Desvelando o Transtorno do Espectro Autista

o autismo

Autores

  • Vitória Viana Caixeta Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Edite da Glória Amorim Guimarães Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

inclusão, desafios, escola, processo ensino aprendizagem, autismo

Resumo

O presente artigo teve como finalidade conhecer a história do autismo, suas causas, dificuldades, desafios e sintomas, ressaltando a importância da inclusão do autista no meio escolar e na sociedade, respeitando seus limites e seu tempo. A pesquisa teve como objetivo, também, destacar a importância da família e da escola no processo ensino aprendizagem da criança autista e os desafios enfrentados pelo professor. Outro aspecto importante discutido nessa pesquisa foi a importância da afetividade na relação professor-aluno. Apresentamos, também, os graus do autismo e as dificuldades que as crianças apresentam na relação com o outro, na comunicação social. É importante destacar que há diferentes tipos de autismo e que nem sempre os sintomas são os mesmos para todos os indivíduos autistas. A problematização desta pesquisa partiu dos questionamentos: Qual é o papel dos professores no desenvolvimento da criança autista? Quais têm sido os principais desafios enfrentados pelos professores na lida com as crianças que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA), em sala de aula? Entendemos que é importante o papel do professor no desenvolvimento de qualquer criança e, de forma mais especial ainda, no desenvolvimento da criança autista. Nesse sentido, o professor precisa ter uma formação adequada para lidar com essa criança, respeitando seus limites e seu tempo, fazendo com que o aluno autista seja incluído na sala de aula, para que haja interação com outras crianças e com o professor, o que influenciará no processo ensino-aprendizagem. Com isso, o docente capacitado pode desenvolver um ótimo trabalho em sala de aula e, assim, o autista conseguirá desenvolver-se na interação com os colegas. Para alcance de tal intento, foi utilizada uma pesquisa bibliográfica, de cunho exploratório. Autores como Assumpção (1995), Gauderer (1993) e Chalita (2003) foram utilizados para a construção da fundamentação teórica do estudo. Além disso, legislações que dispõem sobre direitos e ações voltados a pessoas com TEA foram consideradas para as discussões empreendidas.

Biografia do Autor

Vitória Viana Caixeta, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda do curso de Pedagogia

Edite da Glória Amorim Guimarães, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

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Publicado

2021-06-09

Edição

Seção

Artigos