A afetividade no processo de desenvolvimento e aprendizagem infantil

uma revisão bibliográfica

Autores

  • Larissa Ferreira de Oliveira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Cátia Aparecida Silveira Caixeta Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

Educação Infantil, afetividade, desenvolvimento, aprendizagem

Resumo

O presente artigo abordou o papel da afetividade no processo de desenvolvimento e aprendizagem infantil, explicitando razões para que o afeto esteja presente durante toda a primeira etapa da Educação Básica, bem como a relevância de associar ações de cuidado e de ensino no cotidiano da Educação Infantil. Assim, o estudo teve como objetivo geral conhecer e descrever, através de pesquisa bibliográfica, os impactos da afetividade no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças na Educação Infantil. O tema proposto foi apresentado por meio da visão de pensadores e de suas teorias da aprendizagem: Henri Wallon (1879-1962), Jean Piaget (1896-1980) e Vygotsky (1896-1934). Segundo os autores mencionados, a afetividade é essencial para o desenvolvimento infantil e aquisição do conhecimento, considerando que a criança precisa sentir interesse pelo aprendizado, e esse desejo surge atráves de um sentimento de bem-estar no ambiente em que está inserida e do modo como é tratada. Portanto, laços afetivos estabelecidos entre professores e alunos na Educação Infantil podem favorecer diretamente a autonomia e o desenvolvimento integral da criança.

Biografia do Autor

Larissa Ferreira de Oliveira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente do curso de Pedagogia

Cátia Aparecida Silveira Caixeta, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

Downloads

Publicado

2021-12-23

Edição

Seção

Artigos