A variação linguística em livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Linguística, livro didático, variação linguística, preconceito linguístico, Base Nacional Comum CurricularResumo
O livro didático é um grande auxiliador da prática docente e do processo de aprendizagem dos alunos, colaborando na aquisição e na construção dos conhecimentos. Devido a sua importância, é fundamental que os materiais didáticos escolhidos pelas instituições de ensino sejam criteriosamente avaliados, para então serem utilizados. Um dos pontos a ser observado durante essa escolha, está relacionado com a abordagem sociolinguística que eles apresentam. É preciso que as variações linguísticas sejam contempladas e valorizadas nos livros, buscando um cumprimento das recomendações da Base Nacional Comum Curricular para o ensino da Língua Portuguesa. A presença e o estudo desses conteúdos também é uma forma de combate às diversas manifestações de preconceito linguístico que ainda são comumente identificadas. Diante do exposto, essa pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, visa analisar uma coleção específica de livros didáticos utilizados nas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Lagoa Formosa/MG, com o intuito de avaliar se esses materiais são adequados para o uso e se possibilitam aos alunos uma compreensão ampla das variações linguísticas.