A literatura infantojuvenil contemporânea e a formação do leitor nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Ana Clara Almeida Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM
  • Fabiana Ferreira dos Santos Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

Palavras-chave:

formação do leitor, letramento literário, literatura infantojuvenil, literatura contemporânea

Resumo

A formação de leitores autônomos e críticos é responsabilidade essencial da Educação Básica. Desse modo, o presente trabalho investiga como, de modo específico, a literatura infantojuvenil contemporânea pode favorecer a formação de leitores ao longo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse viés, foram observadas orientações curriculares direcionadas aos educadores pela BNCC (2017) e considerados estudos de pesquisadores como Freire (2011), Cosson (2022) e Zilbermann (1994), que consideram a relevância do letramento literário e da leitura literária para o desenvolvimento dos estudantes e formação cidadã. Para a aproximação entre os textos e os possíveis leitores, foi observado o papel do mediador como aquele que não apenas apresenta obras literárias de qualidade ao estudante, mas também lê junto e apoia o desenvolvimento de estratégias de leitura. Além disso, foram feitos breves apontamentos sobre a obra de três autoras premiadas, Ana Maria Machado, Eva Furnari e Ruth Rocha, exemplificando o valor da literatura infantojuvenil brasileira contemporânea para a formação do leitor nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por fim, foram apresentadas práticas pedagógicas com potencial para impulsionar o trabalho com o texto literário e a formação do leitor no Ensino Fundamental, entre elas a oficina pedagógica.

Biografia do Autor

Ana Clara Almeida, Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

Discente de Pedagogia

Fabiana Ferreira dos Santos, Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

Professora orientadora

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Publicado

2025-04-29

Edição

Seção

Artigos