A importância da oralidade

educação infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Mirella Ribeiro Chaer Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Edite da Glória Amorim Guimarães Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

comunicação, criança, desenvolvimento, fala, oralidade

Resumo

No presente trabalho propõe-se uma reflexão sobre a questão da oralidade como um importante instrumento no processo de comunicação. Para interpretar o que ouve e responder perguntas com lógica e clareza, a criança precisa ter pensamento organizado e linguagem oral bem desenvolvida. Para isso, é necessário que participe de situações autênticas de comunicação, em que seja estimulada a falar e a organizar suas ideias antes de transmiti-las. O objetivo deste estudo foi investigar se as práticas educativas dos professores valorizam o trabalho com a linguagem oral dos alunos. Buscou-se averiguar também como a oralidade é trabalhada dentro da sala de aula. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, no Centro Educacional Infantil Plin Plin e na Escola Estadual “Cônego Getúlio”, ambas em Patos de Minas, MG. Foram respondidos dez questionários por professores de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. O estudo empreendido possibilitou caracterizar a importância que tem o trabalho com a oralidade das crianças e a riqueza de atividades que podem e devem ser desenvolvidas, com intuito de ajudar a criança a desenvolver a capacidade de expressão oral, socializar-se, desenvolver a autonomia, o pensamento, enriquecer o vocabulário, construir o conhecimento, dentre outros. Entre as atividades estão: música, reconto de história, poesia, leitura, roda de conversa, dramatização, fantoches, e outras. O estudo permitiu ainda constatar que os professores pesquisados dão valor ao trabalho com a oralidade, e reconhecem que é de fundamental importância dedicar um tempo especial na sua tarefa diária para essa questão.

Biografia do Autor

Mirella Ribeiro Chaer, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM

Edite da Glória Amorim Guimarães, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora. Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM

Downloads

Publicado

2018-10-15

Edição

Seção

Artigos