A literatura infantil e o desenvolvimento da criatividade, da criticidade e do gosto pela leitura

Autores

  • Nathane Daniele Lopes Soares Ferreira Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM
  • Edite da Glória Amorim Guimarães Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

Palavras-chave:

literatura infantil, desenvolvimento crítico, leitura, metodologias pedagógicas, técnicas de contação de histórias

Resumo

A literatura infantil é uma manifestação artística, expressão criativa que, através da palavra, representa o mundo, o homem e a vida. É a combinação do imaginário com a realidade, dos sonhos com a prática da vida, de preceitos possíveis e impossíveis de realização do ser humano. A prática da leitura proporciona à criança vivenciar momentos únicos, especiais e significativos, que estimulam sua capacidade imaginativa, intelectual e criativa, permitindo a expansão de seu conhecimento linguístico e cognitivo, bem como de suas habilidades comunicativas e de compreensão sobre si mesma e sobre o mundo. Considerando a importância da literatura no desenvolvimento infantil, cabe ao professor a responsabilidade de aproximar os estudantes dos livros e das práticas de leitura. Para tanto, devem ser utilizados diversos recursos didáticos e metodológicos, de modo a estimular o gosto e o hábito de leitura. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de compreender como a literatura infantil contribui para o desenvolvimento da criatividade, da criticidade e do gosto pela leitura, analisando a relevância da utilização de metodologias adequadas para a formação do leitor. O presente estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica e webgráfica, bem como da leitura e da análise de documentos oficiais brasileiros, produzidos pelo Ministério da Educação (MEC), como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI), que tratam do currículo da Educação Infantil. Foram utilizadas obras consideradas referências, que fundamentam discussões acerca da Literatura Infantil e que contribuíram para a elaboração deste estudo: Antonio Gil Neto, Marisa Lajolo, Nelly Novaes Coelho e Regina Zilberman. A partir deste estudo, concluímos que a literatura infantil desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral da criança, abrangendo aspectos cognitivos, emocionais e sociais. Ao promover uma maior valorização da literatura infantil nos currículos escolares e ao implementar práticas pedagógicas inovadoras, os professores podem garantir que a leitura se torne uma atividade prazerosa e essencial para a formação de cidadãos mais criativos e preparados para os desafios da vida.

Biografia do Autor

Nathane Daniele Lopes Soares Ferreira, Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

Discente de Pedagogia

Edite da Glória Amorim Guimarães, Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

Professora orientadora

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Publicado

2025-04-29

Edição

Seção

Artigos