Revista O Cruzeiro

apontamentos para a utilização das propagandas de cigarro como agente histórico e fonte histórica

Autores

  • Jeferson do Nascimento Machado Universidade Estadual do Centro-oeste (UNICENTRO)

Palavras-chave:

cigarro, propaganda, revista, persuasão

Resumo

Este estudo tem por pretensão delinear uma discussão sobre as propagandas de cigarro. Para tanto, as propagandas foram abordadas como veículo ideológico e, além disso, catalisador do espírito de uma época, levando em conta as reflexões de Brown (1976), relacionadas às técnicas de persuasão e aos conceitos de estratégia e tática, propostos por Certeau (1998), apontado para o limite do conceito de tática, quando aplicado às propagandas de produtos como o cigarro.

Biografia do Autor

Jeferson do Nascimento Machado, Universidade Estadual do Centro-oeste (UNICENTRO)

Licenciado em História pela Universidade Estadual Centro-Oeste (UNICENTRO) e mestrando em História e Regiões no PPGH pela Universidade Estadual Centro-Oeste (UNICENTRO)

Downloads

Publicado

2018-10-15

Edição

Seção

Artigos