A variação linguística em livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Marcela Cristina Caixeta Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Carolina da Cunha Reedijk Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

Linguística, livro didático, variação linguística, preconceito linguístico, Base Nacional Comum Curricular

Resumo

O livro didático é um grande auxiliador da prática docente e do processo de aprendizagem dos alunos, colaborando na aquisição e na construção dos conhecimentos. Devido a sua importância, é fundamental que os materiais didáticos escolhidos pelas instituições de ensino sejam criteriosamente avaliados, para então serem utilizados. Um dos pontos a ser observado durante essa escolha, está relacionado com a abordagem sociolinguística que eles apresentam. É preciso que as variações linguísticas sejam contempladas e valorizadas nos livros, buscando um cumprimento das recomendações da Base Nacional Comum Curricular para o ensino da Língua Portuguesa. A presença e o estudo desses conteúdos também é uma forma de combate às diversas manifestações de preconceito linguístico que ainda são comumente identificadas. Diante do exposto, essa pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, visa analisar uma coleção específica de livros didáticos utilizados nas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Lagoa Formosa/MG, com o intuito de avaliar se esses materiais são adequados para o uso e se possibilitam aos alunos uma compreensão ampla das variações linguísticas.

Biografia do Autor

Marcela Cristina Caixeta, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente em Pedagogia

Carolina da Cunha Reedijk, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

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Publicado

2024-04-02

Edição

Seção

Artigos