Ambiente escolar como método de aprendizagem na Educação Infantil

Autores

  • Cássia Alves Soares Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Edite da Glória Amorim Guimarães Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

ambiente escolar, Educação Infantil, aprendizagem, desenvolvimento

Resumo

O presente trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa acerca da Educação Infantil, com ênfase no ambiente escolar, espaço adaptado às necessidades das crianças, ao auxílio na construção da identidade do educando para que se torne um indivíduo responsável e autônomo. O principal objetivo desta pesquisa foi ampliar o olhar sobre o ambiente escolar, levando-se em consideração a relação professor-aluno dentro da sala de aula, local onde o lúdico e o ambiente preparado são fundamentais e facilitadores da aprendizagem. Como metodologia, foram realizadas leituras e estudos aprofundados. Houve também a análise de diversos autores que retratam a importância do ambiente escolar como método de aprendizagem. Por meio deste estudo, compreendeu-se que o ambiente escolar necessita de maior atenção, pois o espaço físico deve ser organizado de acordo com cada faixa etária da criança. Este artigo evidencia que o ambiente adequado e acolhedor é fundamental ao processo de ensino aprendizagem da criança.

Biografia do Autor

Cássia Alves Soares, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda do Curso de Pedagogia (UNIPAM)

Edite da Glória Amorim Guimarães, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

Downloads

Publicado

2021-06-09

Edição

Seção

Artigos