Os métodos no processo de alfabetização e letramento
Palavras-chave:
leitura, escrita, metodologias, aprendizagemResumo
A etapa de alfabetização e letramento é um momento de muitos desafios, uma fase de descobertas e aprendizados. Sabendo-se que a leitura e a escrita exercem um papel essencial para que o sujeito se forme social e cognitivamente e que o processo de alfabetização é de extrema importância para que o aluno evolua, faz-se necessário entender esse processo e fazer com que ele ocorra da melhor forma possível, buscando o melhor para os alunos. Compreender que, mesmo havendo diferenças entre a alfabetização e o letramento, os dois conceitos devem estar articulados nas práticas pedagógicas, uma vez que saber ler e escrever implica saber fazer uso da língua nas mais diversas práticas sociais. Como problemas de aprendizagem estão sujeitos a acontecer, é preciso analisar o método que está sendo utilizado e a maneira como está sendo aplicado, pois o processo de aprendizagem não acontece da mesma forma para todos os alunos. Cada pessoa apresenta particularidades, seu jeito de ser, de pensar, de enxergar o mundo, tendo também sua maneira de aprender, seu modo de raciocinar, ou seja, seu estilo de aprendizagem. Sendo assim, a presente pesquisa, de caráter bibliográfico, teve como objetivo apresentar a importância de se analisar os métodos utilizados no processo de ensino da leitura e da escrita e mostrar como os métodos podem influenciar no processo de alfabetização e letramento. Por meio do exposto no decorrer da investigação, os seguintes pontos foram evidenciados: a importância de se problematizar a utilização de um único método de ensino, uma vez que o processo de ensinar, que leva em consideração a singularidade de cada aluno, deve ser desenvolvido de uma forma plural e diversificada, e a importância de o professor adquirir uma visão ampla com relação ao ensino/aprendizagem, buscando métodos de ensino que beneficiem a aprendizagem.