Perspectiva da concepção de estado de natureza na visão de Locke e Rousseau

Autores

  • Aparecida Silvério Rosa Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Palavras-chave:

estado de natureza, John Locke, Jean-Jacques Rousseau, educação

Resumo

O presente artigo apresenta a perspectiva da concepção da categoria estado de natureza na visão de Locke e Rousseau na educação. Locke entende que o estado de natureza é um estado de perfeita liberdade e igualdade, mas que está submetido a algumas leis de responsabilidade dos próprios homens. Rousseau defende que o estado de natureza é apenas uma situação hipotética, pensada não somente como recurso para descrever a sociedade de sua época, mas também para nela promover as reformas políticas, sociais, pedagógicas, religiosas e morais. Verifica-se que tanto Locke quanto Rousseau admitem que, em havendo um estado natural e um estado civil da humanidade, haverá uma liberdade correspondente a cada um desses estados, apesar de estarem também de acordo no que se refere ao fato de que a transição do estado natural para o estado civil determina a transformação da liberdade natural em civil.

Biografia do Autor

Aparecida Silvério Rosa, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Professora do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM, mestranda em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE)

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Publicado

2018-10-15

Edição

Seção

Artigos