Afetividade
um desafio em sala de aula
Palavras-chave:
afetividade, relação professor-aluno, aprendizagemResumo
Esta pesquisa pretende abordar a temática da afetividade na educação e como ela interfere no processo ensino-aprendizagem. Objetiva-se, então, analisar e destacar a importância da afetividade nessa relação professor e aluno como facilitador do processo. Acredita-se que o professor é um mediador do conhecimento e que também pode estabelecer uma relação afetiva com seus alunos, o que facilitaria esse processo. Pressupõe-se que, para que o aluno tenha um desenvolvimento saudável e adequado dentro do ambiente escolar, é necessário estabelecer relações positivas, atingindo os objetivos educativos propostos. A afetividade age de forma positiva no processo de escolarização, sendo definida como uma dimensão imprescindível para um aprendizado efetivo do educando. Nessa perspectiva, o professor preocupa-se com o processo de aprendizagem dos seus alunos e os reconhece como indivíduos autônomos, em busca de sua identidade. Pretende-se analisar a abordagem da afetividade na relação professor-aluno, dentro da escola, como uma dimensão que possa contribuir na formação do desenvolvimento emocional e cognitivo da criança. Ressaltam-se algumas práticas pedagógicas, do cotidiano escolar, que propiciam maior envolvimento professor-aluno, maior visibilidade da relação afetiva de ambos. A metodologia usada foi a pesquisa de campo, de caráter exploratório e, também, realizou-se um estudo bibliográfico, com base nas concepções de Chalita, Vygotsky, Piaget, Wallon e Cury. A pesquisa de campo foi realizada em duas escolas da rede municipal e estadual de Patos de Minas-MG, sendo duas turmas do 1º e 5º anos do ensino fundamental, respectivamente. Com base na observação direta, identificou-se que, por meio do afeto, o aluno adquiriu todas as condições necessárias para se sentir seguro e protegido e, assim, desenvolver-se cognitivamente. Nesse sentido, a escola deve proporcionar uma relação afetiva que leve em conta o aluno, como um todo, contribuindo para o desenvolvimento de sua autonomia. O professor é fundamental para a aprendizagem dos alunos quando coloca a afetividade como um dos elementos que influenciam o processo ensino-aprendizagem. Concluiu-se que é importante discutirmos essa temática, pois a afetividade permeia todas as dimensões do processo ensino-aprendizagem, não estando separada desse processo ou sendo pontualmente trabalhada em um momento definido.