PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: uma análise de uma empresa do comércio varejista da cidade de Carmo do Paranaíba-MG

  • Felipe Augusto Abreu Boaventura Centro Universitário de Patos de Minas

Resumo

Percebe-se que as recentes modificações no mundo globalizado ocasionarão radicais alterações na estrutura do ambiente empresarial, sobretudo no que se refere ao aumento da competitividade. O planejamento estratégico é de grande importância, pois possibilita uma análise criteriosa no ambiente organizacional maximizando a organização perante o mercado. Com base na importância do planejamento estratégico este artigo procura analisar as diversas tipologias de estratégia consolidadas pelos autores Porter, Ansoff & Stewart, Mintzberg e Miles & Snow à luz das vantagens competitivas de uma empresa Carmense. Os dados foram coletados através de entrevistas, com a empresária da empresa âncora. Utilizou-se fundamentos teóricos obtidos com o acesso a livros, artigos e mídia eletrônica. Com o estudo detectou-se a existência de um planejamento estratégico na empresa e sua correta utilização e possibilitou determinar a melhor tipologia de estratégia, sendo definida a partir do critério de adaptabilidade ao contexto em que se insere. Por se tratar de um estudo de caso, à empresa objeto de estudo almeja oferecer conhecimento a outras empresas com os resultados obtidos através desta pesquisa.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Percebe-se que as recentes modificações no mundo globalizado ocasionarão radicais alterações na estrutura do ambiente empresarial, sobretudo no que se refere ao aumento da competitividade. O planejamento estratégico é de grande importância, pois possibilita uma análise criteriosa no ambiente organizacional maximizando a organização perante o mercado. Com base na importância do planejamento estratégico este artigo procura analisar as diversas tipologias de estratégia consolidadas pelos autores Porter, Ansoff & Stewart, Mintzberg e Miles & Snow à luz das vantagens competitivas de uma empresa Carmense. Os dados foram coletados através de entrevistas, com a empresária da empresa âncora. Utilizou-se fundamentos teóricos obtidos com o acesso a livros, artigos e mídia eletrônica. Com o estudo detectou-se a existência de um planejamento estratégico na empresa e sua correta utilização e possibilitou determinar a melhor tipologia de estratégia, sendo definida a partir do critério de adaptabilidade ao contexto em que se insere. Por se tratar de um estudo de caso, à empresa objeto de estudo almeja oferecer conhecimento a outras empresas com os resultados obtidos através desta pesquisa.
Publicado
2016-11-18
Como Citar
BOAVENTURA, Felipe Augusto Abreu. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: uma análise de uma empresa do comércio varejista da cidade de Carmo do Paranaíba-MG. Revista do COMINE, [S.l.], v. 1, n. 1, nov. 2016. ISSN 2527-2535. Disponível em: <https://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistadocomine/article/view/190>. Acesso em: 23 may 2019.
Seção
Artigos