Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial (Cepae) e o processo de inclusão no Ensino Superior

Autores

  • Bruna de Sá Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Thaísa Mara de Souza Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Eliamar Godoi Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

Cepae, educação inclusiva, atendimento educacional especializado

Resumo

Temos por objetivo descrever e divulgar as ações do Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial – CEPAE (doravante Cepae), no sentido de evidenciar as condições que a Instituição Federal de Ensino Superior propicia para acolher, integrar e incluir seus alunos com diferentes necessidades sendo educativas ou assistivas, assegurando-lhes seu direito de acesso e permanência no ensino regular. Nessa perspectiva, descrevemos os principais instrumentos e meios de atendimento que são oferecidos a esse público ingressante e constante na Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Frequentemente o discurso contradiz a realidade educacional brasileira, colocando em questão a própria ideia de inclusão. Apresentamos o histórico do Cepae, além de um breve apontamento a cerca da educação inclusiva no Ensino Superior e, por fim, alguns pressupostos para a oferta de atendimento educacional especializado que o Cepae oferece por meio de cursos de Libras, monitoria, palestras e cursos de capacitação de profissionais.

Biografia do Autor

Bruna de Sá, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduando do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia

Thaísa Mara de Souza, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduando do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia

Eliamar Godoi, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia – FACED/UFU, orientadora

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Publicado

2018-10-15

Edição

Seção

Artigos