A importância da afetividade para o aspecto cognitivo do aluno dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Maria da Consolação Brant Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Edite da Glória Amorim Guimarães Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

afetividade, professor-aluno, afeto, emoção, aprendizagem

Resumo

Esta investigação tem como escopo realizar algumas reflexões sobre a postura de educadores, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, na relação professor/aluno na sua prática pedagógica, para responder as questões como: por que o aluno tem medo de fazer perguntas ao professor? Por que a presença do professor, por vezes, causa embaraço na aprendizagem do aluno? Por que o aluno encontra empecilhos no seu processo de aprendizagem? Assim, optamos por realizar esta pesquisa, com o intuito de encontrar respostas para as questões postas e contribuir com o professor na sua prática pedagógica, evidenciando o aspecto afetivo nas relações interpessoais, na sala de aula. Com esta investigação buscamos elucidar como o cotidiano da sala de aula e suas nuances interferem na aprendizagem de modo positivo ou negativo. A relação professor/aluno, quando se dá de forma negativa, pode causar bloqueios ao discente no processo ensino/aprendizagem e, portanto, aversão à escola e aos conteúdos das disciplinas. A metodologia utilizada nesta pesquisa é a bibliográfica, além da pesquisa de campo, em que aplicamos um questionário a 10 (dez) educadores de uma escola da rede pública de ensino. Para facilitar a coleta de dados, optamos por inserir no questionário questões objetivas. Na pesquisa bibliográfica, utilizamos autores como Wallon, Saltini, Chalita, Freire, Ribeiro, Tissato e outros, que subsidiam o aspecto teórico da investigação sobre a afetividade e sua importância para que a aprendizagem escolar ocorra de modo eficiente e eficaz para o aluno, tendo o professor como um mediador neste processo. Pretendemos com os resultados alcançados conscientizar os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre a importância do aspecto afetivo para a dimensão cognitiva do aluno.

Biografia do Autor

Maria da Consolação Brant, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Ex-Aluna do Curso de Pedagogia/UNIPAM

Edite da Glória Amorim Guimarães, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora. Mestre em Educação pela UFU e Professora do Curso de Pedagogia-FAFIPA/UNIPAM

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Publicado

2018-10-15

Edição

Seção

Artigos