Afetividade

um desafio em sala de aula

Autores

  • Fernanda Rufina Nunes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Sandra Aparecida de Sousa Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Sylze Maria Araújo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Edite da Glória Amorim Guimarães Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

afetividade, relação professor-aluno, aprendizagem

Resumo

Esta pesquisa pretende abordar a temática da afetividade na educação e como ela interfere no processo ensino-aprendizagem. Objetiva-se, então, analisar e destacar a importância da afetividade nessa relação professor e aluno como facilitador do processo. Acredita-se que o professor é um mediador do conhecimento e que também pode estabelecer uma relação afetiva com seus alunos, o que facilitaria esse processo. Pressupõe-se que, para que o aluno tenha um desenvolvimento saudável e adequado dentro do ambiente escolar, é necessário estabelecer relações positivas, atingindo os objetivos educativos propostos. A afetividade age de forma positiva no processo de escolarização, sendo definida como uma dimensão imprescindível para um aprendizado efetivo do educando. Nessa perspectiva, o professor preocupa-se com o processo de aprendizagem dos seus alunos e os reconhece como indivíduos autônomos, em busca de sua identidade. Pretende-se analisar a abordagem da afetividade na relação professor-aluno, dentro da escola, como uma dimensão que possa contribuir na formação do desenvolvimento emocional e cognitivo da criança. Ressaltam-se algumas práticas pedagógicas, do cotidiano escolar, que propiciam maior envolvimento professor-aluno, maior visibilidade da relação afetiva de ambos. A metodologia usada foi a pesquisa de campo, de caráter exploratório e, também, realizou-se um estudo bibliográfico, com base nas concepções de Chalita, Vygotsky, Piaget, Wallon e Cury. A pesquisa de campo foi realizada em duas escolas da rede municipal e estadual de Patos de Minas-MG, sendo duas turmas do 1º e 5º anos do ensino fundamental, respectivamente. Com base na observação direta, identificou-se que, por meio do afeto, o aluno adquiriu todas as condições necessárias para se sentir seguro e protegido e, assim, desenvolver-se cognitivamente. Nesse sentido, a escola deve proporcionar uma relação afetiva que leve em conta o aluno, como um todo, contribuindo para o desenvolvimento de sua autonomia. O professor é fundamental para a aprendizagem dos alunos quando coloca a afetividade como um dos elementos que influenciam o processo ensino-aprendizagem. Concluiu-se que é importante discutirmos essa temática, pois a afetividade permeia todas as dimensões do processo ensino-aprendizagem, não estando separada desse processo ou sendo pontualmente trabalhada em um momento definido.

Biografia do Autor

Fernanda Rufina Nunes, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Aluna do 5º período do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Sandra Aparecida de Sousa, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Aluna do 5º período do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Sylze Maria Araújo, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Aluna do 5º período do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Edite da Glória Amorim Guimarães, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora (UNIPAM)

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Publicado

2018-10-15

Edição

Seção

Artigos