Letramento digital
análise da realidade dessa prática em uma escola da rede pública do município de Patos de Minas (MG)
Palavras-chave:
letramento digital, tecnologia, professoresResumo
Na era do conhecimento, crianças e adolescentes estão constantemente expostos a vários recursos difusores de informações, de tecnologia e de comunicação. Nesse sentido, a escola também está inserida nesse cenário. Assim, o presente trabalho teve como objetivo discorrer acerca da importância do letramento digital na contemporaneidade e investigar como esse tipo de letramento tem sido trabalhado no 5º ano do ensino fundamental na rede escolar pública de Patos de Minas (MG). Para o desenvolvimento da presente investigação, levantamos os seguintes questionamentos: “O letramento digital é, de fato, trabalhado por professores na sala de aula?”; Se sim, “de que forma essa ferramenta é utilizada por professores da rede pública?”; “É possível adotar estratégias de letramento digital com discentes do 5º ano?”; “Quais os resultados da aplicação de atividades digitais voltadas ao letramento de crianças nesse ano de escolaridade?” O uso da tecnologia oportuniza um processo de ensino-aprendizagem mais ativo e colaborativo quanto à participação dos alunos, possibilitando, assim, que os discentes aprendam a aprender, a respeitar, a aceitar e a serem cidadãos participativos. Partindo dos objetivos de pesquisa, a metodologia aplicada foi o desenvolvimento de uma pesquisa bibliográfica descritiva baseada em autores como Pereira (2021) e Moran (1997), entre outros, bem como nas normas legais que tratam sobre a temática. Ademais, foi realizada uma pesquisa de campo por meio de um questionário com perguntas descritivas, com o objetivo de investigar como os docentes trabalham essa temática em suas aulas. Com este estudo, concluímos que ainda há muitos obstáculos e desafios em torno do letramento digital e dentre eles podemos destacar que os docentes com maior tempo de profissão têm mais dificuldades para implementar práticas de letramento digital em suas aulas. Logo, há dois pontos importantes a serem ressaltados: todos os professores relataram que enfrentam desafios na escola para trabalhar com o letramento digital, mas consideram que essas práticas são de suma importância para os discentes.