoramento do ambiente urbano, enquanto promotor de qualidade de vida e de integração comunitária.</p>2025-10-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Perquirerehttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/perquirere/article/view/5419Análise bibliométrica de artigos científicos sobre controladoria publicados nos anos de 2019 a 20242024-12-11T16:59:59-03:00Laura Ferreira Barros[email protected]Heitor Cunha de Barros[email protected]<p>Este estudo teve como objetivo analisar o perfil dos artigos nacionais publicados nos bancos de dados Spell, SciELO e Google Scholar, nos últimos seis anos, relacionados à área contábil no âmbito da gestão. A pesquisa caracteriza-se como bibliométrica, descritiva e de abordagem quantitativa, uma vez que descreve dados estatísticos extraídos de publicações selecionadas a partir da expressão “controladoria” em títulos e palavras-chave. Os principais resultados indicaram que 20,96% dos artigos foram publicados em 2022, configurando o ano com maior concentração de estudos. Verificou-se ainda que 59,7% das publicações foram de autoria individual, 50,4% tiveram participação feminina e 33,8% adotaram metodologia qualitativa. Os achados evidenciam um interesse crescente pelo tema, ressaltando a relevância de pesquisas futuras que explorem a relação entre a formação acadêmica dos autores e os temas abordados, bem como o impacto da diversidade de gênero nas colaborações. Essas investigações podem ampliar o conhecimento disponível e fomentar práticas mais eficientes e inclusivas, favorecendo avanços significativos na área de controladoria.</p>2025-10-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Perquirerehttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/perquirere/article/view/5513Influência do caixa, do lucro e dos acrruals na predição do fluxo de caixa em empresas do setor mineral, listadas na B32025-03-12T17:48:33-03:00Júnia Gonçalves Lima[email protected]Sandro Ângelo de Andrade[email protected]<p>Este estudo tem como objetivo avaliar, a partir do modelo desenvolvido por Barth, Cram e Nelson (2001), em empresas dos setores de mineração, siderurgia e metalurgia, negociadas na B3, qual instrumento tem melhor capacidade preditiva de fluxos de caixas futuros: lucro, fluxo de caixa ou lucro, desagregado em fluxo de caixa e <em>accruals</em>, no período de 2018 a 2023. Nas análises, foram utilizadas regressões usando “dados em painel”, com efeitos aleatórios, para as variáveis relativas ao modelo de Barth, Cram e Nelson, da inserção de uma variável de controle: “pandemia”. Os resultados não evidenciaram uma relação estatística significativa, portanto não se pode afirmar que a demonstração do fluxo de caixa fornece informações mais relevantes para predição do fluxo de caixa operacional futuro do que as informações fornecidas pelo lucro, para as empresas do setor mineral, listadas na bolsa, no período de 2018 a 2023.</p>2025-10-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Perquirerehttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/perquirere/article/view/5426Qualidade das informações de natureza social e ambiental para empresas componentes do Índice de Sustentabilidade Empresarial, com base na NBC T 152024-12-12T15:58:15-03:00Thamisy Rodrigues e Silva[email protected]Marcílio Geraldo Mendes[email protected]<p>Nos últimos anos, as empresas têm intensificado a divulgação de informações sociais e ambientais, impulsionadas por pressões externas e pela necessidade de se legitimar perante a sociedade, a fim de garantir sua permanência no mercado. Este trabalho analisa a conformidade das empresas ao Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) com as normas da NBC T 15, focando nas informações sociais e ambientais divulgadas. A base de dados inclui as empresas listadas no ISE da B3 em 31/12/2022, reconhecido como referência em ações sociais e ambientais. As empresas da carteira 2022 do ISE B3 demonstram compromisso com a responsabilidade social, ambiental e os ODS, atendendo aos critérios rigorosos da nova metodologia. Foram identificadas 46 empresas de 27 setores, cujas práticas foram analisadas quanto à aderência às diretrizes da NBC T 15, destacando a conformidade com as exigências de transparência e qualidade das informações socioambientais</p>2025-10-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Perquirerehttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/perquirere/article/view/5453A análise da legalidade da citação por WhatsApp no âmbito do Processo Civil2024-12-16T21:23:44-03:00Warley Eduardo Santiago Silva[email protected]Alexandre Máximo Oliveira[email protected]<p>A lentidão da prestação jurisdicional no Poder Judiciário brasileiro é um fato que tem causado inúmeras discussões nas últimas décadas e que gera uma desconfiança quanto à sua capacidade de solucionar suas demandas em tempo hábil. Observa-se que as modalidades convencionais de citação, via correio e por oficial de justiça, têm contribuído para essa morosidade do sistema. Nesse contexto, faz-se mister analisar se outras modalidades de citação podem ser implementadas visando à garantia da celeridade processual, sem violar o princípio do devido processo legal. Tendo como referência essa problemática, o presente artigo dedicou-se a analisar a legalidade da citação via WhatsApp no âmbito do Processo Civil. Iniciou-se o estudo com breve conceito de citação e descrição das diversas modalidades explanadas no Código de Processo Civil, bem como a apresentação de uma nova modalidade, qual seja, a citação via WhatsApp. Em seguida, foram analisados diversos entendimentos jurisprudenciais do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, bem como o entendimento do Juízo da 1ª Vara Cível da Comarca de Patos de Minas, quanto à legalidade ou ilegalidade desse novo meio de citação. Por derradeiro, foi realizado um levantamento amostral contendo 50 processos eletrônicos do acervo da referida Vara Cível, visando ao levantamento do prazo médio de citação no âmbito desta. Como metodologia de estudo, adotou-se, através do método dedutivo, a pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e a análise de julgados; através do método indutivo, realizou-se um levantamento amostral visando chegar a conclusões gerais a respeito do tema.</p>2025-10-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Perquirerehttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/perquirere/article/view/5662A responsabilidade civil e penal dos influenciadores digitais na divulgação de publicidade2025-10-29T13:26:28-03:00Reyson Douglas da Silva Souza[email protected]Itamar José Fernandes[email protected]<p>O artigo analisa a responsabilidade civil e penal dos influenciadores digitais, explorando desafios legais e éticos gerados por sua crescente influência nas redes sociais. Discute a responsabilidade por produtos defeituosos promovidos, a falta de transparência em conteúdos patrocinados e as implicações éticas disso. No campo penal, aborda casos de fraudes, cyberbullying, incitação ao ódio e disseminação de fake news, destacando a responsabilização criminal. O estudo examina casos, leis existentes e desafios enfrentados por influenciadores e autoridades, propondo estratégias para equilibrar liberdade de expressão e proteção de direitos, em resposta à evolução da influência digital e seus impactos sociais e legais.</p>2025-10-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Perquirerehttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/perquirere/article/view/5477Acesso à justiça pelos métodos consensuais de tratamento de conflitos nos núcleos de prática jurídica2025-02-03T15:10:37-03:00Letícia de Souza Morais[email protected]Lorrane Queiroz[email protected]<p>Esta pesquisa teve como finalidade aprofundar o estudo sobre o acesso à justiça pelos métodos consensuais de tratamento de conflitos, questionando acerca da possibilidade de aplicação do “sistema multiportas” como verdadeira forma de acesso à justiça no âmbito extrajudicial, nos Núcleos de Prática Jurídica (NPJs) das instituições de ensino superior do curso de Direito. Para tanto, foi necessário abordar os novos contornos do conceito de acesso à justiça e, em seguida, analisar como foi inserido o “sistema multiportas” na Justiça brasileira. Após, houve a discussão acerca da crise judiciária e da desjudicialização dos conflitos, bem como acerca da eficácia da aplicação do modelo consensual extrajudicialmente no seio dos Núcleos de Prática Jurídica. Esse caminho percorrido demonstrou o crescimento da busca pelos métodos de resolução apropriada de disputas fora do Judiciário, sendo assim manifestos resultados satisfatórios da aplicabilidade dos meios consensuais de forma extrajudicial. A abordagem dessa temática é relevante, pois poderá orientar a atuação dos operadores do Direito rumo à concretização de direitos-garantias sem a necessidade de se levar o conflito ao Judiciário, através do fomento à construção do desfecho para o caso pelos próprios interessados. Como metodologia de estudo, foi adotada a pesquisa bibliográfica de caráter descritivo e analítico.</p>2025-10-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Perquirerehttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/perquirere/article/view/5481Investigação da relação entre a teoria de Hans Kelsen e o nazismo2025-02-09T12:24:31-03:00João Paulo de Oliveira Costa[email protected]Helen Corrêa Solis Neves[email protected]<p>Positivismo Jurídico e Jusnaturalismo são duas teorias divergentes do Direito. Enquanto o Positivismo limita seu objeto ao direito positivo, o Jusnaturalismo acrescenta, ao lado deste, o direito supralegal. No âmbito dessa disputa, circunstâncias históricas são, não raras vezes, colocadas como premissas da discussão, como ocorreu com o nazismo. Jusnaturalistas vincularam aquele regime ao positivismo jurídico, criando uma narrativa que durou décadas. Através da adoção do método dedutivo e da pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, buscou-se, no presente trabalho, verificar a veracidade dessa narrativa e estabelecer, em um segundo momento, a sua implausibilidade. Após, concentrou-se a pesquisa na desconstrução da ideia de que o Positivismo seria a teoria jurídica ontologicamente apta a legitimar regimes autoritários. Concluiu-se, em primeiro lugar, que o Positivismo Jurídico de Kelsen não legitimou o nazismo, mas foi por ele rejeitado. Em segundo lugar, a Teoria Pura do Direito, rigorosamente aplicada, é ontologicamente contrária à legitimação de ditaduras.</p>2025-10-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Perquirerehttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/perquirere/article/view/5437Pós-colonialismo e repatriação de bens culturais 2024-12-13T13:40:41-03:00Matheus Henrique Amaral Rodrigues Matarazzo[email protected]Sabrina Nunes Borges[email protected]<p>A pesquisa teve o objetivo de analisar o processo de repatriação de bens culturais, averiguando os aspectos históricos da problemática, as disposições no ordenamento jurídico internacional que regulamentam esse processo de devolução de bens culturais aos seus países de origem, as experiências práticas e, por fim, as fundamentações, dentro de um contexto pós-colonial, que justificam a revisão das normativas vigentes que tratam da questão. A pesquisa buscou responder à seguinte pergunta: quais os aspectos dos instrumentos normativos internacionais vigentes necessitam ser revisados a fim de que seja conferida uma abordagem mais ampla e eficaz às medidas de repatriação de bens culturais? Concluiu-se que é necessária a revisão de tratados existentes, a ampliação de sua cobertura temporal e o fortalecimento de compromissos éticos e educativos por parte das instituições museológicas são passos essenciais para assegurar que o patrimônio cultural seja resguardado e valorizado em seus contextos originais.</p>2025-10-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Perquirerehttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/perquirere/article/view/5510Aplicabilidade da metodologia ativa de ensino no estudo da anatomia humana2025-03-10T19:32:04-03:00Vitor Emanuel Gonçalves Braga[email protected]Lucas Antônio Guimarães[email protected]Mariluce Ferreira Romão[email protected]<p>A anatomia humana é uma disciplina fundamental e complexa, cujo aprendizado é fundamental e gradativo, pautado em técnicas adequadas de ensino. O presente artigo teve como objetivo avaliar os impactos positivos e negativos impostos pela metodologia ativa no estudo da anatomia humana. A busca estratégica foi realizada nas bases de dados PubMed, Google Acadêmico, Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Scielo. Foram considerados elegíveis os estudos publicados nos últimos 10 anos, que fornecem uma análise da relação entre a metodologia ativa de ensino e o estudo da anatomia humana. Embora alguns estudos não tenham demonstrado superioridade da metodologia ativa de ensino em relação à tradicional, a maioria evidenciou que o interesse e a participação dos alunos nos diferentes tipos de metodologia ativa suscitaram resultados positivos no envolvimento com a disciplina. Metodologias ativas promovem o engajamento dos alunos, em contraste com uma abordagem tradicional, que é passiva. A integração de novas tecnologias é essencial para um ensino de anatomia humana mais profícuo.</p>2025-10-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Perquirerehttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/perquirere/article/view/5538O uso e o impacto da Inteligência Artificial na Educação a Distância 2025-03-14T16:56:49-03:00Ana Paula Gonçalves[email protected]Adriene Sttéfane Silva[email protected]<p>Este estudo tem como objetivo compreender o impacto da Inteligência Artificial (IA) na Educação a Distância (EaD) e como essa tecnologia está moldando o futuro do ensino remoto. Foi realizada uma revisão integrativa de literatura. A IA na EAD requer a necessidade de uma abordagem ética e responsável, garantindo segurança, privacidade e equidade no tratamento dos dados. Deve haver diretrizes rigorosas para que a IA se torne uma aliada na qualificação da EaD de modo a promover um impacto positivo e sustentável.</p>2025-10-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Perquirerehttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/perquirere/article/view/5663Profissionalidade docente 2025-10-29T14:33:47-03:00Geovana Sousa Caixeta[email protected]Monaliza Angélica Santana[email protected]<p>A profissionalidade docente compreende os aspectos sociais, profissionais e acadêmicos que legitimam a docência, constituindo-se como tema central na formação de professores. Esta pesquisa teve como objetivo geral realizar um levantamento de conhecimentos teóricos produzidos sobre a profissionalidade docente, identificando aspectos convergentes e divergentes entre autores nacionais e internacionais no período de 2015 a 2025. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa, analisando vinte e quatro artigos publicados nas cinco revistas mais consultadas da base Scielo: <em>Educação & Sociedade</em>, <em>Educação e Pesquisa</em>, <em>Revista Brasileira de Educação</em>,<em> Caderno CEDES</em> e <em>Cadernos de Pesquisa</em>. A análise realizada permitiu compreender as diferentes perspectivas teóricas acerca da profissionalidade docente, seus saberes e competências, bem como a consolidação da identidade profissional docente, além de elencar as convergências e divergências entre os autores pesquisados. Constatou-se ainda que o desenvolvimento profissional do professor requer a articulação entre saberes teóricos e práticos, evitando a hipervalorização de um em detrimento do outro.</p>2025-10-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Perquirerehttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/perquirere/article/view/5446Propostas pedagógicas para a alfabetização no contexto pós-pandemia2024-12-13T21:22:52-03:00Nathália Eduarda Dias[email protected]Carolina da Cunha Reedijk[email protected]<p>A alfabetização é essencial para o desenvolvimento escolar e exige grande atenção do profissional que alfabetiza. Durante a pandemia, desafios significativos impactaram o ensino, exigindo novas estratégias metodológicas para garantir as aprendizagens de leitura e escrita. Esta pesquisa, por meio de uma busca nas bases de dados Google Acadêmico e SciELO, utiliza descritores como “alfabetização”, “pós-pandemia” e “propostas pedagógicas” para identificar artigos que abordam questões relativas à alfabetização no contexto pandêmico e pós-pandêmico. Os artigos selecionados abordaram efeitos da pandemia na alfabetização e propostas pedagógicas para alfabetização planejadas e/ou desenvolvidas após a pandemia. As propostas pedagógicas para alfabetização no contexto pós-pandemia que foram identificadas e analisadas são as seguintes: formação continuada, gamificação, reforço escolar, metodologias ativas e acolhimento socioemocional. Essas propostas têm se mostrado soluções eficazes no enfrentamento das dificuldades educacionais geradas pelos efeitos provocados pelas intensas mudanças da sociedade após a pandemia.</p>2025-10-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Perquirerehttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/perquirere/article/view/5508Assédio moral no ambiente de trabalho2025-03-10T15:37:41-03:00Bruna Nogueira Braga[email protected]Virgínia Lara Bernardes Braz[email protected]<p>O presente estudo traz uma análise das causas e consequências da ocorrência de assédio moral contra trabalhadores. Nessa perspectiva, apresentam-se os contornos do contrato de trabalho firmado entre empregado e empregador, os efeitos advindos dessa relação contratual trabalhista, o conceito jurídico e legislações acerca do assédio moral, focando na ideia central baseada na situação-problema, qual seja, de que forma a prática do assédio moral no ambiente laborativo causa consequências para trabalhadores que são vítimas, bem como as medidas que previnem e mitigam tal prática nas empresas. Diante disso, este artigo teve como objetivo principal identificar as circunstâncias e sequelas para a vítima trabalhadora resultantes de atividades de assédio moral na esfera da sua ocupação profissional. O procedimento metodológico utilizado foi pesquisa teórico-bibliográfica. Partindo-se desses aspectos, foi possível evidenciar que o assédio moral provoca riscos psicossociais, de modo a afetar a saúde física e mental dos trabalhadores.</p>2025-10-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Perquirerehttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/perquirere/article/view/5473Do afeto à travessia 2025-01-06T16:52:45-03:00Méllane Queiroz Braga[email protected]Raquel Gonçalves da Fonseca[email protected]<p>Este artigo investiga a angústia como um afeto essencial à constituição subjetiva, a partir da perspectiva psicanalítica de Freud e Lacan. O objetivo principal é compreender como a angústia se manifesta enquanto afeto que não engana, situando-se no encontro com o real e na relação com o objeto a. A metodologia do trabalho envolve uma análise teórica, passando por obras de Freud, especialmente <em>Inibição, sintoma e angústia</em> (1926), e de Lacan, com ênfase no <em>Seminário 10: A angústia</em> (1962-1963). A pesquisa discute a intensificação da angústia no contexto contemporâneo, marcado por crises climáticas, políticas e econômicas, e sua relação com o desejo e a falta. Os resultados sugerem que a angústia não deve ser vista como um obstáculo a ser eliminado, mas como um elemento estruturante da subjetividade, essencial para a dinâmica do desejo. Conclui-se que a travessia da angústia, longe de sua extinção, é um processo de integração desse afeto à psique, promovendo uma renovação subjetiva e permitindo uma reconfiguração do desejo no encontro com o real.</p>2025-10-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Perquirere