Letramento digital

análise da realidade dessa prática em uma escola da rede pública do município de Patos de Minas (MG)

Autores

  • Laura Cristina Soares Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Carolina da Cunha Reedijk Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

letramento digital, tecnologia, professores

Resumo

Na era do conhecimento, crianças e adolescentes estão constantemente expostos a vários recursos difusores de informações, de tecnologia e de comunicação. Nesse sentido, a escola também está inserida nesse cenário. Assim, o presente trabalho teve como objetivo discorrer acerca da importância do letramento digital na contemporaneidade e investigar como esse tipo de letramento tem sido trabalhado no 5º ano do ensino fundamental na rede escolar pública de Patos de Minas (MG). Para o desenvolvimento da presente investigação, levantamos os seguintes questionamentos: “O letramento digital é, de fato, trabalhado por professores na sala de aula?”; Se sim, “de que forma essa ferramenta é utilizada por professores da rede pública?”; “É possível adotar estratégias de letramento digital com discentes do 5º ano?”; “Quais os resultados da aplicação de atividades digitais voltadas ao letramento de crianças nesse ano de escolaridade?” O uso da tecnologia oportuniza um processo de ensino-aprendizagem mais ativo e colaborativo quanto à participação dos alunos, possibilitando, assim, que os discentes aprendam a aprender, a respeitar, a aceitar e a serem cidadãos participativos. Partindo dos objetivos de pesquisa, a metodologia aplicada foi o desenvolvimento de uma pesquisa bibliográfica descritiva baseada em autores como Pereira (2021) e Moran (1997), entre outros, bem como nas normas legais que tratam sobre a temática. Ademais, foi realizada uma pesquisa de campo por meio de um questionário com perguntas descritivas, com o objetivo de investigar como os docentes trabalham essa temática em suas aulas. Com este estudo, concluímos que ainda há muitos obstáculos e desafios em torno do letramento digital e dentre eles podemos destacar que os docentes com maior tempo de profissão têm mais dificuldades para implementar práticas de letramento digital em suas aulas. Logo, há dois pontos importantes a serem ressaltados: todos os professores relataram que enfrentam desafios na escola para trabalhar com o letramento digital, mas consideram que essas práticas são de suma importância para os discentes.

Biografia do Autor

Laura Cristina Soares, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente em Pedagogia

Carolina da Cunha Reedijk, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

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Publicado

2024-04-02

Edição

Seção

Artigos