Currículo formal e currículo oculto

breves reflexões acerca de seus efeitos no âmbito educacional

Autores

  • Nínive Yuara Universidade de Uberaba (UNIUBE)
  • Gustavo Rezende dos Santos Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Palavras-chave:

currículo escolar, currículo oculto, Diretrizes Curriculares

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo convidar os leitores a refletir sobre as práticas educacionais que envolvem as diretrizes curriculares. Serão apresentados os currículos formais, documentados por lei, e o currículo oculto, também presente nos âmbitos educacionais de maneira sútil, podendo ter ação negativa e ser usado inconscientemente, reproduzindo padrões negativos e fortalecendo quadros separatistas e classificatórios. Esta pesquisa é de natureza bibliográfica; conta com o referencial teórico de autores como Althusser (1987), Silva (2005), Veiga-Neto (2002), Silva (1996), Apple (2012), entre outros estudiosos que contribuíram para o trabalho. Nesse sentido, certifica-se a importância da ação docente consciente como uma das formas de auxiliar na construção de uma educação que liberta.

Biografia do Autor

Nínive Yuara, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Mestranda em Educação pela Universidade de Uberaba – UNIUBE

Gustavo Rezende dos Santos, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Psicólogo, mestre em Educação pela Universidade de Uberaba – UNIUBE

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Publicado

2021-06-09

Edição

Seção

Artigos