Gêneros textuais na educação infantil

contribuições para o processo de alfabetização e letramento

Autores

  • Maria Izabel Barcelos Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Carolina da Cunha Reedijk Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

Educação Infantil, gêneros textuais, alfabetização, letramento

Resumo

O presente artigo teve como finalidade a discussão e a defesa do trabalho com os gêneros textuais desde a Educação Infantil, mostrando a eficácia do seu trabalho em sala de aula em relação ao desenvolvimento do ensino-aprendizagem e as contribuições para o processo de alfabetização e letramento. Para se alcançar os objetivos propostos e chegar aos resultados obtidos, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica a partir de diferentes autores e uma análise dos principais documentos norteadores da prática pedagógica, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A questão dos gêneros foi apresentada a partir da teoria bakhtiniana, da abordagem da linguística textual e dos documentos citados. A perspectiva e o trabalho com os gêneros textuais foram apresentados em cada um desses documentos, sendo que nos PCN os gêneros textuais são foco no Ensino Fundamental e no Médio, no RCNEI há menção ao trabalho com os gêneros textuais na Educação Infantil, mas não de forma sistematizada, e na BNCC os gêneros textuais aparecem como objeto de ensino desde a Educação Infantil. Abordagens sobre alfabetização e letramento foram apresentadas de forma sistematizada com o intuito de destacar a importância da interligação dos dois conceitos no processo de ensino-aprendizagem. Por fim, este estudo busca ressaltar as contribuições que o trabalho com os gêneros textuais como objeto de ensino pode proporcionar às crianças a partir de um planejamento e prática pedagógica que sejam significativos para a alfabetização, para o letramento e para a formação de leitores e escritores críticos e engajados nas práticas sociais.

Biografia do Autor

Maria Izabel Barcelos Silva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente do curso de Pedagogia

Carolina da Cunha Reedijk, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

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Publicado

2021-12-23

Edição

Seção

Artigos