A inclusão do autista nas escolas de ensino regular

dificuldades e possibilidades

Autores

  • Deborah Cristina Ferreira Santos Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Liliane Regina Moisés Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Lucélia Rodrigues dos Reis Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Maria Helena de Araujo Saldanha Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Maria Marta do Couto Pereira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

autismo, inclusão, escola regular, aprendizagem

Resumo

No presente artigo, propôs-se uma reflexão sobre a realidade do autista em escolas de ensino regular de Patos de Minas-MG e também sobre os métodos utilizados pelos professores e as dificuldades encontradas no processo e ensino-aprendizagem. O objetivo foi saber se o aluno autista é realmente incluído na prática e se ele tem desenvolvimento considerável nesse processo, e também ter maior compreensão sobre o assunto e conscientizar os educadores a buscar informação e preparação para lidar com o aluno com esse tipo de transtorno. Para realizar este estudo, foram feitas pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi feita por meio de questionários aplicados a professoras dos anos iniciais que possuem alunos autistas em sala de aula, em escolas de ensino regular pública e privada. Concluímos que, apesar de existir uma lei que garanta a inclusão do aluno autista, ela não acontece como deveria. Há professoras que abraçam a causa e lutam pelo desenvolvimento do aluno e outras que não se dedicam o suficiente. Suas dificuldades, na maioria das vezes, estão relacionadas às limitações do aluno e à falta de estrutura do ambiente escolar. Pudemos constatar também que o desenvolvimento do autista depende do grau de comprometimento e da dedicação da escola, do professor e de sua família.

Biografia do Autor

Deborah Cristina Ferreira Santos, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), em 2017

Liliane Regina Moisés, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), em 2017

Lucélia Rodrigues dos Reis, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), em 2017

Maria Helena de Araujo Saldanha, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), em 2017

Maria Marta do Couto Pereira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora Dra. orientadora do curso de Pedagogia (UNIPAM)

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Publicado

2018-10-15

Edição

Seção

Artigos