Educação e escolarização

dois polos distintos e complementares da construção cultural do indivíduo

Autores

  • João Henrique Magalhães da Silva Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM)
  • Fabrício da Silva Brandão Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM)

Palavras-chave:

educação, escolarização, escola, família

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo apresentar os conceitos de educação e de escolarização, situando a família e a escola, cada qual com sua participação e função no processo educativo, sendo papel primordial da família realizar a transmissão de valores e o disciplinamento, pela imposição de limites, e da escola, por conseguinte, transmitir o conhecimento, por meio de conteúdos curriculares necessários para a formação do indivíduo. E, ainda, ressaltar a importância da parceria escola-família no processo de transmissão da cultura, se ajudando mutuamente, ao invés de ficarem se culpando pelo fracasso dos filhos-alunos.

Biografia do Autor

João Henrique Magalhães da Silva, Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM)

Graduado em Filosofia pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas (ICSH) do Centro de Ensino Superior do Brasil (CESB), graduando em História pelo Centro Universitário Claretiano. Especialista em Docência do Ensino Superior, Inspeção, Orientação e Supervisão Escolar, pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM). Atualmente é professor de filosofia no ensino médio na rede estadual de Minas Gerais

Fabrício da Silva Brandão, Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM)

Graduado em Filosofia pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas (ICSH) do Centro de Ensino Superior do Brasil (CESB). Especialista em Docência do Ensino Superior, Inspeção, Orientação e Supervisão Escolar, pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM)

Downloads

Publicado

2018-12-14

Edição

Seção

Artigos