A “sociedade de aprendizagem” e a “escola transbordante” no contexto da modernidade

um diálogo com Thomas Popkewitz

Autores

  • Daniela Gomes de Almeida Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

educação, aprendiz-permanente, escola-transbordamte, Popkewitz

Resumo

Muitos processos históricos foram delineando os traços da escola moderna e suas várias apropriações. Neste trabalho, de natureza bibliográfica, objetivo discutir, dentro de uma abordagem histórica e social, alguns temas educacionais que, cada vez mais, se destacam no meio acadêmico e escolar no Brasil e no mundo: o aprendiz permanente dentro da “sociedade de aprendizagem” e a ideia de “escola transbordante”. Procuro delinear, a partir dos referenciais bibliográficos, algumas contradições emergentes desses discursos, perfazendo um diálogo com algumas ideias de Thomas Popkewitz (2015) e de outros autores. A partir de duas problematizações, que consistem na ideia de educação e aprendiz permanente e a conjetura de um modelo de escola que assume missões diferentes daquela de somente educar a partir dos conhecimentos científicos, trago essas discussões para o caso brasileiro, em que destaco a própria incoerência de nosso ensejo social e cultural com algumas de nossas estruturas e conjunturas educacionais.

Biografia do Autor

Daniela Gomes de Almeida, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestranda na linha de pesquisa saberes e práticas educativas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (FACED/PPGED/UFU)

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Publicado

2018-10-15

Edição

Seção

Artigos