Gêneros textuais na educação infantil
contribuições para o processo de alfabetização e letramento
Palavras-chave:
Educação Infantil, gêneros textuais, alfabetização, letramentoResumo
O presente artigo teve como finalidade a discussão e a defesa do trabalho com os gêneros textuais desde a Educação Infantil, mostrando a eficácia do seu trabalho em sala de aula em relação ao desenvolvimento do ensino-aprendizagem e as contribuições para o processo de alfabetização e letramento. Para se alcançar os objetivos propostos e chegar aos resultados obtidos, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica a partir de diferentes autores e uma análise dos principais documentos norteadores da prática pedagógica, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A questão dos gêneros foi apresentada a partir da teoria bakhtiniana, da abordagem da linguística textual e dos documentos citados. A perspectiva e o trabalho com os gêneros textuais foram apresentados em cada um desses documentos, sendo que nos PCN os gêneros textuais são foco no Ensino Fundamental e no Médio, no RCNEI há menção ao trabalho com os gêneros textuais na Educação Infantil, mas não de forma sistematizada, e na BNCC os gêneros textuais aparecem como objeto de ensino desde a Educação Infantil. Abordagens sobre alfabetização e letramento foram apresentadas de forma sistematizada com o intuito de destacar a importância da interligação dos dois conceitos no processo de ensino-aprendizagem. Por fim, este estudo busca ressaltar as contribuições que o trabalho com os gêneros textuais como objeto de ensino pode proporcionar às crianças a partir de um planejamento e prática pedagógica que sejam significativos para a alfabetização, para o letramento e para a formação de leitores e escritores críticos e engajados nas práticas sociais.