A diversidade cultural
a necessidade e a obrigatoriedade de se trabalhar a cultura afro-brasileira no contexto escolar
Palavras-chave:
diversidade cultural, educação, preconceito, transculturalidadeResumo
Desde a sanção da Lei nº 10.639/03, a temática da diversidade cultural passou a ser um componente curricular obrigatório em todos os níveis de ensino. Temos como hipótese que há uma grande resistência das escolas em se trabalhar o tema. Nesse sentido, o escopo deste estudo é investigar como a Lei nº 10.639 vem sendo cumprida nas escolas e compreender a importância e as dificuldades que os docentes do Ensino Fundamental I destacam para o ensino das relações étnico-raciais. Para tanto, questionários foram aplicados de forma censitária aos educadores das escolas da rede estadual em Patos de Minas-MG. Os resultados revelaram que os educadores estão conscientes da importância de se trabalhar a diversidade cultural. Entretanto, é necessário um maior engajamento da escola para que o tema seja desenvolvido de maneira significativa e, assim, minimizar a discriminação e o preconceito, tanto no ambiente escolar como em todos os segmentos da vida social.