A afetividade no processo de desenvolvimento e aprendizagem infantil
uma revisão bibliográfica
Palavras-chave:
Educação Infantil, afetividade, desenvolvimento, aprendizagemResumo
O presente artigo abordou o papel da afetividade no processo de desenvolvimento e aprendizagem infantil, explicitando razões para que o afeto esteja presente durante toda a primeira etapa da Educação Básica, bem como a relevância de associar ações de cuidado e de ensino no cotidiano da Educação Infantil. Assim, o estudo teve como objetivo geral conhecer e descrever, através de pesquisa bibliográfica, os impactos da afetividade no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças na Educação Infantil. O tema proposto foi apresentado por meio da visão de pensadores e de suas teorias da aprendizagem: Henri Wallon (1879-1962), Jean Piaget (1896-1980) e Vygotsky (1896-1934). Segundo os autores mencionados, a afetividade é essencial para o desenvolvimento infantil e aquisição do conhecimento, considerando que a criança precisa sentir interesse pelo aprendizado, e esse desejo surge atráves de um sentimento de bem-estar no ambiente em que está inserida e do modo como é tratada. Portanto, laços afetivos estabelecidos entre professores e alunos na Educação Infantil podem favorecer diretamente a autonomia e o desenvolvimento integral da criança.