Qualidade de ovos comercializados em Patos de Minas (MG)
Palavras-chave:
espessura de casca, feira-livre, peso de albúmen, porcentagem de gemaResumo
O ovo se destaca no mercado por apresentar valor acessível, além de ser considerado um dos alimentos naturais de maior valor biológico. Vários fatores podem influenciar a qualidade interna e externa de ovos, como o tempo de armazenamento prolongado ocasionando alterações nas características físico-químicas e funcionais do albúmen e da gema dos ovos inteiros. Objetivou-se avaliar a qualidade física interna e externa dos ovos comercializados em Patos de Minas, Minas Gerais. Foi utilizado um delineamento inteiramente casualizado, constituído de três tratamentos (distintos locais de comercialização: ovos caipiras comercializados no mercado municipal; ovos de granja comercializados em supermercados; ovos caipiras comercializados em feira-livre), cada tratamento com 36 repetições (ovos), totalizando 108 amostras experimentais. Foram avaliados parâmetros de qualidade externa (peso do ovo; peso, espessura e porcentagem da casca) e qualidade interna (peso, altura e porcentagem de albúmen; peso, diâmetro, altura e porcentagem da gema; densidade). Os ovos provenientes da feira-livre obtiveram os mesmos resultados internos que os de supermercado, diferenciando apenas no diâmetro de gema, a qual foi maior para supermercado. Os ovos provenientes de supermercados tiveram maiores resultados na qualidade externa, para espessura e peso de casca, possivelmente por ter origem em empresas de postura com controle de qualidade, controle nutricional e padronização racial.