A formação pedagógica e a docência jurídica

Estado da Arte

Autores

  • Maria Aparecida de Almeida Araujo Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Palavras-chave:

formação pedagógica, docência jurídica, Direito, metodologia

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a produção científica acerca da formação pedagógica e a docência jurídica. Refere-se a um estudo de revisão integrativa, realizado no período de outubro a dezembro de 2017, nas bases de dados virtuais da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletrônic Library Online (SCIELO) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a partir da pergunta norteadora, da seleção dos artigos, da definição de critérios de inclusão, da interpretação e da apresentação dos dados. Destaca-se que a formação pedagógica e a docência jurídica perpassam o campo da suposição de que quem sabe, sabe ensinar, estende-se na vida acadêmica até os dias atuais, passando pela negativa do conhecimento metodológico para qualificar o conteúdo ministrado. A pesquisa permitiu constatar que a formação pedagógica dos docentes dos cursos jurídicos, em especial nas instituições públicas dos cursos jurídicos, não é específica e utiliza, em grande parte, a mera transmissão dos conteúdos que aprenderam enquanto acadêmicos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida de Almeida Araujo, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Mestranda em Políticas Públicas-UFMA, Especialista em Enfermagem Psicossocial - Estácio, acadêmica de especialização em Metodologia do Ensino Superior-UFMA, graduada em Direito-FACAM e em Enfermagem- Estácio

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Publicado

2018-12-14

Edição

Seção

Artigos