Alfabetização e letramento na compreensão do analfabetismo funcional
Palavras-chave:
alfabetização, letramento, analfabetismo funcionalResumo
O presente trabalho versa sobre a intrínseca relação da alfabetização e do letramento na compreensão do analfabetismo funcional. Muitas vezes, vulgarmente, são considerados sinônimos ou dotados de uma (quase) indistinção. A alfabetização não se desenvolve dissociada de fenômenos culturais e sociais, pois, para apreensão do código da leitura e da escrita, a criança, primeiro, entende, por exemplo, o ambiente sonoro em que vive, para depois ser capaz de escrever aquilo que lhe é ensinado. O letramento volta-se para a compreensão da escrita em que o aluno desenvolve a capacidade de interpretação, de crítica e de produção de conhecimento. Os conceitos em tela se aplicam como práticas que não só se inserem na escola, local formal de alfabetização, mas também nos mais diversos lugares. Contudo, as falhas nesses processos desembocam, por exemplo, no fracasso escolar, que, a seu turno, causa a repetência e a evasão, não garantindo, de forma plena, nem a aprendizagem, nem a formação dos cidadãos*.
* Trabalho desenvolvido, no decorrer do Projeto Integrador do curso de Pedagogia.