Teatro
atuando no desenvolvimento da criticidade do espectador
Palavras-chave:
teatro, educação, criticidade, espectadorResumo
O teatro, apesar de ainda pouco, vêm sendo cada vez mais utilizado em salas de aulas. Porém, esse uso não alcança o verdadeiro potencial e poder de transformação que ele possui. Para além do campo estético, o teatro compreende uma gama de benefícios ao indivíduo, sendo um deles o desenvolvimento da criticidade. Entretanto, sua aplicação na educação brasileira ainda é pouco aproveitada e, para muitos alunos, desconhecida. O fomento da arte e do teatro não têm sido suficientes para afastar o sentimento de não pertencimento das classes mais baixas da sociedade. A presença mais intensa e eloquente dessa forma de arte nas escolas seria ideal para afastar esse sentimento e aproximar os alunos do real sentido da arte: transmitir ideias e emoções. Através do teatro, o espectador é capaz de sentir e pensar coisas nunca antes imaginadas por ele mesmo, expandindo sua visão de mundo e transformando-o em um sujeito com potencial de causar mudança em sua realidade. O presente trabalho busca comprovar essa transformação através de uma metodologia qualitativa, descritiva e exploratória, realizando entrevistas e análises bibliográficas. Nesse sentido, a pesquisa irá abordar as origens do surgimento do teatro, analisar o papel do ator e do espectador em uma peça, compreender a relação entre Arte, Educação e Teatro e observar o desenvolvimento de criticidade do espectador através do Teatro, numa tentativa de compreender como isso ocorre.