https://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistaalpha/issue/feedRevista Alpha2024-11-07T13:49:10-03:00Geovane Fernandes Caixeta[email protected]Open Journal Systems<p style="text-align: justify;">A Revista Alpha é uma revista semestral, interdisciplinar, com avaliação de pares, publicada online pelos cursos de História, Letras e Pedagogia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). O escopo da Revista Alpha é publicar artigos científicos e ensaios inéditos de reconhecida qualidade acadêmica, bem como entrevistas e resenhas de obras recentemente publicadas, escritas por pesquisadores nacionais e estrangeiros.</p>https://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistaalpha/article/view/5315Scrabble 2024-06-17T12:22:54-03:00Djiby Mané[email protected]<p>Brincar é parte integrante da vida cotidiana. Por meio de jogos de palavras, dramatizações, videogames, as pessoas buscam constantemente práticas lúdicas, reconhecidas como atividades de lazer – uma fonte de prazer. Fazendo-se uso do <em>Scrabble</em>, por meio de atividades de letramento e numeramento, o presente estudo consistiu em levar os alunos a construir conhecimento nas diversas disciplinas da grade curricular, em especial, Português e Matemática. Para tanto, a metodologia adotada teve por base documentos publicados física e virtualmente. Quanto às bases teóricas, foram adotadas as ideias de Chambovay (2013), France (2023), Grimal (2018), HAS (2022), Huizinga (2019), Nemessany (2020), UNESCO (2017) e Vianez e Olombel (2019). Concluiu-se que o <em>Scrabble</em> promove competências linguísticas, matemáticas e transversais, pois, sendo principalmente um jogo de tabuleiro, é também uma excelente ferramenta de ensino; seu uso em sala de aula permite que os alunos aprendam brincando, oportunizando aos professores a conciliarem os objetivos de ensino com as aspirações dos alunos; ainda, a implementação de atividades que promovam a aquisição dessas habilidades geralmente representa um desafio para os professores que desejam variar os métodos de ensino e manter os alunos estimulados e entusiasmados.</p>2024-11-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Alphahttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistaalpha/article/view/5331Comportamentos indisciplinares no 2º Ciclo Ensino Básico português2024-07-16T12:30:32-03:00Ernesto Candeias Martins[email protected]<p><span style="font-weight: 400;">Realizámos estudo de metodologia quantitativa, exploratório, descritivo, transversal, analítico e explicativo, num Agrupamento de Escolas, sobre comportamentos indisciplinares dos alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, considerando as representações dos professores e dos pais/encarregados de educação dos alunos. Aplicámos um inquérito por questionário (respostas tipo Likert) a N = 8 professores e N = 30 pais/encarregados de educação, com observação documental (Projeto Educativo, dossiê de turmas do 5º e 6º ano de escolaridade) e notas de registo, durante março/maio de 2023. Os resultados confirmam existência de indisciplina na escola, sendo que raramente os professores realizam participações e processos disciplinares, enquanto a maioria dos pais (estilo parental autoritário), com educandos de problemas comportamentais indisciplinados, aplica castigos, zanga-se (ou ralha) ou proíbe os seus telemóveis, quando da prática de atos de indisciplina. Há uma tentativa de os professores utilizarem estratégias diversas para colmatar as situações de indisciplina, logo no início do ano.</span></p>2024-11-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Alphahttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistaalpha/article/view/5339Impacto do estágio em um grupo de estudantes chineses do curso de graduação em português2024-09-07T22:12:28-03:00Ricardo Henrique Almeida Dias[email protected]Cong Liu[email protected]Xianru Ma[email protected]<p>Temos por objetivo analisar os relatórios de estágio em tradução e interpretação feitos por dez estudantes do curso de português de uma universidade chinesa. O estágio é um período singular da formação acadêmica, já que o estudante pode colocar em prática os conhecimentos aprendidos em situações formais do ensino universitário. Usamos como referencial teórico os estudos da socióloga Marie Christine Josso, uma vez que a autora estabeleceu metodologias frutíferas para a análise das narrativas de vida. A experiência do estágio foi importante para que os estudantes tivessem contato com nativos da língua portuguesa e pudessem raciocinar rapidamente em português. Além disso, os estudantes também puderam planejar o futuro profissional após a conclusão do curso.</p>2024-11-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Alphahttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistaalpha/article/view/5347Eu não existo sem você2024-09-20T17:03:55-03:00Marcelo Pereira Souto[email protected]<p>O presente trabalho estuda o jogo discursivo em que o outro se configura com a mesma relevância do eu nos processos de comunicação e interação social. Para exemplificar a abordagem, são objeto de análise textos literários, como crônicas e contos, e textos não literários, como artigos de opinião e reportagens. A partir desse corpus, discute-se como, no jogo discursivo, tem igual papel o eu e o outro, numa relação marcada por intenções, cabendo a cada interlocutor um papel no diálogo igualmente importante na interação. Essa reflexão sustenta a tese de que não se pode falar em níveis de importância nesse tipo de relação. Afirma-se que, sob esse prisma, os estudos de linguagem podem contribuir para uma melhor compreensão da língua e, consequentemente, para o ensino de língua portuguesa. Com o propósito de reforçar o embasamento teórico deste trabalho, faz-se referência a pesquisas de teóricos reconhecidos no campo da linguagem e da análise do discurso, como Bakhtin (1997, 1999 e 2012), Kleiman (2008), Koch e Elias (2015) e Tezza (2003).</p>2024-11-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Alphahttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistaalpha/article/view/5310Trânsitos da poeta2024-06-06T14:08:39-03:00Stephanie Chantal Duarte Silva[email protected]<p>Este trabalho estuda o modo como Cecília Meireles constrói a sua carreira poética no cenário da poesia brasileira, a partir da publicação de seu primeiro livro, Espectros (1919), até o livro Cânticos (1982), publicado postumamente. Dessa maneira, busca-se entender como esse percurso poético-biográfico da poeta contribui para a compreensão do aparecimento do livro Viagem (1939). Para reforçar o embasamento teórico deste trabalho, será feita referência a Sigmund Freud (2020), que explanam sobre o conceito de transitoriedade, e a Alain Badiou (2007), que discursa a respeito de concepções e questionamentos acerca do que é um século. Além disso, também será feita referência a alguns textos da fortuna crítica da poeta, a exemplo dos escritos de Carlos Drummond (1964), Manuel Bandeira (2009) e (1986), Alfredo Bosi (1978), Darcy Damasceno (1993), Alfredo Gomes (2017), Leila Gouvêa (2008), Murilo Moura (2016), Mário Quintana (2005) e Gustavo Rückert (2021).</p>2024-11-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Alphahttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistaalpha/article/view/5345O colecionador de livros em “O livro de areia” e “Se um viajante numa noite de inverno”2024-09-19T15:12:02-03:00Mariane de Sousa Oliveira[email protected]<p>Este trabalho tem como objetivo comparar o narrador-personagem do conto “O livro de areia”, de Jorge Luis Borges, e a personagem “não leitor/artista” do romance Se um viajante numa noite de inverno, de Italo Calvino. Com base nas considerações de Walter Benjamin a respeito do colecionador, buscamos uma aproximação entre essas personagens sob a hipótese de que ambas se configuram como colecionadores de livros, ainda que não sejam explicitamente referidas dessa forma. Ao final, percebemos que, assim como seus criadores, essas personagens apresentam aspectos de colecionadores, ao promoverem a separação do objeto de sua função e ao ato de salvar coisas da dispersão, atributos do autêntico colecionador.</p>2024-11-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Alphahttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistaalpha/article/view/5398Pasolini dança ao som de Legião Urbana2024-11-06T14:31:36-03:00Monique Almeida Silveira Barreto[email protected]<p>Parte-se da breve análise da letra da canção A dança, da banda brasiliense Legião Urbana, para propor uma reflexão a respeito das ideias expostas pelo cineasta e poeta Pier Paolo Pasolini (em especial nos textos O “discurso” dos cabelos, de 1973, e O verdadeiro fascismo e, portanto, o verdadeiro antifascismo, de 1974) e da imagem da dança como metáfora do pensamento como identificou Alain Badiou em ensaio homônimo. Para isso, apresenta-se a definição de letras-poema, cunhada por Maria Yonar Marinho dos Santos (2014), e passa-se a comparar trechos de A dança com trechos das referidas obras de Pasolini, demonstrando seus pontos de encontro. Por fim, considera-se que os autores da canção são leitores de Pasolini e defende-se que sua escolha para o título da letra-poema analisada pode ser tomada como uma referência à metáfora proposta por Badiou.</p>2024-11-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Alphahttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistaalpha/article/view/5399Colonização e mineração no Brasil e desenvolvimento regional 2024-11-06T16:14:00-03:00Alan Santos de Oliveira[email protected]José Antônio Moraes do Nascimento[email protected]<p>A presente pesquisa teve como objetivo principal a realização de um estudo amparado no aprofundamento teórico de temas relacionados à colonização do Brasil, à organização territorial e ao desenvolvimento regional, tendo como ponto de partida o processo histórico da formação de municípios, baseando-se no modelo lusitano, destacando-se suas causas e efeitos sociais, políticos e econômicos em território brasileiro. Para além da análise da extração do pau-brasil, das atividades da agricultura e da pecuária, os estudos foram direcionados para o processo de descoberta e exploração de pedras e metais preciosos no território onde se situa, atualmente, o estado de Minas Gerais, considerando-se a mineração como uma das principais vertentes que, historicamente, acabaram influenciando a política, a economia e a sociedade mineira. Ainda – procurando-se compreender a relação entre a formação de territórios, a criação de municípios e o desenvolvimento regional – foi realizado um estudo que permitiu compreender o processo de formação do município de Patos de Minas (MG), desde a sua condição originária de povoado no século XVIII, passando por distrito e, então, pela emancipação municipal, no século XX, até a sua classificação, no século XXI, como Microrregião de Desenvolvimento e Região Geográfica Intermediária do estado de Minas Gerais. Uma vez que a Constituição Federal de 1988 transferiu aos municípios brasileiros a maior autonomia de sua história, concedendo-lhes o status de ente federativo, considera-se a importância do município como território onde se identifica um elevado grau de autonomia, com atribuições e recursos próprios, bem como de um distrito eleitoral no qual os representes e os representados interagem em prol do desenvolvimento. A pesquisa constatou, também, que as regiões possuem suas peculiaridades e se desenvolvem em conformidade com seus próprios contextos e dinâmicas sociais, políticas e econômicas.</p>2024-11-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Alpha