Supervisor escolar
missão, exercício, desafios e perspectivas
Palavras-chave:
supervisão escolar, legislação educacional, escola, educação básicaResumo
O presente trabalho almeja desvelar a importância do supervisor escolar no âmbito da instituição de ensino. Para tanto teve como objetivo geral conhecer e analisar a atuação do supervisor, conceituando e observando os limites da supervisão, levando-se em consideração seus objetivos e sua missão. A pesquisa foi realizada a partir de um estudo bibliográfico sobre o tema, visando verificar a importância da atuação do supervisor educacional, o processo histórico, conceitos, limites, formação e formas de atuação dentro da instituição escolar. Nesta fase, foram abordados os seguintes teóricos: Medina (2003), Saviani (2003), Lima (2001), Przybylski (1982), Alonso (2003) Ferreira (2003). A pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública de Patos de Minas, com os supervisores e professores das séries iniciais do ensino fundamental. A coleta de dados se deu por meio de observação e também de um questionário em que foram levantados dados sobre a atuação do supervisor educacional dentro da escola. Após a observação e análise do trabalho das supervisoras, pôde-se constatar que estas não têm satisfatoriamente o conhecimento das funções que lhes são atribuídas e que vivem em constantes contradições entre aquilo que pensam e aquilo que é possível realizar, ou seja, que teoria e prática nem sempre andam juntas.