Revista Alpha
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<p style="text-align: justify;">A Revista Alpha é uma revista semestral, interdisciplinar, com avaliação de pares, publicada online pelos cursos de História, Letras e Pedagogia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). O escopo da Revista Alpha é publicar artigos científicos e ensaios inéditos de reconhecida qualidade acadêmica, bem como entrevistas e resenhas de obras recentemente publicadas, escritas por pesquisadores nacionais e estrangeiros.</p>pt-BR[email protected] (Geovane Fernandes Caixeta)[email protected] (Núcleo de Editoria e Publicações)Thu, 21 Dec 2023 16:13:54 -0300OJS 3.3.0.11http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss60Germinal
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<p><em>Germinal</em>, o célebre romance de Émile Zola, apontou a importância do papel dos mineradores de carvão na industrialização da França. A obra faz parte do patrimônio cultural francês, uma vez que apresentou à população as condições precárias de trabalho às quais eram subordinados os operários franceses e possibilitou um discurso de denúncia. Graças a Zola, a mina e os mineradores entraram para sempre na história mundial do trabalho. Para que seja possível compreender a relevância de <em>Germinal</em> nas relações profissionais estabelecidas no mundo capitalista moderno, o presente artigo pretende definir a importância do espaço da mina na consolidação de um discurso reivindicatório das condições de trabalho.</p>Helio Moïse Rodrigues Viana
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https://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistaalpha/article/view/5136Thu, 21 Dec 2023 00:00:00 -0300Algumas considerações sobre a escrita da história em Gilberto Freyre
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<p>O presente trabalho é fruto de reflexões desenvolvidas ao longo das disciplinas de Teoria e Historiografia, na pós-graduação, e História Econômica, na Universidade de Campinas, entre os anos de 2010 e 2011, as quais contribuíram para a construção do pensamento historiográfico brasileiro. Dessa forma, o texto aborda a trajetória intelectual de um dos maiores pensadores da realidade social e histórica brasileira, Gilberto Freyre, e como essa biografia se relaciona com alguns aspectos teóricos e metodológicos de sua obra, marcada pela sua multidisciplinaridade nas áreas das humanidades e pela originalidade da escrita historiográfica sobre o Brasil.</p>Diego Lopes de Campos
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https://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistaalpha/article/view/3151Thu, 21 Dec 2023 00:00:00 -0300De censores a leitores
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<p>Neste trabalho, objetivamos refletir sobre como o prazer da leitura atravessa as práticas de censura. Conjecturamos que a leitura de prazer modifica a forma como os leitores lidam com os processos censórios. Para tanto, tomamos o conto “Um general na biblioteca” (2001), do escritor italiano Italo Calvino, e algumas considerações desenvolvidas nos textos de Eneida Beraldi Ribeiro (2012), Daniel Roche (1996), Roland Barthes (1987), Alberto Manguel (1997) e Italo Calvino (2015) para tecer argumentos a favor do nosso pressuposto. Através dos leitores presentes no conto e de algumas personagens históricas evocadas no texto de Ribeiro (2012), constatamos que o prazer da leitura rivaliza-se com a censura; transforma os leitores, encorajando-os a enfrentá-la, e converte censores em leitores.</p>Mariane de Sousa Oliveira
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https://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistaalpha/article/view/4982Thu, 21 Dec 2023 00:00:00 -0300A construção da enunciação ou a construção do enunciado? Diálogos entre duas traduções de um ensaio de Volóchinov
https://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistaalpha/article/view/5181
<p>Esse artigo pretende examinar as diferenças entre duas traduções de um artigo de Valentin Volóchinov, escrito em 1930, para o português brasileiro. Trata-se de trabalho resultante de pesquisa vinculada ao Projeto <em>Análise Dialógica do Discurso</em>: diálogos com teoria e prática à luz das novas traduções das obras de Bakhtin e do Círculo, realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Os textos das duas traduções foram comparados e analisados quanto aos termos e construções sintáticas empregados para analisar o sentido produzido e suas implicações na interpretação do texto e a eventual (in)adequação à Análise Dialógica do Discurso. O cotejo das duas edições aponta para diferenças fundamentais e mostra que a tradução direta trouxe muitos benefícios ao público leitor da obra em português.</p>Taiane Andrade, Adriana Pucci Penteado de Faria e Silva
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https://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistaalpha/article/view/5181Thu, 21 Dec 2023 00:00:00 -0300Supremacia do eu-filósofo, efeito no outro
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<p>Rousseau, em <em>Os devaneios do caminhante solitário</em>, obra póstuma e inacabada, publicada em 1782, problematiza a questão do eu, embaçando, no plano literário, a tríade autor-texto-leitor, cujo efeito pode ser assim resumido: alheio aos seus iguais, radicaliza a si mesmo num movimento que diz algo sobre si, para si, sobre o outro e para o outro, de modo que a partir “deles” seja possível chegar a “mim”, a fim de conhecer e dar a conhecer “o que sou”. Logo, “o que sou” desdobra-se em “o que somos” em realidade, ficção, razão e imaginação (devaneio). Assim, assumindo-se que as Luzes não foram senão um conflito sobre o sentido a dar ao conflito, “não há Luzes sem crítica, não há crítica sem os outros, não há outros sem ficção” (BINOCHE, 2018, p. 27, tradução nossa). Esta é a proposta de leitura da “Primeira caminhada” de <em>Os devaneios do caminhante solitário</em>.</p>Larissa Carolina de Andrade
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https://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistaalpha/article/view/5134Thu, 21 Dec 2023 00:00:00 -0300Kid strip e representações da infância na contemporaneidade
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<p>O presente estudo circunscreve-se na área de Literatura, alicerçando-se especialmente entre dois campos: Literatura e Intermidialidade. Ancora-se, sobremaneira, em uma pesquisa das representações da infância nas <em>kid strips Armandinho</em>, de Alexandre Beck (cartunista e ilustrador catarinense). Busca-se observar, nas personagens infantis que as protagonizam, características psicológicas, como desconcerto, humor, inteligência, sátira e transgressão. Assinala-se que o objetivo geral é compreender efeitos de sentido – no campo da ficção – nas tirinhas (impressas ou virtuais) que envolvem a personagem Armandinho, assim como os demais personagens infantis que integram sua turma. Para tanto, basear-nos-emos nos seguintes teóricos: Thierry Groensteen (2015), Will Eisner (2010) e Scott McCloud (2005) para compreender o sistema dos quadrinhos; Sophie Van der Linden (2018) em sua abordagem acerca dos processos de ilustração, diagramação e tipografia; Paulo Ramos (2007, 2017) e Vítor Nicolau (2013), com o intuito de aprofundarmos os estudos sobre conceito, história e linguagem; Márcio Antônio Gatti (2013) e Renan Silva Duarte (2018), no que abarca o universo <em>kid strips</em> e as representações da infância.</p>José Ignacio Ribeiro Marinho
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https://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistaalpha/article/view/5182Thu, 21 Dec 2023 00:00:00 -0300Tirinhas
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<p>O presente artigo tem como objetivo traçar um breve panorama das tirinhas e elencar maneiras de como elas podem ser incorporadas ao ambiente educacional. Por meio de uma revisão bibliográfica (Cardoso (2013), Matencio (2012), Pessoa (2016), Rama e Vergueiro (2007) e Ramos (2022)), consideram-se as tirinhas como um recurso eficaz para aprimorar a aquisição de habilidades de leitura e escrita. Segundo os autores estudados, a capacidade das tirinhas de abordar temas complexos de maneira divertida, explorando o elemento lúdico como uma forma de aprendizado, faz com que elas sejam ferramentas de ensino eficazes. Além disso, verificou-se que a utilização das tirinhas como estratégia pedagógica depende da adaptação, feita pelo professor, às necessidades educacionais dos alunos. Este artigo é apenas ponto de partida para educadores interessados em explorar o vasto potencial das tirinhas, promovendo assim o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e pensamento crítico dos alunos.</p>Hirlene de Oliveira e Silva
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https://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistaalpha/article/view/5125Thu, 21 Dec 2023 00:00:00 -0300Desenvolvimento de Recursos Táteis Sensoriais em Tecnologia Assistiva (TA) para estudantes surdocegos
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<p>Este trabalho aborda o desenvolvimento de modelos sensoriais pedagógicos em Tecnologia Assistiva (TA) para estudantes surdocegos. A surdocegueira é uma deficiência única que apresenta estratégias para locomoção, comunicação, orientação e mobilidade, demandando sistemas de comunicação e recursos pedagógicos especializados. O objetivo deste estudo é analisar e desenvolver modelos sensoriais táteis em TA para contribuir com o processo de letramento dos estudantes surdocegos, incorporando elementos sensoriais. Adotamos uma abordagem qualitativa, visando compreender a complexidade do problema e a interação entre variáveis. A metodologia inclui uma revisão sistemática da literatura e uma abordagem exploratória, sistemática e interpretativa para análise dos dados. Esta pesquisa dialoga com contribuições para Educação Especial, destacando-se autores como Oliveira (2023), Ciavatta (2014), Ramos (2017), Souza e Rahme (2023), Lévy (1995), Maia (2020), Bersch (2017), Maia, Aráoz, Ikonomidis (2010), Araújo, Pereira e Santana Júnior (2014), Almeida (2015) e Watanabe (2017), e busca ampliar a compreensão do processo de ensino-aprendizagem para estudantes surdocegos a partir dos recursos em TA.</p>Ana Sara Tomé Borges, Eliane Maria de Carvalho, Bruno Pereira Garcês, Diego Augusto Costa Alves
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https://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistaalpha/article/view/5183Thu, 21 Dec 2023 00:00:00 -0300"Pedagogia do Esporte" no Brasil
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<p>O desenvolvimento das Ciências do Esporte, quando o esporte é tratado como um fenômeno sociocultural com diferentes funções e à disposição de todos, incluindo sua utilização para fins educativos, fez com que alguns estudiosos pudessem trabalhar com uma linha de pensamento, a Pedagogia do Esporte. O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão bibliográfica com a intenção de demonstrar alguns princípios da Pedagogia do Esporte que poderiam influenciar na iniciação esportiva, destacando a comunidade acadêmica dedicada à Pedagogia do Esporte divulgar mais estudos relativos aos processos de ensino, vivência e aprendizagem esportivas, estabelecendo interface entre a prática didática e a produção científica.</p>Luís Cláudio da Mota Corrêa , Adelino José de Carvalho Dias
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https://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistaalpha/article/view/5180Thu, 21 Dec 2023 00:00:00 -0300