A virtualização das relações e a liquefação dos laços afetivos sob a ótica de Zygmunt Bauman

Autores

  • João Henrique Magalhães da Silva Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM)

Palavras-chave:

Bauman, líquido, real, virtual, redes sociais

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o conceito de “líquido”, presente no pensamento do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, e como essa condição de liquidez da sociedade reflete na construção da identidade das pessoas, que esvaziadas de sua subjetividade, tornam-se ao mesmo tempo consumidores e mercadorias. As pessoas se tornam meros objetos a serem consumidos e vivem entre dois mundos paralelos, o real e o virtual, que o sociólogo chama de vida off-line e online, respectivamente, onde o segundo funciona como uma fuga do primeiro, pois nele se pode fugir das adversidades e ir para uma zona de conforto, na qual, com o simples toque em uma tecla – delete – se pode excluir o que é incômodo. E, ainda, o risco que as redes sociais oferecem, pois funcionam como armadilha, por facilitar a construção de relações efêmeras e superficiais.

Biografia do Autor

João Henrique Magalhães da Silva, Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM)

Graduado em Filosofia pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas (ICSH) do Centro de Ensino Superior do Brasil (CESB), graduando em História pelo Centro Universitário Claretiano. Especialista em Docência do Ensino Superior, Inspeção, Orientação e Supervisão Escolar, pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM)

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Publicado

2018-10-15

Edição

Seção

Artigos