A influência da afetividade no processo ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
Palavras-chave:
afetividade, inteligência, processo ensino-aprendizagemResumo
As crianças, na maioria das vezes, agem de acordo com o meio que as cerca. Aquelas que são bem tratadas e que recebem atenção e afeto reagem de maneira positiva, em todos os ambientes, sabendo expressar-se e demonstrar o que sente e pensa. Por outro lado, as crianças que vivem em contextos em que não há demonstração de afeto e de atenção tendem a se resguardar, ocultando seus verdadeiros sentimentos. Nesse sentido, o presente artigo teve como objetivo analisar a influência que a afetividade estabelece no processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Buscou-se, ainda, averiguar se a afetividade está sendo trabalhada e como ela acontece na prática pedagógica. Além disso, buscou-se verificar se o professor tem consciência da sua responsabilidade de contribuir para a formação de cidadãos responsáveis, e, também, saber se é importante que o professor demonstre afeto e carinho por seus alunos para que tenham sucesso no processo ensino-aprendizagem. Pressupõe-se que a afetividade interfere no processo ensino-aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento da dimensão cognitiva. A metodologia utilizada, neste estudo, tem como pano de fundo a pesquisa de campo, em que se utiliza de questionários a duas professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A escolha dessas professoras aconteceu de forma a atender nossa pesquisa. Nesse sentido, selecionamos professoras com posturas distintas frente aos alunos: uma em que o manejo da turma seja de forma mais tranquila e outra em que a turma seja mais agitada e a professora mais “brava”. Dessa maneira, poderemos fazer um estudo comparativo entre as duas professoras. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, também, utilizando as concepções dos autores La Taille, Oliveira, Dantas, Saltini entre outros. A partir dos dados coletados, foi possível perceber se a afetividade influencia e se os professores percebem a importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem.