Ensino de Ciências abordando a pesquisa e a prática no Ensino Fundamental da rede pública

Autores

  • Victor Constante Oliveira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Norma Aparecida Borges Bitar Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Marcos Antônio Caixeta Rassi Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

ensino de Ciências, aprendizado, investigação

Resumo

Este trabalho teve como objetivo a realização de uma pesquisa sobre as aulas de ciências numa escola estadual em Patos de Minas-MG com os alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada com aplicação de questionários para os alunos de cada ano. Após a aplicação e tabulação dos dados, percebeu-se que a maioria dos alunos respondeu estar acostumada somente com a aula expositiva no quadro de giz e explicada oralmente e disseram que aprenderiam mais fácil as matérias se houvesse aulas demonstrativas, aulas práticas e outras didáticas diferentes de aulas sobre o assunto. Conclui-se, com base nos resultados obtidos no presente estudo, que a abordagem da pesquisa e da prática usando o método investigativo é uma importante estratégia para melhorar o ensino de ciências nas escolas públicas. É sugerido aos professores que busquem alternativas simples que certamente irão contribuir numa melhor assimilação dos conteúdos pelos alunos.

Biografia do Autor

Victor Constante Oliveira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduado em Ciências Biológicas

Norma Aparecida Borges Bitar, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Mestre em Ciências Ambientais e professora do Centro Universitário de Patos de Minas

Marcos Antônio Caixeta Rassi, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Mestre em Educação e professor do Centro Universitário de Patos de Minas

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Publicado

2018-10-15

Edição

Seção

Artigos