Os desafios sinalizados na docência universitária
percepções acerca dos saberes docentes
Palavras-chave:
docência universitária, saberes docentes, formaçãoResumo
O presente artigo apresenta as questões referentes ao magistério universitário, bem como os pressupostos que têm dado suporte à prática docente na carreira superior. Temos por objetivo analisar o panorama teórico dos desafios sinalizados referentes à docência no contexto da educação neste nível de ensino, no sentido de buscar uma melhor compreensão a respeito dos saberes e como estes são construídos e mobilizados pelos professores no exercício da profissão. Tendo em vista tais propósitos, questionamos: quais os principais desafios que são sinalizados com relação à docência no ensino superior? E outra questão que vincula-se a esta: como são configurados os saberes profissionais dos professores universitários? Para responder a estes questionamentos, partimos da análise bibliográfica para a elaboração de um referencial de apreciação, no sentido de obtermos uma compreensão consistente da prática docente no lócus de atuação e formação profissional – a universidade.