https://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistaalpha/issue/feedRevista Alpha2025-07-11T15:45:13-03:00Geovane Fernandes Caixeta[email protected]Open Journal Systems<p style="text-align: justify;">A Revista Alpha é uma revista semestral, interdisciplinar, com avaliação de pares, publicada online pelos cursos de História, Letras e Pedagogia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). O escopo da Revista Alpha é publicar artigos científicos e ensaios inéditos de reconhecida qualidade acadêmica, bem como entrevistas e resenhas de obras recentemente publicadas, escritas por pesquisadores nacionais e estrangeiros.</p>https://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistaalpha/article/view/5593A gênese epistêmica do conceito de fonema e o movimento epistemológico de sistematização da fonologia na linguística de Iván de Baudouin de Courtenay2025-05-12T08:36:15-03:00Fábio Luiz de Castro Dias[email protected]<p>No presente artigo, temos como finalidade analisar teoricamente, sob o viés de uma historiografia epistêmica, o processo de engendramento da concepção de <em>fonema</em> na teoria linguística de Iván de Baudouin de Courtenay [1845-1929] e o seu fundamento psiquista, por ele compreendido como o conceito que adscreve a definição não do substrato físico e fisiológico da articulação sonora, mas, sim, da sua <em>representação</em> <em>psíquica</em>, que exerce, na língua, uma <em>função distintiva</em>. Igualmente dedicaremos um entendimento aos pressupostos da sua linguística que convergiram para a fundação epistemológica da <em>fonologia</em> enquanto o domínio da <em>reflexão psicofonética</em>, cujos princípios se tornaram basilares, aliás, para os estudos fonológicos do século XX. Para fazê-lo, recorremos a uma investigação historiograficamente epistêmica dos seguintes ensaios do linguista polonês: a) <em>O fonema </em>[Фонема], de 1899; <em>A fonologia </em>[Фонология], também de 1899; c) <em>Sobre os fundamentos psíquicos dos fenômenos linguísticos </em>[О психических основах языковых явлений], de 1903; e d) d) <em>A diferença entre a fonética e a psicofonética</em> [Разница между фонетикой и психофонетикой], de 1927. Com o nosso trabalho, esperamos contribuir um pouco mais para a divulgação das ideias courtenianas no nosso contexto acadêmico, principalmente para a ampliação da nossa visão no que se refere à sua importância para a consolidação científica da linguística.</p>2025-07-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Alphahttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistaalpha/article/view/5411Ensino superior militar e a produção científica docente2024-12-02T11:44:55-03:00Deise Becker Kirsch[email protected]Luciene Rose Lemes[email protected]Daniel Mateus O’Connell[email protected]<p>Esta pesquisa busca compreender o espaço de produção científica numa instituição militar, considerando o trabalho dos docentes civis. A investigação, que tem como objetivo identificar a produção científica dos professores civis do ensino superior militar, caracteriza-se por uma pesquisa bibliográfica e documental, de cunho qualitativo e quantitativo. O aporte teórico aborda a pesquisa científica, o ensino superior militar e os professores pesquisadores. Como resultados, a partir do mapeamento da produção docente pela extração dos dados do currículo Lattes, tem-se uma análise no que tange à produção bibliográfica, produção técnica, orientações e supervisões concluídas, participação e organização de eventos, demonstrando um quantitativo significativo de trabalhos realizados no período de cinco anos. Conclui-se que a atividade científica, por meio da produção acadêmica docente, está presente no ensino superior militar, mas ainda há desafios, como a ampliação desse espaço de produção e divulgação científica, a fim de consolidar a pesquisa na instituição.</p>2025-07-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Alphahttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistaalpha/article/view/5628A margem que não se vê2025-07-11T10:29:54-03:00Lara Passini Vaz- Tostes[email protected]<p>Este ensaio propõe uma travessia simbólica entre o conto <em>A terceira margem do rio</em>, de Guimarães Rosa, e a obra <em>Walden</em>, de Henry David Thoreau, a partir das ideias de escuta, ausência, presença ética e recusa do mundo normativo. Analisa-se como ambas as narrativas constroem figuras que não rompem com o mundo por ódio ou misantropia, mas por uma escuta ética profunda — uma recusa silenciosa que se transforma em forma de habitar o tempo. A canoa do pai e a cabana de Thoreau tornam-se símbolos de uma mesma travessia: o gesto de estar fora sem deixar de estar. O artigo entrelaça filosofia existencial, crítica literária e linguagem lírica como modo de pensar o ser entre margens.</p>2025-07-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Alphahttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistaalpha/article/view/5605Da adaptação de Flanagan à narrativa de Poe 2025-05-29T15:18:16-03:00Pedro Felipe Praxedes da Silva[email protected]Cícera Antoniele Cajazeiras da Silva[email protected]<p>O presente artigo faz uma análise comparativa do primeiro episódio – “Meia noite que apavora” – da minissérie <em>A Queda da Casa de Usher </em>(2023), adaptação do diretor Mike Flanagan, com o conto literário homônimo de Edgar Allan Poe, publicado originalmente em <em>Contos do Grotesco e do Arabesco</em> (1840) e presente na coletânea <em>Histórias extraordinárias </em>(2008). Pretende-se verificar de que formas a adaptação redimensiona e expande os elementos da narrativa poeana, considerando os recursos da linguagem audiovisual e o contexto de veiculação midiática. Para isso, fundamentam este trabalho teorizações sobre intertextualidade propostas por Leyla Perrone-Moisés, estudos sobre adaptação de Robert Stam e Linda Hutcheon, contribuições de Marcel Martin sobre linguagem cinematográfica, entre outros autores. Assim, nota-se que a minissérie, ao se apropriar das características inerentes à Allan Poe, reelabora aspectos do conto, explorando suas nuances implícitas, adaptando-os à mídia audiovisual e promovendo uma reflexão sobre sua permanência cultural contemporânea.</p>2025-07-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Alphahttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistaalpha/article/view/5467Memória, voz e olhar2024-12-23T14:20:57-03:00Stephanie Chantal Duarte Silva[email protected]<p>Este ensaio estuda como Cecília Meireles constrói sua poética por intermédio da relação espaço-tempo no livro <em>Solombra</em> (1963), com base em conceitos de espaço e de tempo na literatura e na poesia.A partir da leitura de alguns poemas, busca-se compreender de que modo o “eu lírico” enfrenta o tempo e a temporalidade, elaborando, diante da imaginação e da dor da perda (pela morte), uma memória de caráter melancólico. Assim, procurou-se mostrar que a construção dos versos em <em>Solombra</em> (1963) se realiza, nesse contexto, por meio da memória, da voz e do olhar do “eu lírico”, que conduz uma autorreflexão acerca de sua incompreensão quanto à própria presença no mundo.</p>2025-07-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Alphahttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistaalpha/article/view/5557Brincadeiras, brinquedos e jogos como recursos lúdicos na etapa da Educação Infantil2025-03-24T20:34:05-03:00Rafael Curty Ribeiro[email protected]José Ignacio Ribeiro Marinho[email protected]Thamiris Curty Ribeiro[email protected]<p>O presente estudo tem como objetivo apresentar os principais recursos lúdicos — brincadeiras, brinquedos e jogos — utilizados na Educação Infantil. A primeira seção aborda a relação entre a ludopedagogia e a Educação Infantil, bem como a definição do conceito de lúdico. A segunda seção dedica-se à caracterização dos recursos lúdicos e à análise de sua importância no contexto educativo, destacando sua contribuição para o desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil.</p>2025-07-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Alphahttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistaalpha/article/view/5563Drag families, queer nations2025-04-07T16:05:25-03:00Anselmo Peres Alós[email protected]Tiago Miguel Chiapinotto[email protected]Laura Valerio Sena[email protected]<p>O objetivo deste artigo/ensaio, apressado e um tanto fragmentado, é o de tentar rastrear algumas das noções teóricas oriundas dos estudos em torno da questão <em>queer</em> com potencial para repensar o quadro de estudos literários comparatistas. Interessa-nos compreender como certas discussões e categorias forjadas no seio dos estudos gays e lésbicos, dos estudos de gênero e da teoria <em>queer</em>, em suas intersecções com questões de gênero e raça, possam produzir percepções novas e produtivas para a análise dos fenômenos literários e culturais, em perspectiva transnacional, no que diz respeito a questões de autoria, representação, produção e circulação de bens simbólicos.</p>2025-07-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Alphahttps://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistaalpha/article/view/5599Consumo, vazio e as implícitas relações autoritárias 2025-05-20T12:31:13-03:00Luciano Henrique Diniz Andrade[email protected]Antônio Carlos Lopes Petean[email protected]<p>O presente ensaio propõe uma reflexão crítica sobre a correlação entre consumo, excesso, vazio e desorientação nas sociedades pós-modernas. Parte-se da hipótese de que o excesso material e o vazio subjetivo não são excludentes, mas dimensões coexistentes da experiência contemporânea. A partir dessa premissa, discute-se a redução das relações dirigistas, o declínio do amor, o arrefecimento da paixão e a narcisificação do eu, bem como os processos de personalização e individualização no interior da lógica consumista. O corpo é tomado como categoria analítica central, evidenciando sua transformação em mercadoria e seu papel na configuração das subjetividades na cultura pós-moderna.</p>2025-07-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Alpha