Shingeki no Kyojin

possibilidades historiográficas e paradidáticas no ensino de História

Autores

  • Juciara Teles Cruz Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Elizene Sebastiana Nunes de Oliveira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

animê, Shingeki no Kyojin, ensino de História, historiografia

Resumo

Os animês estão cada vez mais populares no Brasil. A partir disso, este trabalho verifica a possibilidade do uso de novas fontes históricas dentro do processo de ensino-aprendizagem, tendo como base os pressupostos da Escola dos Annales, que revolucionaram o campo da historiografia e permitiram que produtos audiovisuais fossem destrinchados nesse sentido. Surge, assim, a oportunidade do uso dos animês como material paradidático dentro do ensino de história. O trabalho analisa a obra de Hajime Isayama, Shingeki no Kyojin, que diante de sua profundidade filosófica e da abordagem de temas como o totalitarismo e seus reflexos dentro de uma sociedade, se mostra como um objeto de estudo categórico a ser utilizado como recurso em sala de aula.

Biografia do Autor

Juciara Teles Cruz, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente do curso de História

Elizene Sebastiana Nunes de Oliveira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professor orientadora

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Publicado

2023-03-09

Edição

Seção

Artigos