Alfabetização e letramento na compreensão do analfabetismo funcional

Autores

  • Aline Batista Barbosa Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Jéssica Maria Ferreira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Lírian Orkídyan Carvalho Costa Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Marco Túlio Santana dos Reis Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Vanêssa Gonçalves Rocha Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Wanessa Paulista Leal da Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Patrícia de Brito Rocha Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

alfabetização, letramento, analfabetismo funcional

Resumo

O presente trabalho versa sobre a intrínseca relação da alfabetização e do letramento na compreensão do analfabetismo funcional. Muitas vezes, vulgarmente, são considerados sinônimos ou dotados de uma (quase) indistinção. A alfabetização não se desenvolve dissociada de fenômenos culturais e sociais, pois, para apreensão do código da leitura e da escrita, a criança, primeiro, entende, por exemplo, o ambiente sonoro em que vive, para depois ser capaz de escrever aquilo que lhe é ensinado. O letramento volta-se para a compreensão da escrita em que o aluno desenvolve a capacidade de interpretação, de crítica e de produção de conhecimento. Os conceitos em tela se aplicam como práticas que não só se inserem na escola, local formal de alfabetização, mas também nos mais diversos lugares. Contudo, as falhas nesses processos desembocam, por exemplo, no fracasso escolar, que, a seu turno, causa a repetência e a evasão, não garantindo, de forma plena, nem a aprendizagem, nem a formação dos cidadãos*.

 

* Trabalho desenvolvido, no decorrer do Projeto Integrador do curso de Pedagogia.

Biografia do Autor

Aline Batista Barbosa, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Aluna do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Jéssica Maria Ferreira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Aluna do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Lírian Orkídyan Carvalho Costa, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Aluna do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Marco Túlio Santana dos Reis, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Aluno do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Vanêssa Gonçalves Rocha, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Aluna do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Wanessa Paulista Leal da Silva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Aluna do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Patrícia de Brito Rocha, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

Downloads

Publicado

2018-10-15

Edição

Seção

Artigos