ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE GESTORES DE SUPERMERCADOS DE GRANDE E MÉDIO PORTE DE PATOS DE MINAS SOBRE OS FUNDAMENTOS DA ECONOMIA BRASILEIRA ATUAL

  • KARINE APARECIDA SILVA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS

Resumo

Frente a uma economia instável o presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção de gestores do setor supermercadista de grande e médio porte de Patos de Minas sobre os fundamentos da economia brasileira atual. Em meio a uma conjuntura de crise econômica, diversos setores são afetados, dentre eles o ramo supermercadista, seguimento este que compõe o setor varejista e que detém de grande participação no crescimento econômico do país. Nesse sentido, compreender os fundamentos macroeconômicos que regem a economia é de extrema importância e se tornam fatores decisivos na tomada de decisão que podem ou não contribuir para o sucesso do negócio. Para tal finalidade, o trabalho foi desenvolvido com base em pesquisas bibliográficas e webliográficas que possibilitaram um maior aprofundamento e conhecimento sobre o tema abordado. A análise de discussão e resultados ocorreu por meio de entrevistas elaboradas com os gestores de supermercados, através de um questionário semiestruturado qualitativo com perguntas abertas que foram aplicadas pessoalmente com os gestores de quatro supermercados de grande e médio porte de Patos de Minas; Moderno, Walmart, Bernardão e Mart Minas. A partir da análise do conteúdo, foram confrontadas as respostas dos entrevistados com material teórico pesquisado, no qual foram levantados os principais pontos chave das estratégias praticadas pelos gestores dos supermercados em meio à crise. Os resultados identificados foram relevantemente satisfatórios e possibilitaram além de ampliar os conhecimentos, a possibilidade de ver a teoria na prática.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
ADMINISTRAÇÃO/ECONOMIA
Publicado
2016-11-18
Como Citar
SILVA, KARINE APARECIDA. ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE GESTORES DE SUPERMERCADOS DE GRANDE E MÉDIO PORTE DE PATOS DE MINAS SOBRE OS FUNDAMENTOS DA ECONOMIA BRASILEIRA ATUAL. Revista do COMINE, [S.l.], v. 1, n. 1, nov. 2016. ISSN 2527-2535. Disponível em: <https://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistadocomine/article/view/187>. Acesso em: 25 aug. 2019.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Economia; Supermercados; Tomada de decisão