Supervisor escolar

missão, exercício, desafios e perspectivas

Autores

  • Ana Maria Lima de Souza Alves Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Elisa Aparecida Ferreira Guedes Duarte Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

supervisão escolar, legislação educacional, escola, educação básica

Resumo

O presente trabalho almeja desvelar a importância do supervisor escolar no âmbito da instituição de ensino. Para tanto teve como objetivo geral conhecer e analisar a atuação do supervisor, conceituando e observando os limites da supervisão, levando-se em consideração seus objetivos e sua missão. A pesquisa foi realizada a partir de um estudo bibliográfico sobre o tema, visando verificar a importância da atuação do supervisor educacional, o processo histórico, conceitos, limites, formação e formas de atuação dentro da instituição escolar. Nesta fase, foram abordados os seguintes teóricos: Medina (2003), Saviani (2003), Lima (2001), Przybylski (1982), Alonso (2003) Ferreira (2003). A pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública de Patos de Minas, com os supervisores e professores das séries iniciais do ensino fundamental. A coleta de dados se deu por meio de observação e também de um questionário em que foram levantados dados sobre a atuação do supervisor educacional dentro da escola.  Após a observação e análise do trabalho das supervisoras, pôde-se constatar que estas não têm satisfatoriamente o conhecimento das funções que lhes são atribuídas e que vivem em constantes contradições entre aquilo que pensam e aquilo que é possível realizar, ou seja, que teoria e prática nem sempre andam juntas.

Biografia do Autor

Ana Maria Lima de Souza Alves, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Patos (UNIPAM)

Elisa Aparecida Ferreira Guedes Duarte, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora do UNIPAM e orientadora da pesquisa

Downloads

Publicado

2018-10-15

Edição

Seção

Artigos