Estudantes LGBTQIA+ na escola

o arco-íris nem sempre colorido

Autores

  • Wesley Frank Silva Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Thales do Amaral Santos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Paulo Henrique de Queiroz Nogueira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

orientação sexual, gênero, LGBTQIAfobia, escola, cidadania

Resumo

A sexualidade humana, sobretudo em virtude de influências culturais e religiosas, tem sido fruto de profundas polêmicas e divergências no âmbito da sociedade contra aqueles que apresentam gênero e/ou orientação sexual divergentes do padrão de heteronormatividade. Condutas e comportamentos discriminatórios e preconceituosos têm se inserido em diversos espaços, com destaque no ambiente escolar. Embora seja atribuição da escola o papel de formar cidadãos para a diversidade e as diferenças, o que se verifica é que esses espaços necessitam revisar seus princípios e práticas em relação à sexualidade, contribuindo para a desconstrução de velhos e ultrapassados paradigmas. Diante desse cenário, o presente artigo teve como objetivo discutir gênero, sexualidade humana e LGBTQIAfobia no ambiente escolar, identificando as principais formas de discriminação sofridas pelos alunos LGBTQIA+, com ênfase nas diferenças e no direito à cidadania. Por meio de uma revisão sistemática da literatura, mostramos que a reprodução de ideias distorcidas acerca da orientação sexual, de modo especial no ambiente escolar, tem contribuído para o desenvolvimento e consolidação de um comportamento agressivo e violento contra os indivíduos LGBTQIA+.

Biografia do Autor

Wesley Frank Silva Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestrando em Educação e Docência pela Faculdade de Educação da UFMG

Thales do Amaral Santos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestrando em Educação e Docência pela Faculdade de Educação da UFMG

Paulo Henrique de Queiroz Nogueira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Educação - UFMG

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Publicado

2021-06-09

Edição

Seção

Artigos