O lúdico no processo de alfabetização
Palavras-chave:
alfabetização, aprendizagem, ludicidadeResumo
Partindo do pressuposto de que o processo de alfabetização deve ser realizado de forma a estimular e a incentivar o processo de apropriação de conhecimentos e levando em consideração que a ludicidade pode ser usada como uma estratégia eficaz para alcançar esses objetivos, o presente estudo tem como objetivo principal averiguar a importância dada à ludicidade no processo de alfabetização. Por meio de pesquisa bibliográfica e de análise de questionário aplicado a professores de escolas públicas, este artigo buscou analisar a relevância dada ao lúdico na prática pedagógica, observar como o uso de jogos e brincadeiras tem levado à produção de conhecimento e verificar como estes contribuem nas atividades educativas do professor em sala de aula. Frente à análise das respostas dos professores às cinco perguntas que compõem o questionário, constatou-se que os profissionais utilizam a ludicidade como um recurso pedagógico que contribui diretamente para a aprendizagem e para a alfabetização. No entanto, ainda há profissionais que não fazem uso da ludicidade como um recurso pedagógico: o que indicia a necessidade de se ampliar a sensibilização dos docentes acerca da utilização de jogos e de brincadeiras como fonte de aprendizagem e como recurso pedagógico.