A importância da oralidade
educação infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
comunicação, criança, desenvolvimento, fala, oralidadeResumo
No presente trabalho propõe-se uma reflexão sobre a questão da oralidade como um importante instrumento no processo de comunicação. Para interpretar o que ouve e responder perguntas com lógica e clareza, a criança precisa ter pensamento organizado e linguagem oral bem desenvolvida. Para isso, é necessário que participe de situações autênticas de comunicação, em que seja estimulada a falar e a organizar suas ideias antes de transmiti-las. O objetivo deste estudo foi investigar se as práticas educativas dos professores valorizam o trabalho com a linguagem oral dos alunos. Buscou-se averiguar também como a oralidade é trabalhada dentro da sala de aula. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, no Centro Educacional Infantil Plin Plin e na Escola Estadual “Cônego Getúlio”, ambas em Patos de Minas, MG. Foram respondidos dez questionários por professores de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. O estudo empreendido possibilitou caracterizar a importância que tem o trabalho com a oralidade das crianças e a riqueza de atividades que podem e devem ser desenvolvidas, com intuito de ajudar a criança a desenvolver a capacidade de expressão oral, socializar-se, desenvolver a autonomia, o pensamento, enriquecer o vocabulário, construir o conhecimento, dentre outros. Entre as atividades estão: música, reconto de história, poesia, leitura, roda de conversa, dramatização, fantoches, e outras. O estudo permitiu ainda constatar que os professores pesquisados dão valor ao trabalho com a oralidade, e reconhecem que é de fundamental importância dedicar um tempo especial na sua tarefa diária para essa questão.