O lúdico como ferramenta no processo ensino-aprendizagem na Educação Infantil

Autores

  • Vitória Porfírio Santos Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Edite da Glória Amorim Guimarães Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

ludicidade, Educação Infantil, ensino-aprendizagem, brincadeira

Resumo

A presente pesquisa investigou o uso da ludicidade como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, com o intuito de promover o desenvolvimento pleno das crianças. Buscou-se compreender se os professores estão incorporando atividades lúdicas em suas práticas de sala de aula e de que forma o jogo, o brinquedo e a brincadeira contribuem para a aprendizagem nesse contexto. Realizou-se uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória, com uma revisão da literatura que abordou os marcos legais da Educação Infantil e a importância dos elementos lúdicos para o desenvolvimento dos alunos. Observou-se que a ludicidade desempenha um papel fundamental no processo educacional, facilitando a prática pedagógica. Por meio de atividades lúdicas, as crianças desenvolvem habilidades cognitivas, psicológicas e motoras, promovendo autonomia, imaginação, confiança, cooperação, curiosidade, iniciativa e relacionamentos interpessoais.

Biografia do Autor

Vitória Porfírio Santos, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduada em Pedagogia

Edite da Glória Amorim Guimarães, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

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Publicado

2024-04-02

Edição

Seção

Artigos