https://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistadocmeb/issue/feed Revista do CMEB 2019-10-21T14:21:52-03:00 Adriene Sttéfane Silva [email protected] Open Journal Systems <p style="text-align: justify;">A Revista do CMEB é um periódico anual resultante dos trabalhos apresentados no Congresso Mineiro de Formação de Professores para a Educação Básica (CMEB), promovido pelos cursos de História, Letras, Pedagogia e Ciências Biológicas do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). O CMEB vem sendo realizado anualmente pelos referidos cursos desde 2004, como forma de incentivar a prática pedagógica e a pesquisa científica entre os profissionais das licenciaturas. A comissão organizadora do Congresso vem sugerindo, desde então, que a prática e a pesquisa resultam na expansão do conhecimento e na reflexão amadurecida sobre os processos pedagógicos inerentes à sala de aula. Nesse sentido, a Revista do CMEB, fundada em 2018, tem por finalidade publicar anualmente artigos das áreas contempladas pelo congresso, por meio de uma avaliação de seu comitê editorial, considerando os seguintes temas específicos: I Ciências Biológicas; II História; III Letras e IV Pedagogia.</p> https://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistadocmeb/article/view/1208 A afetividade na relação professor-aluno 2019-10-21T14:21:52-03:00 Gleice Minas Cordeiro Cunha [email protected] Mariana Pereira Braga Caixeta [email protected] Cássia Kelly Alves [email protected] Edite da Glória Amorim Guimarães [email protected] <p>Esta pesquisa objetivou analisar a relação entre professora e alunos, dentro da sala de aula, bem como o que as professoras da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental entendem por afetividade, qual a importância que elas atribuem ao afeto no processo de ensino-aprendizagem e se essa relação está presente no cotidiano escolar. Buscou-se, também, compreender como esse afeto é transmitido para os alunos e verificar se as atitudes comportamentais dos alunos em sala tem relação com a postura da professora. Para efetivar esta pesquisa, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e webliográfica, estudando autores como Piaget, Wallon e Vygotsky que tratam dessa temática. Foi realizada, também, uma pesquisa de campo numa turma de uma escola de Educação Infantil e outra no 3º ano do Ensino Fundamental, ambas da rede pública. A pesquisa de campo teve por base um questionário aplicado às professoras e a observação das aulas das mesmas. A seguir, realizou-se a consolidação dos dados coletados, bem como a análise deles à luz da teoria referente à temática. Observando as aulas e as respostas das professoras ao questionário e cruzando esses dados com a teoria, ficou elucidado que a afetividade traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento da criança no processo de ensino-aprendizagem e que as professoras estão atentas a essa questão, uma vez que procuram desenvolver suas aulas baseadas no carinho e respeito para com seus alunos.</p> 2019-08-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista do CMEB https://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistadocmeb/article/view/1163 A educomunicação como método inovador de ensino em escolas públicas de Patos de Minas 2018-10-19T13:31:26-03:00 Ana Caroline Lucena Vicença [email protected] Carina Caetano [email protected] Eduardo Rafael Silva [email protected] Adriene Sttéfane Silva [email protected] <p>Este artigo busca estudar como a Educomunicação pode ser um método dinâmico e atual de aprendizagem que ultrapassa os métodos tradicionais, monótonos e arcaicos. Traz-se uma nova proposta para estimular a busca pelo conhecimento de forma lúdica por meio de Revistas em quadrinhos que abordam temas sobre a disciplina de História para alunos do ensino público de Patos de Minas/MG.</p> 2019-08-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista do CMEB https://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistadocmeb/article/view/925 A formação do gestor escolar no âmbito do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí 2018-10-18T16:58:07-03:00 Josélia Maria da Silva Farias [email protected] <p>A globalização da economia ocasionou muitas mudanças na sociedade, uma delas é a descentralização das tomadas de decisões em muitos âmbitos da sociedade. Nesse contexto, a gestão escolar centralizada perde o poder na sociedade, dando lugar a uma gestão com características democráticas na qual o gestor é um dos principais responsáveis pela sua efetivação. Nesse sentido, o estudo objetiva refletir sobre a formação do gestor escolar no âmbito do Curso de Pedagogia da UFPI, bem como sobre as contribuições da gestão democrática do ensino público. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica associada à técnica de análise de conteúdo. Os resultados, entre outros aspectos, apontam para a necessária revisão da formação docente e para a instauração e/ou o fortalecimento de processos de mudanças no interior da IES, a fim de que responda aos novos desafios do contexto educacional brasileiro.</p> 2019-08-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista do CMEB https://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistadocmeb/article/view/1197 A pedagogia histórico-crítica 2018-10-25T13:08:56-03:00 Henrique Carivaldo de Miranda Neto [email protected] Adriene Sttéfane Silva [email protected] <p>O presente artigo apoia-se na leitura da obra <em>Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações</em>, de Dermeval Saviani, publicada pela primeira vez em 1991. Pretendeu-se, a partir dessa leitura, delinear os principais conceitos definidores da pedagogia histórico-crítica, situando-a no quadro das tendências críticas da educação brasileira, explicitando sua contextualização histórica e teórica, ao mesmo tempo em que se buscou demonstrar as implicações dessa concepção para a prática educacional.</p> 2019-08-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista do CMEB https://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistadocmeb/article/view/923 Análise da avaliação mediadora no âmbito da educação superior 2018-10-19T10:49:37-03:00 Laryssa Paiva Caixeta [email protected] <p>A avaliação educacional no Brasil, em geral, é praticada pelos docentes de forma coercitiva e classificatória. Isso enseja muitos temores aos discentes, que se sentem coagidos a tirarem boas notas para serem classificados como bons alunos e que se esquecem de preocupar com o aprendizado. Esse modelo tradicional pode ser percebido na educação básica e na educação superior. Com o escopo de modificar tal situação, Hoffmann apresenta o conceito de avaliação mediadora, que visa refletir acerca do processo avaliativo e construir uma relação, sedimentada no diálogo entre aluno e professor, capaz de mediar um aprendizado crescente e enriquecido. Todavia, a aplicação de tal modelo gera resistência por parte de professores, alunos, familiares e sociedade, mormente no que concerne ao âmbito da educação superior. Assim, apresenta-se a seguir uma análise da avaliação mediadora nessa esfera para que se visualizem as peculiaridades e os desafios que envolvem sua efetivação na educação brasileira.</p> 2019-08-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista do CMEB https://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistadocmeb/article/view/1155 Indisciplina no ensino superior 2018-10-25T13:09:53-03:00 Aparecida Silvério Rosa [email protected] Fernanda Telles Márques [email protected] <p>O presente artigo tem como objetivo analisar comparativamente os entendimentos de alunos e de professores de um curso superior acerca da questão da indisciplina em referido nível de ensino. Trata-se de uma investigação em abordagem qualiquantitativa, realizada por meio de pesquisa bibliográfico-documental e de campo. A pesquisa de campo foi feita no curso de Medicina Veterinária de uma IES privada da cidade de Patos de Minas e teve como participantes professores e alunos do 2º e do 10º período. Para a coleta dos dados, utilizou-se de um questionário misto a um total de 146 discentes e 12 docentes. Os resultados mostraram que todos os participantes dessa pesquisa consideram diversas situações como indisciplinadas. As concepções dos professores, dos alunos iniciantes e dos concluintes relacionam a indisciplina aos comportamentos que se contrapõem às regras, normas preestabelecidas para o bom andamento das atividades escolares. Com a pesquisa, vimos, ainda, que indisciplina diz respeito, muito mais, à falta de atenção e concentração na aula e/ou na atividade proposta.</p> 2019-08-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista do CMEB https://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistadocmeb/article/view/1014 Levantamento florístico da Escola Estadual “Nossa Senhora da Piedade” como instrumento para educação ambiental 2018-10-19T10:50:22-03:00 Gabriel José da Silva [email protected] Marcos Gomes dos Reis [email protected] Talita Soares Ferreira [email protected] Amanda Aparecida Vieira Dias [email protected] Lorrayne de Barros Bosquetti [email protected] <p>O Brasil é um país megadiverso, com uma flora muito rica (BRASIL, 2016), e o Cerrado brasileiro apresenta 36,9% do total de espécies listadas na “Flora do Brasil” (FERNANDES <em>et al</em>., 2016). A biodiversidade tem vital importância para a manutenção de ecossistemas e para as atividades humanas (BRASIL, 2006b). Entretanto, o Cerrado vem passando por dificuldades em decorrência da exploração de seus recursos. Sendo assim, é imprescindível a ação da educação ambiental nos mais diversos ambientes para criar um sentimento de respeito com a natureza e de necessidade de cuidar de nossa biodiversidade. O objetivo do presente estudo foi realizar o levantamento florístico das espécies arbustivas e arbóreas na escola estadual “Nossa Senhora da Piedade” em Lagoa Formosa – MG. A relação de espécies vegetais servirá de material para o desenvolvimento de posteriores trabalhos de educação ambiental. Foram encontrados 178 indivíduos pertencentes a 60 espécies e 26 famílias botânicas. A família com maior número de indivíduos foi a família Fabaceae, e a espécie mais presente foi <em>Peltophorum dubium </em>(Spreng.) Taub., conhecida por canafístula. Espera-se, depois desse estudo, que a comunidade escolar possa desenvolver trabalhos de educação ambiental envolvendo a flora presente na escola.</p> 2019-08-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista do CMEB https://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistadocmeb/article/view/822 Qualidade microbiológica da água de bebedouros em escolas públicas no município de Patos de Minas – MG 2018-11-01T12:07:31-03:00 Maria Rejane Borges de Araújo [email protected] Thais Alves Moreira [email protected] <p>Não se têm observado, nas mais diversas esferas da administração pública brasileira, ações — ou os movimentos são fracos — em relação às iniciativas de apoio à fiscalização dos bebedouros tanto em escolas quanto em locais públicos. Assim, considerando os aspectos sobre as condições sanitárias dos bebedouros, faz-se necessária uma averiguação que, no presente trabalho, foi efetuada na água. Esse estudo visou avaliar a qualidade microbiológica da água servida em bebedouros de escolas públicas do município de Patos de Minas – MG. Foi coletada uma amostra de bebedouros de dez escolas públicas do município de Patos de Minas, no mês de agosto de 2017. Foram avaliados os parâmetros de contagem de bactérias heterotróficas, presença e ausência de coliformes totais e <em>Escherichia</em> <em>coli</em>. Para a contagem de bactérias heterotróficas, utilizou-se a técnica de inoculação em profundidade<strong>. </strong>Para a pesquisa de coliformes totais e <em>Escherichia coli</em>, utilizou-se o método presença/ausência em substrato cromogênico COLITAG. Os resultados apontaram que oito amostras não apresentavam conformidade com a Portaria de Consolidação n° 5 de 28/09/2017 (anexo XX), por apresentarem contagem de bactérias heterotróficas acima do permitido. A pesquisa de coliformes totais e <em>Escherichia coli</em> de 100% das amostras apresentou em conformidade com a legislação em vigor. O resultado insatisfatório para o parâmetro bactérias heterotróficas é decorrente da falta de higienização da caixa d’água e da falta de manutenção e troca do filtro do bebedouro. Ao avaliar a qualidade microbiológica da água servida em bebedouros de dez estabelecimentos de ensino público de Patos de Minas, supõe-se que alguns estabelecimentos não estão realizando adequadamente a higienização em caixas d´água e manutenção do filtro dos bebedouros.</p> 2019-08-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista do CMEB https://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistadocmeb/article/view/1173 Mediação pedagógica e tecnológica frente ao uso das tecnologias da informação e comunicação na modalidade de educação a distância 2018-10-29T14:46:34-03:00 Adriene Sttéfane Silva [email protected] Henrique Carivaldo de Miranda Neto [email protected] Silvana Malusá [email protected] <p>O presente artigo tem como intuito apresentar e discutir os conceitos relativos a mediação pedagógica e tecnológica das tecnologias da informação e comunicação (TICs) na modalidade de Educação a Distância (EaD). Para tanto, discute-se o paradigma da Educação de acordo com a proposta de Thomas Kuhn (1991). Como alicerce epistemológico da Educação, apresenta-se o conceito e a proposta de mediação segundo a teoria sociointeracionista vigotskiana abordada por Bronckart (1999). A metodologia de pesquisa se enquadra como qualitativa de caráter bibliográfico. Assim, a presente pesquisa tem como premissa fomentar a construção e o desenvolvimento de uma amostra de mediação pedagógica e tecnológica que viabilize a construção de uma aprendizagem significativa, em que professores e alunos sejam sujeitos ativos em novo processo de ensino-aprendizagem, em que ocorra a ressignificação dos atores e dos métodos, possibilitando assim um ambiente propício à construção do conhecimento na Educação.</p> 2019-08-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista do CMEB https://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistadocmeb/article/view/1174 O estágio supervisionado de Ciências Biológicas e suas práticas profissionais 2018-10-25T12:03:47-03:00 Norma Aparecida Borges Bitar [email protected] Bethânia Cristhine de Araújo [email protected] Amanda Aparecida Vieira Dias [email protected] <p>Uma educação que transforma e promove o desenvolvimento social demanda do futuro professor ter a consciência e a clareza do que enfrentará a cada dia. A importância da práxis para os cursos de licenciatura promove a maior integração entre a aprendizagem acadêmica e a compreensão da dinâmica das instituições escolares de ensino, possibilitando ao discente estabelecer relações entre a teoria estudada em sala de aula e a prática de ensino. Esse estudo tem o objetivo de partilhar algumas práticas pedagógicas do Estágio Supervisionado (ES) que são rotineiras e parte integrante do modelo pedagógico de uma Instituição de Ensino Superior (IES), o UNIPAM. Esta pesquisa apresenta atividades práticas que demonstram que o aprendizado, por meio do exercício de funções referentes à profissão que será exercida no futuro, adiciona conhecimentos práticos aos teóricos, e um estágio efetivo proporciona ao futuro professor a capacidade de enfrentar e superar os desafios da profissão. É uma etapa importante para o seu crescimento, pois um estágio bem delineado é garantia de sucesso em sala de aula. O projeto integrador nessa IES tem apresentado aos discentes possibilidades profissionais exitosas e inovadoras nas áreas de atuação de sua formação profissional. A criação de escolas fictícias leva o alunado a compreender melhor o funcionamento de uma escola de Educação Básica, além de lhes orientar em atividades escolares. As práticas pedagógicas realizadas nessa IES levaram os graduandos de Licenciatura em Ciências Biológicas a desenvolverem atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionando-lhes um saber profissional específico, além da participação em situações reais de vida e de trabalho.</p> 2019-08-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista do CMEB