Desafios da educação
experiências do ensino de cultura afro-brasileira na Escola Estadual Abner Afonso em Patos de Minas
Palavras-chave:
ensino-aprendizagem, África, multiculturalismo, educação, preconceitoResumo
O Brasil se construiu como uma nação multicultural ao longo do tempo. No entanto, o que se presenciou foi um histórico de relações autoritárias e desiguais, sempre em detrimento de grupos que representavam minorias étnicas ou políticas. Tais relações, por vezes institucionalizadas, também se manifestaram no ambiente educacional. O negro e a sua cultura carregaram o estigma e a exclusão social, frutos do racismo reinante. A constante resistência no campo da educação possibilitou conquistas do movimento negro, como leis que garantem a obrigatoriedade do ensino de cultura afro-brasileira nas escolas. Mesmo assim, ainda é difícil identificar escolas voltadas para um ensino-aprendizagem multicultural. Em Patos de Minas não tem sido diferente. Por meio de um estudo de caso sobre a Escola Estadual Abner Afonso, utilizando abordagens qualitativas e quantitativas, é possível compreender as dificuldades enfrentadas para a efetivação de práticas plurais na educação, principalmente no que diz respeito ao ensino de cultura afro-brasileira. Este estudo pode servir como indicador de desafios semelhantes enfrentados por outras instituições públicas do município.