Os métodos no processo de alfabetização e letramento

Autores

  • Jordana Tolentino Pires Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Carolina da Cunha Reedijk Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

leitura, escrita, metodologias, aprendizagem

Resumo

A etapa de alfabetização e letramento é um momento de muitos desafios, uma fase de descobertas e aprendizados. Sabendo-se que a leitura e a escrita exercem um papel essencial para que o sujeito se forme social e cognitivamente e que o processo de alfabetização é de extrema importância para que o aluno evolua, faz-se necessário entender esse processo e fazer com que ele ocorra da melhor forma possível, buscando o melhor para os alunos. Compreender que, mesmo havendo diferenças entre a alfabetização e o letramento, os dois conceitos devem estar articulados nas práticas pedagógicas, uma vez que saber ler e escrever implica saber fazer uso da língua nas mais diversas práticas sociais. Como problemas de aprendizagem estão sujeitos a acontecer, é preciso analisar o método que está sendo utilizado e a maneira como está sendo aplicado, pois o processo de aprendizagem não acontece da mesma forma para todos os alunos. Cada pessoa apresenta particularidades, seu jeito de ser, de pensar, de enxergar o mundo, tendo também sua maneira de aprender, seu modo de raciocinar, ou seja, seu estilo de aprendizagem. Sendo assim, a presente pesquisa, de caráter bibliográfico, teve como objetivo apresentar a importância de se analisar os métodos utilizados no processo de ensino da leitura e da escrita e mostrar como os métodos podem influenciar no processo de alfabetização e letramento. Por meio do exposto no decorrer da investigação, os seguintes pontos foram evidenciados: a importância de se problematizar a utilização de um único método de ensino, uma vez que o processo de ensinar, que leva em consideração a singularidade de cada aluno, deve ser desenvolvido de uma forma plural e diversificada, e a importância de o professor adquirir uma visão ampla com relação ao ensino/aprendizagem, buscando métodos de ensino que beneficiem a aprendizagem.

Biografia do Autor

Jordana Tolentino Pires, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente do curso Pedagogia

Carolina da Cunha Reedijk, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

Downloads

Publicado

2021-12-23

Edição

Seção

Artigos