Desafios da educação

experiências do ensino de cultura afro-brasileira na Escola Estadual Abner Afonso em Patos de Minas

Autores

  • Geison Neves da Cruz Escola Estadual Professora Paulina de Melo Porto

Palavras-chave:

ensino-aprendizagem, África, multiculturalismo, educação, preconceito

Resumo

O Brasil se construiu como uma nação multicultural ao longo do tempo. No entanto, o que se presenciou foi um histórico de relações autoritárias e desiguais, sempre em detrimento de grupos que representavam minorias étnicas ou políticas. Tais relações, por vezes institucionalizadas, também se manifestaram no ambiente educacional. O negro e a sua cultura carregaram o estigma e a exclusão social, frutos do racismo reinante. A constante resistência no campo da educação possibilitou conquistas do movimento negro, como leis que garantem a obrigatoriedade do ensino de cultura afro-brasileira nas escolas. Mesmo assim, ainda é difícil identificar escolas voltadas para um ensino-aprendizagem multicultural. Em Patos de Minas não tem sido diferente. Por meio de um estudo de caso sobre a Escola Estadual Abner Afonso, utilizando abordagens qualitativas e quantitativas,  é possível compreender as dificuldades enfrentadas para a efetivação de práticas plurais na educação, principalmente no que diz respeito ao ensino de cultura afro-brasileira. Este estudo pode servir como indicador de desafios semelhantes enfrentados por outras instituições públicas do município.

Biografia do Autor

Geison Neves da Cruz, Escola Estadual Professora Paulina de Melo Porto

Graduado em História pelo Unipam, professor da Escola Estadual Professora Paulina de Melo Porto

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Publicado

2019-12-26

Edição

Seção

Artigos