O lúdico no processo de alfabetização

Autores

  • Stéfane Sara Ferreira Dias Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Yasmin Caroline Silva Ferreira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Márcia Regina Amâncio Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

alfabetização, aprendizagem, ludicidade

Resumo

Partindo do pressuposto de que o processo de alfabetização deve ser realizado de forma a estimular e a incentivar o processo de apropriação de conhecimentos e levando em consideração que a ludicidade pode ser usada como uma estratégia eficaz para alcançar esses objetivos, o presente estudo tem como objetivo principal averiguar a importância dada à ludicidade no processo de alfabetização. Por meio de pesquisa bibliográfica e de análise de questionário aplicado a professores de escolas públicas, este artigo buscou analisar a relevância dada ao lúdico na prática pedagógica, observar como o uso de jogos e brincadeiras tem levado à produção de conhecimento e verificar como estes contribuem nas atividades educativas do professor em sala de aula. Frente à análise das respostas dos professores às cinco perguntas que compõem o questionário, constatou-se que os profissionais utilizam a ludicidade como um recurso pedagógico que contribui diretamente para a aprendizagem e para a alfabetização. No entanto, ainda há profissionais que não fazem uso da ludicidade como um recurso pedagógico: o que indicia a necessidade de se ampliar a sensibilização dos docentes acerca da utilização de jogos e de brincadeiras como fonte de aprendizagem e como recurso pedagógico.

Biografia do Autor

Stéfane Sara Ferreira Dias, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Yasmin Caroline Silva Ferreira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Márcia Regina Amâncio, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora (UNIPAM)

Downloads

Publicado

2018-10-15

Edição

Seção

Artigos