A influência da afetividade no processo ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Carla Cristina Lima Quirino Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Lorena Thaís Reis Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Vanda Maria Ribeiro Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Edite da Glória Amorim Guimarães Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

afetividade, inteligência, processo ensino-aprendizagem

Resumo

As crianças, na maioria das vezes, agem de acordo com o meio que as cerca. Aquelas que são bem tratadas e que recebem atenção e afeto reagem de maneira positiva, em todos os ambientes, sabendo expressar-se e demonstrar o que sente e pensa. Por outro lado, as crianças que vivem em contextos em que não há demonstração de afeto e de atenção tendem a se resguardar, ocultando seus verdadeiros sentimentos. Nesse sentido, o presente artigo teve como objetivo analisar a influência que a afetividade estabelece no processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Buscou-se, ainda, averiguar se a afetividade está sendo trabalhada e como ela acontece na prática pedagógica. Além disso, buscou-se verificar se o professor tem consciência da sua responsabilidade de contribuir para a formação de cidadãos responsáveis, e, também, saber se é importante que o professor demonstre afeto e carinho por seus alunos para que tenham sucesso no processo ensino-aprendizagem. Pressupõe-se que a afetividade interfere no processo ensino-aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento da dimensão cognitiva. A metodologia utilizada, neste estudo, tem como pano de fundo a pesquisa de campo, em que se utiliza de questionários a duas professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A escolha dessas professoras aconteceu de forma a atender nossa pesquisa. Nesse sentido, selecionamos professoras com posturas distintas frente aos alunos: uma em que o manejo da turma seja de forma mais tranquila e outra em que a turma seja mais agitada e a professora mais “brava”. Dessa maneira, poderemos fazer um estudo comparativo entre as duas professoras. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, também, utilizando as concepções dos autores La Taille, Oliveira, Dantas, Saltini entre outros. A partir dos dados coletados, foi possível perceber se a afetividade influencia e se os professores percebem a importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Carla Cristina Lima Quirino, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Aluna do 5º período do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Lorena Thaís Reis, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Aluna do 5º período do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Vanda Maria Ribeiro, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Aluna do 5º período do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Edite da Glória Amorim Guimarães, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora (UNIPAM)

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Publicado

2018-10-15

Edição

Seção

Artigos