Teatro

atuando no desenvolvimento da criticidade do espectador

Autores

  • Amanda Rodrigues de Miranda Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Moacir Manoel Felisbino Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

teatro, educação, criticidade, espectador

Resumo

O teatro, apesar de ainda pouco, vêm sendo cada vez mais utilizado em salas de aulas. Porém, esse uso não alcança o verdadeiro potencial e poder de transformação que ele possui. Para além do campo estético, o teatro compreende uma gama de benefícios ao indivíduo, sendo um deles o desenvolvimento da criticidade. Entretanto, sua aplicação na educação brasileira ainda é pouco aproveitada e, para muitos alunos, desconhecida. O fomento da arte e do teatro não têm sido suficientes para afastar o sentimento de não pertencimento das classes mais baixas da sociedade. A presença mais intensa e eloquente dessa forma de arte nas escolas seria ideal para afastar esse sentimento e aproximar os alunos do real sentido da arte: transmitir ideias e emoções. Através do teatro, o espectador é capaz de sentir e pensar coisas nunca antes imaginadas por ele mesmo, expandindo sua visão de mundo e transformando-o em um sujeito com potencial de causar mudança em sua realidade. O presente trabalho busca comprovar essa transformação através de uma metodologia qualitativa, descritiva e exploratória, realizando entrevistas e análises bibliográficas. Nesse sentido, a pesquisa irá abordar as origens do surgimento do teatro, analisar o papel do ator e do espectador em uma peça, compreender a relação entre Arte, Educação e Teatro e observar o desenvolvimento de criticidade do espectador através do Teatro, numa tentativa de compreender como isso ocorre.

Biografia do Autor

Amanda Rodrigues de Miranda, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente do curso de História

Moacir Manoel Felisbino, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professor orientador

Downloads

Publicado

2023-03-09

Edição

Seção

Artigos