Os desafios sinalizados na docência universitária

percepções acerca dos saberes docentes

Autores

  • Dalma Persia Nelly Alves Nunes Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

docência universitária, saberes docentes, formação

Resumo

O presente artigo apresenta as questões referentes ao magistério univer­sitário, bem como os pressupostos que têm dado suporte à prática docente na carreira superior. Temos por objetivo analisar o panorama teórico dos desafios sinalizados referentes à docência no contexto da educação neste nível de ensino, no sentido de buscar uma melhor compreensão a res­peito dos saberes e como estes são construídos e mobilizados pelos professores no exercício da profissão. Tendo em vista tais propósitos, questionamos: quais os principais desafios que são sinalizados com relação à docência no ensino superior? E outra questão que vincula-se a esta: como são configurados os saberes profissionais dos professores universitários? Para responder a estes questionamentos, partimos da análise bibliográfica para a elaboração de um referencial de apreciação, no sentido de obtermos uma compreensão consistente da prática docente no lócus de atuação e formação profissional – a universidade.

Biografia do Autor

Dalma Persia Nelly Alves Nunes, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Pós-graduanda em Docência no Ensino Superior, na Universidade Federal de Uberlândia, e graduada em Pedagogia pela mesma instituição. Integrante colaboradora do projeto “A socialização profissional de professores e o desenvolvimento da identidade docente no Ensino Superior”. Professora na Educação Básica

Downloads

Publicado

2018-10-15

Edição

Seção

Artigos