A pedagogia de projetos como metodologia ativa e sua relevância para o processo de ensino-aprendizagem

Autores

  • Mariana Cássia Carneiro Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Cátia Aparecida Silveira Caixeta Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

pedagogia de projetos, metodologia ativa, processo de ensino aprendizagem

Resumo

Esta pesquisa evidencia a pertinência da Pedagogia de Projetos para o processo de ensino-aprendizagem, destacando essa prática pedagógica como uma metodologia ativa de ensino e apresentando a percepção de profissionais da Educação Básica da cidade de Lagoa Formosa (MG) sobre a prática desse método. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, sendo uma pesquisa descritiva, com abordagem qualiquantitativa e coleta de dados por meio da aplicação de questionário estruturado aos docentes de creche, Educação Infantil e Ensino Fundamental das instituições de ensino da cidade de Lagoa Formosa (MG). Os resultados apontaram que as experiências de tais profissionais estão em consonância com o que foi apresentado durante o referencial teórico desta pesquisa e que, de fato, esse método educativo é eficiente e produz bons resultados em seus discentes.

Biografia do Autor

Mariana Cássia Carneiro, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente de Pedagogia

Cátia Aparecida Silveira Caixeta, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

Downloads

Publicado

2024-04-02

Edição

Seção

Artigos