Uma breve análise das inferências que antecedem a abordagem da origem do homem nos livros didáticos

Autores

  • Wallace de Oliveira Roque Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Ismael Ferreira Nunes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Ludimila Pereira Coutinho Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Neuza Maria da Costa Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Paulo Sérgio Moreira Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

Ciência, Charles Darwin, evolução, História, livro didático

Resumo

Ao fazermos uma breve análise dos elementos de caráter sociocultural que antecedem as inferências de determinados conceitos/teorias científicas no âmbito curricular, percebemos a dicotomia existente quanto ao emprego da ciência, que muitas vezes é confundida com cientificismo. A ciência se define como uma atividade intelectual e prática que abrange tanto o estudo sistemático da estrutura quanto o comportamento do mundo físico e natural através da observação e da experiência. Por conseguinte, ela faz parte do conhecimento da humanidade, pelo fato de incorporar propostas de seres humanos. Já o cientificismo possui o caráter de crença incondicional ao que a ciência propaga. Assim, a partir das análises de tais inferências, remeteremos à assertiva de que tanto os nossos temas culturais quanto o nosso sistema educacional, a princípio, nos traíram e continuam traindo. Veremos, ainda, que a principal consequência desse “suicídio intelectual” assistido é a formação de um grande número de analfabetos científicos na era contemporânea.

Biografia do Autor

Wallace de Oliveira Roque, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduando do curso de História pelo Centro Universitário de Patos de Minas

Ismael Ferreira Nunes, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduando do curso de História pelo Centro Universitário de Patos de Minas

Ludimila Pereira Coutinho, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda do curso de História pelo Centro Universitário de Patos de Minas

Neuza Maria da Costa Silva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda do curso de História pelo Centro Universitário de Patos de Minas

Paulo Sérgio Moreira Silva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professor orientador

Downloads

Publicado

2018-10-15

Edição

Seção

Artigos