Ensino de Ciências abordando a pesquisa e a prática no Ensino Fundamental da rede pública
Palavras-chave:
ensino de Ciências, aprendizado, investigaçãoResumo
Este trabalho teve como objetivo a realização de uma pesquisa sobre as aulas de ciências numa escola estadual em Patos de Minas-MG com os alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada com aplicação de questionários para os alunos de cada ano. Após a aplicação e tabulação dos dados, percebeu-se que a maioria dos alunos respondeu estar acostumada somente com a aula expositiva no quadro de giz e explicada oralmente e disseram que aprenderiam mais fácil as matérias se houvesse aulas demonstrativas, aulas práticas e outras didáticas diferentes de aulas sobre o assunto. Conclui-se, com base nos resultados obtidos no presente estudo, que a abordagem da pesquisa e da prática usando o método investigativo é uma importante estratégia para melhorar o ensino de ciências nas escolas públicas. É sugerido aos professores que busquem alternativas simples que certamente irão contribuir numa melhor assimilação dos conteúdos pelos alunos.