Um olhar atencioso para a criança segundo a fenomenologia de Merleau-Ponty

Autores

  • Cláudia Barbosa de Carvalho Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

fenomenologia, educador, criança

Resumo

Este artigo tem como objetivo abordar ideias da fenomenologia da percepção na visão do filósofo Merleau-Ponty que considera as vivências da criança por ela mesma, para isso, estudos relacionados ao existencialismo nomearam essas vivências como existenciais para facilitar a análise e a compreensão por parte do educador. Outridade, mundaneidade e temporalidade são alguns termos usados para se analisar tais vivências da criança; não que estas aconteçam separadamente no dia a dia dela, mas para haver uma melhor compreensão por parte do adulto educador que busca um novo olhar direcionado para a criança que, na perspectiva dessa fenomenologia, preconizada por Merleau- Ponty, aponta para a relevância de investigar e considerar a criança por ela mesma.

Biografia do Autor

Cláudia Barbosa de Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestre em educação na linha de História e Historiografia da Educação pela Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

2018-10-15

Edição

Seção

Artigos