Gênero e diversidade sexual no contexto escolar
Palavras-chave:
gênero e diversidade sexual, contexto escolar, políticas públicasResumo
No contexto social contemporâneo, as discussões sobre gênero e sexualidade emergiram como temas de crescente importância e complexidade devido à evolução das percepções culturais, transformações nos papéis de gênero, avanços na compreensão da diversidade sexual e à busca por igualdade e justiça social. Portanto, ao abordar gênero e diversidade sexual, torna-se essencial investigar como a escola tem tratado esses temas no processo de ensino e aprendizagem, e como pode desenvolver o pensamento crítico e o respeito à diversidade e à liberdade individual. Esta pesquisa tem como objetivo discutir o papel da escola nas questões sociais relacionadas ao gênero e à diversidade sexual, bem como seu potencial para promover a reflexão e compreensão do tema, contribuindo para a redução da violência e discriminação. Trata-se de uma revisão bibliográfica exploratória e investigativa sobre Gênero e Diversidade Sexual no âmbito Escolar. Para a seleção da literatura, foram consultados bancos de dados como a Scientific Electronic Library Online (SciELO), a Academia.edu, o Portal da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados revelaram a falta de políticas públicas, a escassez de capacitação dos professores e o apoio institucional inadequado para abordar essas questões, ressaltando a necessidade de estabelecer diretrizes curriculares institucionais específicas. Essas diretrizes devem incentivar a conscientização e a implementação de programas educacionais voltados à diversidade sexual e de gênero, visando criar ambientes escolares seguros e inclusivos para todos.