Uma breve análise das inferências que antecedem a abordagem da origem do homem nos livros didáticos
Palavras-chave:
Ciência, Charles Darwin, evolução, História, livro didáticoResumo
Ao fazermos uma breve análise dos elementos de caráter sociocultural que antecedem as inferências de determinados conceitos/teorias científicas no âmbito curricular, percebemos a dicotomia existente quanto ao emprego da ciência, que muitas vezes é confundida com cientificismo. A ciência se define como uma atividade intelectual e prática que abrange tanto o estudo sistemático da estrutura quanto o comportamento do mundo físico e natural através da observação e da experiência. Por conseguinte, ela faz parte do conhecimento da humanidade, pelo fato de incorporar propostas de seres humanos. Já o cientificismo possui o caráter de crença incondicional ao que a ciência propaga. Assim, a partir das análises de tais inferências, remeteremos à assertiva de que tanto os nossos temas culturais quanto o nosso sistema educacional, a princípio, nos traíram e continuam traindo. Veremos, ainda, que a principal consequência desse “suicídio intelectual” assistido é a formação de um grande número de analfabetos científicos na era contemporânea.