O primeiro fio
estudo de caso acerca da prática artística do bordado em Patos de Minas-MG, com Maria Amélia de Lima
Palavras-chave:
história do bordado, artesanato, ofícios e fazeres pré-capitalistasResumo
Tecer está nas bases da vida contemporânea, ainda que o processo de industrialização tenha paulatinamente solapado os ofícios ou o processo de produção mecânica dos primeiros tempos da civilização. Para este trabalho, foi feito um estudo de caso com a bordadeira, artista e artesã Maria Amélia de Lima, do município de Patos de Minas-MG. Produziu-se um estudo bibliográfico das raízes e das concepções da ciência em torno dos tecelões e das sociedades pré-capitalistas. Em sequência, valendo-se de entrevista semiestruturada, a artista foi questionada sobre esses valores. Essa investigação tem como escopo entender como esse segmento de trabalho, ainda que fora do processo de capitalização da sociedade e do sistema orgânico de estruturação, sobrevive e prospera, considerando sua longevidade após dois séculos desde a primeira Revolução Industrial. Esta investigação tem sua importância principalmente na possibilidade de conhecimento e de dinamização dos métodos de produção acadêmica e no possível entendimento de como ainda se faz possível que ofícios e pessoas atreladas a eles ainda possam se desviar dos padrões estipulados por um sistema. É notória a inquietação que pode ser gerada a partir da hipótese de que as vias capitalistas não são as únicas nem as mais saudáveis. Ainda se colabora para que uma tradição seja mantida em seu valor e reconhecida como parte da complexidade social em que se está inserida.