A diversidade cultural

a necessidade e a obrigatoriedade de se trabalhar a cultura afro-brasileira no contexto escolar

Autores

  • Larisse Fátima Lima Ferreira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Maria da Penha Vieira Marçal Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

diversidade cultural, educação, preconceito, transculturalidade

Resumo

Desde a sanção da Lei nº 10.639/03, a temática da diversidade cultural passou a ser um componente curricular obrigatório em todos os níveis de ensino. Temos como hipótese que há uma grande resistência das escolas em se trabalhar o tema. Nesse sentido, o escopo deste estudo é investigar como a Lei nº 10.639 vem sendo cumprida nas escolas e compreender a importância e as dificuldades que os docentes do Ensino Fundamental I destacam para o ensino das relações étnico-raciais. Para tanto, questionários foram aplicados de forma censitária aos educadores das escolas da rede estadual em Patos de Minas-MG. Os resultados revelaram que os educadores estão conscientes da importância de se trabalhar a diversidade cultural. Entretanto, é necessário um maior engajamento da escola para que o tema seja desenvolvido de maneira significativa e, assim, minimizar a discriminação e o preconceito, tanto no ambiente escolar como em todos os segmentos da vida social.

Biografia do Autor

Larisse Fátima Lima Ferreira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda do Curso de Pedagogia (UNIPAM)

Maria da Penha Vieira Marçal, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora Dra. orientadora (UNIPAM). Além de apresentar e divulgar os resultados de uma pesquisa acadêmica, a publicação do presente artigo se configura como uma homenagem in memorian à professora Maria da Penha Vieira Marçal que, com dedicação e engajamento, orientou o presente trabalho

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Publicado

2018-10-15

Edição

Seção

Artigos