A inclusão do autista nas escolas de ensino regular
dificuldades e possibilidades
Palavras-chave:
autismo, inclusão, escola regular, aprendizagemResumo
No presente artigo, propôs-se uma reflexão sobre a realidade do autista em escolas de ensino regular de Patos de Minas-MG e também sobre os métodos utilizados pelos professores e as dificuldades encontradas no processo e ensino-aprendizagem. O objetivo foi saber se o aluno autista é realmente incluído na prática e se ele tem desenvolvimento considerável nesse processo, e também ter maior compreensão sobre o assunto e conscientizar os educadores a buscar informação e preparação para lidar com o aluno com esse tipo de transtorno. Para realizar este estudo, foram feitas pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi feita por meio de questionários aplicados a professoras dos anos iniciais que possuem alunos autistas em sala de aula, em escolas de ensino regular pública e privada. Concluímos que, apesar de existir uma lei que garanta a inclusão do aluno autista, ela não acontece como deveria. Há professoras que abraçam a causa e lutam pelo desenvolvimento do aluno e outras que não se dedicam o suficiente. Suas dificuldades, na maioria das vezes, estão relacionadas às limitações do aluno e à falta de estrutura do ambiente escolar. Pudemos constatar também que o desenvolvimento do autista depende do grau de comprometimento e da dedicação da escola, do professor e de sua família.